domingo, 27 de janeiro de 2008

Arrependimento 2 - Reino de Consciência

Em Mateus 3 João Batista começa a pregar, em Mateus 4 vemos Jesus começando a pregar, e ambos chamavam todo o povo ao arrependimento. Mas arrepender-se do que?

A palavra Arrependimento não está associado com a culpa, mas com a expansão da nossa consciência. Arrependimento é mudar a forma de entender a Deus, seus caminhos e seus propósitos e concordar com Ele.

Mas se João Batista e Jesus chamava o povo ao arrependimento, era como se eles estivessem chamando o povo para entender o Reino de Deus de uma forma diferente daquela que eles entenderam até aquele momento.

Embora sejam poucas a passagens que mostrem no que consistia a pregação de João Batista, com Jesus podemos nos fartar e entender para quais mudanças Ele chamava o povo.

Em Mateus 5 a 7 temos a pregação de Jesus, a chamada para o arrependimento, do que Ele queria que se arrependessem:
- Jesus explicou quem eram os bem aventurados para Deus: O pobre de espírito, o que chora, o manso, os famintos e sedentos de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem por causa da justiça. E o interessante é que qualquer pessoa do mundo poderia ser a pessoa acima citada. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, de qualquer religião poderia fazer parte das pessoas acima citadas.

Com isso Jesus tira a importância e o foco da religião e coloca no coração de cada um e nas auas atitudes com relação às suas próprias vidas e a Deus.

- Jesus explicou quem é o sal da terra e a luz do mundo: todos os que estavam ouvindo Ele. Não só os discípulos, mas toda aquela multidão. Todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos. Todos somos chamados para preservação e iluminação neste mundo, quer seja com uma palavra, com uma ação de bondade ou de justiça, amando as pessoas, cuidando dos necessitados, agindo com justiça. Tudo isso ressalta o sal e a luz que Deus colocou dentro dos homens.
- A partir do verso 17 ele começa a mostrar como é o cumprimento da lei, como é que Ele e todos estariam cumprindo a lei, e faz a comparação entre o que se dizia antes dele e o que Ele dizia. E mostra a realidade das leis do Reino de Deus:

Antes -
Assassino era o que matava alguém; Agora - Também quem odeia, se encoleriza sem motiva; quem menospreza o outro.
Antes - Adultero era o homem casado que tinha relações sexuais com outra mulher; Agora - Também o homem que olha com desejo impuro e fala do homem que faz com que a mulher se torne adúltera.
Antes - O juramento era algo que deveria ser cumprido; Agora - quem odeia, se encoleriza sem motiva; quem menospreza o outro.
Antes - A lei era a da retribuição, da vingança; Agora - é a lei do amor.

E tem muito mais. Ele vai reinterpretando a forma de jejuar, de dar esmolas, de orar, e por aí vai. A maioria das disciplinas espirituais foram redefinidas por Jesus.

E por que tudo isso? Porque o Reino dos Céus chegou à terra. Aquilo que os homens conheciam somente em parte ficaria obsoleto ante a toda revelação de Jesus, o Filho de Deus.

Por isso o foco da pregação era: MUDEM A MANEIRA DE ENTENDER A DEUS E SEUS PROPÓSITOS E CONCORDEM COM ESTA MUDANÇA, PORQUE ESTOU AQUI PARA MOSTRAR O QUE VERDADEIRAMENTE É O REINO DE DEUS.

Um comentário:

  1. Louvado Seja Deus.

    Amado graça damos a Deus por ter elucidado você para anunciares a palavra, queremos que continuas enquanto ele te dar vida.

    Apocalipse 2:5 Lembra-te pois onde caíste e arrependa-te e pratica as primeiras obras...

    Para ajudar ao leitor que Deus nos pede sempre apenas para nos arrepender sobre vários erros que temos praticado para Ele poder nos dar sempre o seu amor.

    Que Deus possa nos abençoar.

    ResponderExcluir