sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relacionamentos: Cuidado, Motoristas Desatentos! por Roberto Lima


Como fiquei sem jeito quando um pastor amigo meu deu uma "lavada" na esposa na minha frente. Não sabia onde enfiar a cabeça.

Pensei em como isso pode acontecer ou acontece, isto é, magoarmos as pessoas que mais amamos.

Essas pessoas deveriam ser muito bem tratadas pois são os nossos irmãos, nossos pais, nossos filhos, nossos cônjuges, nossos amigos mais chegados.

Talvez seja nossa sinceridade em falar o que pensamos mesmo que magoe. Esta sinceridade provém da liberdade que temos com essas pessoas e do nosso sentimento de dever, de abrir os olhos da pessoa.

É claro que nem sempre estamos certos, porque muito daquilo que acreditamos piamente ser correto, no futuro nos damos conta que estava errado. Mas a mágoa, a marca, a ferida foi feita.

Gritar, xingar, menosprezar demonstrando com caras e bocas são instrumentos comuns para mostrar nossa insatisfação, ou discordância ao tratarmos com as pessoas mais importantes para nós e mais íntimas. Isso é muito ruim!

Mas tem outra coisa, se não tivermos essa liberdade de falarmos o que sentimos mesmo que seja ruim, mesmo que vá magoar; se não pudermos realmente falar a verdade, se expressar como queremos, esse relacionamento não é de verdadeira amizade, não é completo por falta de confiança e abertura necessários para se criar vínculos fortes.

A coisa piora quando passamos por uma forte crise, qualquer que seja ela. Contamos com a participação ativa dos nossos amigos, irmãos e parentes mais chegados. Se isso não acontece e eles não aparecem para nos ajudar, ficamos profundamente magoados e eles deixam de pertencer ao nosso rol de amigos verdadeiros.

Na verdade isso acontece no caminho inverso também, isto é, nós fazemos isso com os nossos amigos. Às vezes a crise nos pega e pega também os nossos amigos, e enquanto esperamos deles um suporte, são eles que esperam a nossa ajuda.

"Assim como o ferro com o ferro que se afia, assim é o irmão com seu irmão."

Que conflito! Magoar e ser magoado pelos os que mais amamos, nossos amigos mais íntimos.

Essa situação de caos onde os que mais amamos são as pessoas que são mais mal tratadas por nós, onde podemos nos tornar as pessoas mais rejeitadas porque falhamos feio com nossos nossos ex-amigos íntimos, e vice-versa, nos leva a uma encruzilhada, a perceber que simplesmente isso é uma conta que não fecha, uma situação irremediável para nossos relacionamentos e, por causa disso, indispensável o amor e o perdão.

Se pudéssemos entender e nos dispor a lutarmos pelas pessoas mais queridas, lutarmos pelas nossas amizades e para sermos melhores, mesmo assim não creio que isso resolveria todo o problema.

Ajudaria, mas não resolveria.

Relacionar é como dirigir um carro onde o acidente acontece porque não depende só de você, depende de como as outras pessoas dirigem também.

Precisamos aprender com tudo o que já passamos e assumir que somente na dependência da bondade de Deus podemos continuar a ter relacionamentos saudáveis.

Como é difícil perder amigos! Como é fácil perder amigos!

Não retenha amor por causa de mágoa, nem amizade por causa de traição. Amor e amizade retidos por amargura de alma impedram o coração. Essas pedras te impedirão de que os novos relacionamentos sejam melhores e mais verdadeiros do que os anteriores.

Busque a Deus. Deus pode nos ajudar nisso. Aliás, acho que só Ele, pois se depender de nós e de todos os motoristas que existem, nós vamos continuar nos envolvendo em inúmeros acidentes ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário