segunda-feira, 1 de junho de 2009

DEUS USA A NOSSA DOR?

Você já ficou desempregado e alguém que sempre teve seu emprego, ou que nunca precisou trabalhar veio orar por você com um tom de guerra, profetizando um emprego e te dando sermões de vitória e de fé?

Também já aconteceu com você, de alguém que já ficou desempregado por um bom tempo, que já passou muitas dificuldades, ou que ainda está passando veio orar e falar com você?

Da mesma forma, você já esteve doente e alguém veio orar por você e o deixou com um sentimento pior do que se não estivesse orado? Porque aquela oração lhe trouxe mais um sentimento de culpa, de não ter fé, de vergonha do que de consolo e fortalecimento?

Também aconteceu de alguém vir orar com você quando estava doente e simplesmente encher seu coração de vida e amor? Talvez nem tenha orado direito, talvez só o olhar de compaixão e atenção o tenha consolado e o sentimento de cuidado ter envolvido a sua alma?

Será que você viu alguma diferença entre ambos? Será que há diferença entre eles?

Pois bem, eu já estive em todas as alternativas anteriores. Já fui o arrogante com sentimento de vitória, que estava por cima da "carne seca" cuja oração funcionava mais como exortação pela falta de fé do irmão do que oração de compaixão.

Mas também eu já estive desempregado e doente e logo depois, vendo outros amigos passando pelo mesmo problema, meu coração se enterneceu e orei de coração pela reabilitação deles.

EMPATIA E A DOR

Nessas duas últimas semanas fiquei muito mal, com gripe, e não só eu mais minha esposa e meu filho. Caramba, como foram difíceis esses dias. Dor no corpo inteiro, cabeça pesada, vontade de deitar, nariz escorrendo e olhos lacrimejantes.

Tive vontade de sair de reuniões de trabalho para ir deitar um pouco. Sofri nessas reuniões. Estava desesperado por ir embora e deitar.

Em casa vi meu filho e minha esposa ruins também e meu sentimento era de guardá-los, deixá-los descansar também, porque eu sabia o que eles estavam sentindo e me colocava no lugar deles.

Minha sogra, que teve derrame há dois anos atrás, normalmente vai para cama às 21 horas. Não a levamos antes que é pra ela não acordar muito cedo, e fazer todo mundo levantar da cama por causa dela. Pois bem, mas nesses dias, ela também ficou um pouquinho ruim, e quanado era 7 da noite, ela pediu pra ir pra cama, e como ela estava com cara de sofrimento, e eu tinha passado uma semana ruim, não tive dúvida: Coloca a veinha na cama. Acabe com o sofrimento dela.

JESUS EM NOSSO LUGAR

Hebreus 4:15 - " Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Hebreus 7:25 - "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."


Jesus sabe da nossa dor e por isso pode interceder por nós. Assim como alguém que nunca ficou desempregado, nunca precisou arrumar um emprego, sempre teve de tudo, não conseguirá entender a sua dor e se orar por você faltará o ingrediente que poderia "colar" essa oração em você, que é a empatia e compaixão, da mesma forma nossa confiança para com as pessoas que passaram pelo nosso sofrimento é maior.

Jesus sabe da nossa dor e por isso pode interceder por nós.

Certa vez eu estava num culto e senti como se Jesus estivesse na minha frente. Me ajoelhei instintivamente para adorá-lo quando vi que seus pés ainda estavam sangrando. Olhei para ele e lhe perguntei porque ainda sangravam as feridas? Senti como resposta: Meu povo ainda precisa de cura.

Pra mim, a questão da intercessão é de nunca esquecer de nossas feridas, mesmo as cicatrizadas. Elas nos tornam humanos, sensíveis, nos fazem compadecer das misérias desse mundo e nos colocam no caminho do amor.

Por isso a dor é muito importante para o que Deus quer fazer em toda a terra. A dor pode nos levar mais pra perto de Deus e das pessoas sim. Muito mais do que a prosperidade e saúde poderiam fazer.

É claro que não estou fazendo apologia à dor, defendendo que todos devamos ser pobres e doentes. Claro que não. O que estou dizendo é que não podemos esquecer da dor pela qual passamos, NUNCA!

Nossas cicatrizes existem para ajudar a curar os outros.

Quanto mais a ferida estiver aberta, mais sensível à dor dos outros poderemos estar.

Por que digo poderemos? Porque somos tão maus, tão podres, que a dor que deveria nos humanizar, nosso coração transforma em pedra para com Deus e consigo mesmo. Mas não vou tratar desse assunto aqui e agora. O assunto é a parte positiva, quando a dor produz intercessão.

DEIXE DEUS USAR A SUA DOR.

Imagine que tudo aquilo que você sente como dor, ou como desconforto físico ou emocional fosse usado para gerar uma intercessão verdadeira, de coração. E IMAGINE QUE TODO MUNDO FIZESSE A MESMA COISA?

Estaríamos fazendo intercessões e recebendo orações do mundo inteiro pelos nossos problemas também.

Como você se sentiria se soubesse que centenas de pessoas, que passaram pelo seu problema, e sabem como você se sente, estão orando por você nesse instante?

Então seria assim: Toda vez que eu sentisse dor de cabeça eu poderia orar pela minha dor de cabeça e por todos amigos e pessoas no mundo que estão com dor de cabeça naquele dia.

O que aconteceria? Seriam milhares, centenas de milhares de pessoas intercedendo umas pelas outras por causa da dor de cabeça.

E se você estivesse triste pela morte de algum parente ou amigo e orasse não só por você mas também por todos aqueles que tivessem tristes pela morte de algum ente querido?

E se você estivesse com um problema no trabalho, ou com seus filhos, ou no seu casamento, ou nos seus negócios, ou no seu ministério, ou na sua escola, ou espiritualmente...?

Na verdade nós poderíamos usar TODAS as coisas que acontecem na nossa vida para intercedermos pelas outras pessoas. E, se isso acontecesse, talvez a nossa vida inteira ficasse CHEIA de intercessões porque veríamos que por tudo podemos interceder.

Talvez esse seja o significado de VIVER SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES!

Creio que a intercessão feita com fé, mas recheada com emoções, tem muito mais sentido e verdade para nós e para as pessoas que oramos.

A dor, como a disciplina para nós nunca é boa, mas se ela existe, e, se Deus nos deixa passar por ela, talvez tenha um significado maior, relevante até.

Ah, mas e o diabo, perguntariam alguns, e a dor que ele traz, temos que ficar passivos quanto à isso?

Eu acho que se o diabo causasse alguma dor em mim, que Deus permitiu e isso me humanizasse, fazendo interceder por outros que em todo mundo passam pelo mesmo problema, a dor que ele me impingiu me tornou mais forte. Acontecria a mesma coisa que aconteceu com Jó, as suas aflições e provações o tornaram mais consciente de Deus: Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem (Jó 42:6).

Quanto à intercessão, se Jesus escolheu essa tarefa depois de ir ao céu e ficará nela até o final dos tempos, talvez seja algo muito importante, e que pudéssemos nos envolver nesse trabalho.

Que a sua dor, suas feridas e suas cicatrizes possam ser usadas por Deus para cura de muitos. E que seu coração seja enternecido ao invés de endurecido por ela. essa é minha oração por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário