quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Graça 1 - Entendendo a nossa queda.

Efésios 2:8 - "Porque pela graça sois salvos..."

GRAÇA
é uma disposição do coração de Deus e para entendê-la precisamos entender a nossa queda.

Atos 17:28a - "Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos..."


Romanos 3:12a - "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis..."

Nos textos acima mostra que, quando o homem deixou Deus que é a Fonte de toda vida, tudo teria que ter deixado de existir.

Deus é santo, nós somos pecadores e nada existe fora de Deus, portanto a santidade de Deus teria de nos lançar fora da existência. Como a humanidade é a cabeça da criação, com a queda toda a criação deveria ter deixado de existir também.

Seja o que for que tenha nos mantido existindo não tem nada a ver conosco, é dom de Deus.

Efésios 2:8 - "... e isto não vem de vós, é dom de Deus..."

A graça
é esse elemento que permitiu a gente existir mesmo com os problemas da queda. Até aí então nos safamos, mas tem um agravante que foi a nossa escolha, pois romper com Deus é optar pela maldade como estilo de vida. Então como deveríamos ter ficado?

Romanos 3:10-18 - "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos."


Mas nem todos são assim, ao contrário, existe muita gente que faz o bem e é temente a Deus. Se fosse exatamente assim, então teríamos somente o quadro de Romanos 7 para vivermos:

"Porque eu sei que, em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas, o mal que não quero, esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado, que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Nós sabemos que não conseguimos fazer TUDO que queremos, mas fazemos muitas coisas do que queremos, e também não deixamos que TODO mal em nós prevaleça sempre.

Então o que aconteceu? Deus fez algo por nós que, além de manter a nossa existência também nos guardou de sermos completamente subjugados pela maldade e por consequência nos levar a nossa auto destruição. Qual foi e quando foi que Deus fez isso por nós?

ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO

Apocalipse 3:18 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo."

Todo o projeto envolvendo o homem já nasceu num ambiente de graça. Isto porque Jesus garantiu que isso acontecesse. E como foi que Ele garantiu? Morrendo por nós, antes que houvesse qualquer pecado. Por isso as Escrituras já tem o seu final definido. Já está consumado. Ele já sabia o fim desde o começo. E por que? Porque estava em jogo a coisa mais preciosa que a Trindade tinha planejado.

Quero exemplificar como isso aconteceu: Imagine que você quer abrir um novo negócio e para isso você decide arrumar um sócio que também tenha esse sonho e tenha dinheiro para abrir e manter o negócio. Pergunta: Esse negócio dará certo?

É claro que a sociedade e o dinheiro dos sócios não definem o sucesso do negócio. É preciso ter mais que isso, por exemplo, um bom produto. Mas isso garante o sucesso? Ainda não. Precisamos ter um mercado que compre esse produto. Bem, agora então garantimos o sucesso do negócio? Não. Por que ainda precisamos ter uma equipe que produza e venda esse produto com baixo custo e boa rentabilidade.

Depois de tudo isso então temos garantido o sucesso do negócio? Não. Ainda temos os cenários, que são as políticas econômicas e fiscais das cidades, estados e países onde está nossa empresa. E depois disso ainda há o cenário internacional.

O que quero mostrar é que existem muitas variáveis e incertezas para qualquer negócio, por isso que abrir uma empresa sempre é chamada de negócio de risco.

Por que Jesus morreu por todos nós desde a fundação da sua "empresa", do seu negócio? Simplesmente para garantir que esse negócio tivesse sucesso. Ele decidiu não depender de Adão e Eva, nem do Jardim do Éden, nem do diabo, nem da terra, nem de nada. Ele morreu antes da fundação do mundo para GARANTIR o sucesso do seu empreendimento.

Por isso... "É por causa do sacrifício realizado por Jesus que somos salvos. Isso nunca dependeu de nada que fizemos ou que faremos, não depende de nós, não dependeu de Adão e Eva, nem do Jardim do Éden, nem do diabo, nem da terra, nem de nada; é presente de Deus."

Mas agora temos mais uma pergunta: Qual era esse empreendimento que fez Jesus empenhar sua própria vida para seu sucesso? Porque Ele mesmo entrou como garantia? Ele entrou como garantia do maior projeto da Trindade, o de criar uma Noiva para Jesus.

Se você entender que Jesus e sua Noiva são um, então teremos mais uma pessoa na Trindade: A Igreja.

É por causa Dela que Jesus se deu. É por amor a ela que Ele morreu. Tudo o que aconteceu e está acontecendo e acontecerá para que no fim o casamento se realize. Algo pode impedir? NÃO.

Nós podemos não participar? Só se conscientemente decidirmos não aceitar o Seu sacrifício por nós. Alguma coisa pode separar o amor Dele por nós? Não, não há nada que possa nos separar do amor que há em Cristo Jesus por nós.

Algumas coisas que você lê podem trazer paz ao coração e confusão à mente. Lembre-se que a paz do coração é o nosso árbitro, por isso, entre de coração de deixe que sua mente seja renovada por aquilo que o Espírito Santo já começou a fazer no seu coração.

Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário