domingo, 15 de março de 2009

O amor de muitos esfriará!


Mateus 24:12 - "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."

Quando Jesus disse que nos últimos tempos, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará, Ele não disse que o amor a Deus esfriará, e sim o amor a qualquer coisa.

Note que, se você gosta muito do seu trabalho, mas lá começam as intrigas, as fofocas, e por isso pessoas buscam passar por cima de outras e injustiças começam a ocorrer, você começa a perder o gosto do trabalho. É assim com todo mundo.

Se você gosta de jogar futebol, mas sempre que vai tem brigas e discussões, e a cada passe errado as pessoas começam a te xingar, você começa a perder a vontade de estar ali jogando com eles.

Aumentando a iniquidade, ou seja, os pecados, as coisas erradas, diminui o amor da pessoa.

Mas, será que isso acontece àqueles que amam a Deus? Claro que acontece, acontece com todo mundo, independente de religião. Mas o que Jesus disse que seria o remédio para este grande mal, que torna as pessoas insensíveis e indiferentes?

Mateus 25:31-46 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.


O remédio para que o amor não esfrie é FAZER! Fazer o que? Ajudar ao próximo que está próximo de você, não importando quem ele seja. Quando você ajuda alguém necessitado seu coração começa a derreter. O gelo da indiferença acontece quando nós terceirizamos a nossa missão.

Terceirizamos quando damos os nossos filhos pras escolas os educarem, para as igrejas os ensinarem a amar a Deus, para as creches e clubes os manterem ocupados.

Terceirizamos quando damos dízimos e ofertas na igreja para que os missionários vão evangelizar, para que a igreja doe cestas básicas, para que os irmãos sejam assistidos pela assistente social.

Terceirizamos quando doamos dinheiro e bens para as instituições que cuidam de crianças, para os asilos, para as casas de recuperação.

Tudo isso é importante fazer, mas tudo isso ainda é terceirizar. Isso quita nosso compromisso de ajudar as pessoas mas gela o nosso coração.

É o que disse Jesus aos fariseus, vocês dão dízimo de tudo mas desprezam o juízo, a misericórdia e a fé; deviam, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Quando você vai à uma instituição de crianças com câncer e acompanha o drama das crianças, seu coração muda, ele quebra o gelo. Quando você participa de uma reunião dos alcoólatras anônimos, você que se quebranta e os cordões do seu coração começam a funcionar.

A verdade que Jesus deixou é: Façam, sujem suas mãos com os necessitados, e isso vai ajudar a aquecer seu coração a ponto de não perdê-lo para a indiferença.

Estive fazendo um evento de responsabilidade social com o conselho de pastores de Botucatu-SP. As frases que eu mais ouvi foi a de que os espíritas estão fazendo obras sociais mais do que os evangélicos, que eles estã amando mais as pessoas do que nós, os que têm Jesus.

Ora, amar a Deus não tem nada a ver com a religião. E a religião não tem nada a ver com amar as pessoas.

Entenda: As pessoas que amam estão fazendo algo por outras pessoas. As pessoas que amam estão em todas as religiões. As pessoas que amam estão fazendo a vontade de Deus. As pessoas que amam podem ser incentivadas pela religião, mas elas não tem a ver com a religião.

As pessoas que amam estão fazendo alguma coisa para que outros se sintam um pouco melhor.

O resto das pessoas estão criando ONGs, abrindo igrejas, formando missionários, doando bens e dinheiro para terceirizar sua missão.

As pessoas que amam estão com as cordas do coração quentes (misericórdia). Mas o amor dos donos de ONGs e igrejas esfriará!

3 comentários:

  1. MUITO BOM ESTE TEXTO ME ESCLARECEU MUITAS COISAS E COM CERTEZA DEPOIS DE LER ISTO VOU AJUDAR MAIS AS PESSOAS NESCESSITADAS!!
    oBRIGADA SENHOR POR ESTAR NA TUA OBRA, PQ ELA É BOA PERFEITA E AGRADAVÉL!!! SANKATA..

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom esse comentário, porém a Bilbia nos ensina que Amar é um dos dons de Deus. e QUE o VERADEIRO AMOR, Só se consegue através da manifestação do Espirito Santo em nós. Não se trata de religião mais de comunhão com o Deus eterno.E cabe-me informar que o Espirito Santo não se manifesta simplesmente por praticar boas obras. mais de uma vida de conversão espiritual Ao DEUS ETERNO.

    Jaime.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jaime

    Normalmente não replico comentários, mas, agora depois de 3 anos penso em fazê-lo.

    Acredito que amar é a VONTADE DE DEUS, e ela é uma atitude e por isso fazê-lo é grandioso em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer situação.

    Acho que se pensar em que o amor é um dom de Deus, no sentido que somente crentes batizados no Espírito Santo podem tê-lo, é um erro gravíssimo.

    Amor é algo que nasce de Deus e Deus é amor. E este amor tem relação com obras sociais? Tem. Mas com muito mais. Tem relação com o espírito de gratidão pelo amor que Deus tem nos dado.

    Creio que o DEUS ETERNO ama como o Deus Encarnado, Jesus, e seu ensinamento de Amar ao próximo como a ti mesmo.

    Amar é amar sem restrição. Se você ficar colocando restrições é porque você está querendo desculpas para NÃO AMAR.

    ResponderExcluir