domingo, 17 de fevereiro de 2008

GRAÇA 4 - O MAL EXISTE PARA O NOSSO BEM

Todos concordam que passar uma dor para se curar é totalmente viável, por exemplo: Uma cirurgia para tirar um câncer; o parto; a obturação de um dente; a retirada de uma unha encravada.

Embora tenhamos uma forte pré-disposição para fugir de toda e qualquer dor, ela é necessária e forte ajuda Dora em nossa vida. Pense que se você não sentisse nenhuma dor, quando você colocasse a mão no fogo você não a retiraria rapidamente. Você poderia tirá-la somente depois de tê-la totalmente queimado.

Lembrando também que é por causa da dor e do mal que é possível termos as maiores virtudes humanas, por exemplo: Só existe a coragem porque existe medo; solidariedade por causa de tragédias; compaixão e empatia por causa de vícios e tristeza e somente num mundo onde a fé (crer em coisas que não se vêem) é difícil, é que pode existir fé.

Você sabia que se encontra fé nos lugares de maior concentração de dor do que em lugares sem ela? Sem falar que o mal e a dor são o contexto necessário para se produzir a maior de todas as virtudes e de todos os dons: O AMOR.

"O homem que a dor não educou sempre será um menino".
Uma pessoa que nunca tenha passado nenhuma privação e nenhuma dor, provavelmente se tornará insensível com as necessidades alheias. Normalmente vemos o ex-drogado envolvido na recuperação de ex-drogados; pessoas que tiveram doenças graves ou tiveram parentes que as tiveram estão mais sensibilizadas a ajudar qualquer outra pessoa doente; e assim todos aqueles que passaram por alguma grande necessidade ou trauma na vida, quer seja fome, foi rejeitado pelos pais, é estrangeiro, foi acusado injustamente, passou por um acidente de carro, foi assaltado, etc.

Essas pessoas citadas acima estão sensibilizadas pela dor que passaram para sentir a dor dos outros.

Hebreus 4:15,16; 7:25 - "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles".

Uma das funções do sacerdote era interceder pelo povo. Jesus, segundo o sacerdócio eterno de Melquizedeque, é nosso sumo sacerdote e intercessor. E o que o qualificou para a intercessão? Porque em tudo ele foi provado, por isso ele se compadece das nossas fraquezas e intercede por nós.

Note que, por causa do mal e a dor que existem nesse mundo você pode exercer o seu sacerdócio. E Deus nos chamou a todos para sermos parte do seu reino de sacerdotes.

Temos inúmeros exemplos de personagens bíblicos que se tornaram melhores depois que passou algum mal ou dor. Temos inúmeros exemplos tanto na Bíblia como ao longo de nossas vidas, mas temos alguns exemplos clássicos disso: Jó (Jó 42:5), Paulo (II Cor. 12:7) e Jesus.

Hebreus 5:8 - "ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu..."

E aqui temos uma lição que é um segredo para a maioria das pessoas:

Se quiser saber onde Deus está trabalhando em você, procure onde está a sua dor.
...
...
...

As linhas acima são para você pensar no que e como Deus está fazendo isso, quais são as coisas que Ele quer mudar, como isso está acontecendo, e se em tudo você está permanecendo fiel a Ele, sem resmungar, confiante e que tudo está em Suas mãos.

E, por último, é possível agradecer a Deus pelo mal ou dor que nos sobrevém?

Eu acredito que quando tudo terminar nós faremos isso. Nós diremos a Deus: Muito obrigado por esta pequena dor que não entendo agora e por aquela peque dor que não entendi na ocasião; agora vejo que foram as coisas mais preciosas da minha ida.

Mesmo que eu não me ache emocionalmente capaz de dizê-lo neste instante, ainda que eu não possa honestamente dizer a Deus em meio à dor "Deus obrigado por esta dor", mas tenha de rogar "Livra-me do mal", isso é perfeitamente correto e perfeitamente honesto. No entanto, creio que essa não é a última palavra. As últimas palavras não são "livra-nos do mal", as últimas palavras são "teu é o poder e a glória".

Nenhum comentário:

Postar um comentário