sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Arrependimento 4 - Costumes Judaicos e os Nossos

Os costumes do povo judeu se tornaram parte integrante da lei que Deus lhes tinha dado, de tal forma que os seus costumes tinham a mesma importância que as leis de Deus.

A lavagem das mãos para comer era parte da tradição dos Anciãos que não existia por motivo de higiene mas de purificação (Mateus 15:2; Marcos 7:3). Jesus diz que o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai da boca. Ele não era contra a higiene mas contra o ritual de purificação relacionado às refeições.

Nessa semana estava num restaurante com um amigo pastor e quando sentamos à mesa eu agradeci ao Senhor como faço sempre: Obrigado Jesus! Mas ele me intimou: Vamos orar pela refeição! E orou.

E se não orar pela refeição ela será abençoada? Se somente agradecermos por ela numa forma natural e espontânea tem o mesmo valor? Mas se não orarmos estando com algum irmão crente seremos escândalo para ele? hehehehe isso é tradição.

Corbã ou corban era um sacrifício a Deus. Poderia ser qualquer coisa. Mas era utilizado como uma forma de não ser usado para suprir a necessidade do próximo. E, no caso que Jesus reclama com os judeus, era o de ajudar os prórpios pais. Veja o texto Marcos 7:5-13:

Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.
Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, morrerá de morte.
Porém, vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corban, isto é, oferta ao Senhor;
Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Invalidando assim a palavra de Deus, pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

Vou dar alguns exemplos claros de corbã evangélico:
1) Pais ou familiares estão passando necessidade e você deixa de ajudá-los mas dá dízimo na igreja. A mesma coisa se refere a alguém realmente necessitado que esteja perto de você. No seu coração você acha que o seu dízimo é sagrado, é para ser dado na Casa de Deus não para ajudar o próximo. O próximo eu deve ajudar com o meu dinheiro, não com dízimo! (Mentira!!!!)

Primeiro que só existe um templo de tijolos que Deus disse que era casa dele, que era o Templo construído em Jesrusalém, que não existe mais.
Segundo
que cada templo de igreja não tem nada a ver com casa de deus, porque Deus não mora no templo e sim nas pessoas, e quando nos ajuntamos em qualquer lugar este lugar é santificado por nós.
Terceiro
, se então ao invés de dar na casa de deus, que hoje não existe, mas dermos para Deus, então temos que focar os nossos recursos para os necessitados que estão próximos de nós, porque Jesus disse que quando fazemos a algum desses fazemos pra ELE.

2) Pais ou amigos doentes que não recebem sua visita porque você a semana inteira você está envolvido com os serviços na igreja. Ou então alguém da sua família está internado mas você não vai visitá-lo porque o horário de visita é o mesmo do culto ou da missa.

Voltamos no terceiro ponto acima: Ajudar algum necessitado é ajudar o próprio JESUS, e isto é chamado de AMOR. Mas vemos que o amor não é tão importante quanto o "serviço sagrado" das igrejas. Pelos seus costumes vocês invalidam o mandamento de Deus - Jesus.

3) Você se dedica aos trabalhos da igreja, quer seja no grupo teatro, na equipe de louvor, no grupo de intercessão, ou qualquer outro serviço utilizando seu tempo na "obra de Deus" entendendo que você está trabalhando para Deus, mas não cuida do seu marido, da sua esposa, dos seus filhos, dos seus pais isso é HIPOCRISIA.

Será que o tópico acima ficou claro?

Pior que isso só o sábado. Na tradição dos judeus o sábado foi santificado de tal forma que até curar era tido como trabalho que não poderia ser realizado nesse dia. Alguns fariseus reclamaram com Jesus dizendo que as pessoas que estavam enfermas deveriam vir em outros dias para serem curadas, e não no sábado.

Hoje temos cultos específicos para cura, cultos específicos para libertação, cultos específicos para louvor, cultos específicos para oração, cultos específicos para ensino e por aí vai... até aí nada de errado, mas até que ponto isso está arraigado no seu coração e define o agir de Deus? Deus tem que estar acondicionado ao que você decide? O culto tem que ser assim tão organizado ao ponto de sabermos o que vai acontecer?

Outra coisa, será que você convida o seu amigo não crente justamente para uma reunião na "igreja", visando evangelizá-lo, e tem que esperar até aquele dia específico?

Mais algumas perguntas:
1- Será que se você não der o dízimo no dia certo você estará sem cobertura de Deus naqueles dias até dar o dízimo?
2- O seu dia depende de uma oração e uma leitura da Bíblia e se não deu tempo de fazer isso seu dia será mal?
3- O dia da ceia na igreja é mais importante que os outros dias? E a ceia é mais importante que o amor e a ajuda ao próximo? E a ceia santifica você de tal forma que se você deixar de tomá-la você estará "sem cobertura de Deus"?
4- Você acha que quanto mais você jejua e ora você se santifica mais? Que poder tem o jejum e a oração de santificar alguém? Será que essa postura e entendimento é diferente do que Jesus combatia e denunciava contra os judeus?
5- Você acha que por ser evangélico ou católico é melhor do que os de qualquer outra religião?
6- Você acha que o seu conhecimento é igual aquilo que você pratica? Você sabe que não, então porque normalmente temos orgulho do que sabemos e procuramos desesperadamente por novidades?

Ah, temos tantas tradições que invalidam o nosso simples e agradável culto a Deus que é a nossa vida cotidiana. Se nos despojássemos de tanta cultura religiosa inútil o que sobraria é muita espontaneidade, coerência, bom senso, simplicidade, amizade e amor.

As tradições carregam o poder de nos tornar sectários, orgulhosos, prepotentes e hipócritas. Jesus é contra essa postura de tal forma que marca fortemente seu ministério. Ele nunca aceitou e não aceitará de nós hoje essa forma de adorarmos a Deus. Porque Ele mesmo define qual é o fruto das tradições na vida das pessoas:

"... Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens".

11 comentários:

  1. Que palavra maravilhosa, que falta nos faz ouvirmos pessoas se levatarem e dizerem aos quatro ventos, chega de tanta idolatria, idolatria pelo dízimo, pelo pastor, pelas atividades da igreja, pelo templo. Vamos praticar o amor e simplemente obedecer o mandamento de Jesus "Ide e fazei discípulos...".
    Obrigada pelas suas palavras.
    Ruth Krieger

    ResponderExcluir
  2. bom na verdade como se conhece alguém que tem a unção do ESPÍRITO SANTO ? pelos frutos! está escrito eu porém digo discenção é de DEUS ?
    JESUS DISSE NÃO CUIDEIS QUE VIM TRAZER A PAZ MAS A ESPADA! TODA VEZ QUE ALGUÉM SE LEVANTAR PARA CONTRA DIZER UM MINISTÉRIO;AINDA QUE USADO POR DEUS, ESTE MESMO SERÁ REPUDIADO E TIDO COMO LOUCO OU ATÉ MESMO ENDEMONIADO!QUER VER?
    DISSE JESUS DE GRAÇA DAI OQUE DE GRAÇA VOZ RECEBESTES! AÍ ME VEM A PERGUNTA IGREJA NÃO É UMA INSTITUIÇÃO FILAMTRÓPICA ? E SEM FINS LUCRATIVOS ? ENTÃO PORQUE DIVERSOS MINISTÉRIOS PROITESTANTES E ATÉ MESMO CATÓLICOS DETEM UMA MEGA FORTUNA COMO TESOURO ESCONDIDO? AO PASSO QUE MEDINGOS MORREM DE FOME OU COMEM LIXO E DORMEM AO RELENTO ? VAI PREGAR ISTO EM UMA IGREJA EXPERIMENTA PRA TU VÊR NO QUE VAI DAR ! PORÉM O VERDADEIRO PROFETA OUVE A PALAVRA DO SENHOR E PASSA PARA O POVO MEL OU FEL! O IMPORTANTE É QUE DEUS SEJA LOUVADO E QUE SUA OBRA REDENTORA SEJA FEITA DOA A QUEM DOER ! CONCORDO COM O IRMÃO QUE ESCREVEU O TEXTO AO QUAL EU COMENTO E GOSTARIA QUE ELE ENTRASSE EM CONTATO COMIGO HVN.GUERRA@GMAIL.COM FIQUEM TODOS NA SANTA E GLORIOSA PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  3. É MUITO BOM VER QUE SERTAS PESSOAS TEM CONCIENCIA POR QUE
    OUTRAS SERTAS PESSOAS NÃO TEM CONCIENCIA SAI PELA RUA COM PLUDENCIA E EGOISMO PELA CIDADE A FORA.ASS:ELLEM DE PAULA DA ROCHA VIANA.
    ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA "JOÃO COLIN"

    ResponderExcluir
  4. É incrível como ainda encontramos cristianos no Brasil com mentalidade deste tipo. O mundo e os de boa intencao, pensam assim e se esquecem que Jesus nao veio para abolir a lei e sim cumprir e deixa-las para que os homens nele as cumpram também. Insitar pessoas a menosprezar princípios e ordenanças de Deus é o pior dos atributos de um ser caido. Sabe quem tentou um dia fazer isso? sim ele mesmo, o ser decaído que trabalho para negar as verdades e preceitos do criador. Por isso meu amado, o dízimo,o pastor, a igreja e as atividades da igreja nao sao fabulas criadas pelo homem ou meros costumes de uma comunidade, mas parte de um reino que se chama Reino de Deus.

    Pr. A.F.SIMOES
    MADRID - ESP

    ResponderExcluir
  5. Quem te feriu tanto assim?
    Acho que vc deve procurar ajuda, liberar perdao e entender que Deus nao muda,e apesar de lutar contra tds essas coisas que vc criticou estao la no Livro, interpreta-las de acordo (ou prisioneiro) com as suas frustraçoes é perigoso, levar (ou tentar) levar outros, saiba que vc pode ter que responder pelo sangue deles diante do Pai!
    Ore para que Deus te de entendimento que vem do alto e nao que vem da desordem das suas emoçoes!
    Quanto á Ellen, querida quem nao sabe sequer escrever "serto" como pode entender o que é "certo", vai orar, mas com prudencia e nao com "pludencia", Deus os abençoe com toda a sabedoria que vem Dele!
    Diac. Jose Antonio

    ResponderExcluir
  6. É impressionante e desanimador para um filho de Deus ver alguém se preocupar em usar a internet que é algo tão poderoso em nossas mãos para ensinar o princípio da desobediência ao invés de evangelizar. Dízimo e todas as outras coisas mais citadas acima fazem parte de um princípio biblíco de obediência, o qual se não entendemos nos assemelhamos ao diabo que se rebelou contra Deus. Quando fazemos todas essas coisas estamos buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e como diz a própria Palavra de Deus as demais coisas nos serão acrescentadas. Por isso jamais seremos capazes de ter atitudes erradas como as citadas acima, seja com nossos familiares ou com as pessoas necessitadas. Se você que escreveu essas coisas já fez o que disse, peça perdão a Deus e tenha um encontro verdadeiro com Jesus e passe a falar do amor de Deus ao invés de ficar ensinando coisas erradas a esse povo tão carente do amor de Deus. De desobediência o mundo está cheio. Não confunda costumes e rituais com obediência aos princípios divinos. O que invalida as nossas atitudes para com Deus e com as pessoas é a motivação errada, pois se fizermos caridade ou ajudarmos alguém com a motivação errada em nosso coração de nada adiantará. A Paz do Senhor Jesus para todos! Não há tempo a perder Jesus está voltando!

    ResponderExcluir
  7. olha colega, eu vejo em vc um vontade de buscar as coisas de Deus, e vejo vc bem perto de achar a verdadeira resposta de qual deve ser a conduta crista! se vc prestar atençao um pouco nas coisas q vc escreveu, vc vai achar um ideologia confusa, nas cartas de paulo, ele fala claramente sobre a nescessidade de se ter igrejas ( feitas de tijolos ) tanto q ele até deixa orientaços para bispos e presbiteros etc..! se ele se refere a um titulo como bispo, esse tal sera bispo "sobre" alg, por isso é facilmente notório a presença de duas " igrejas " na blíblia existem varias palavras q sao usadas com sentidos diferentes em momentos diferente, esse ponto é o de maior confusao entre as pessoas onde acaba em várias doutrinas! assim como as palavras véu, igreja, templo, saudar e nao saudar, oferta etc.., em alguns pontos eu concordo com vc sobre seu ponto de vista, mas em alguns vc esta vendo a coisa quase certa, mas do angulo errado! assim é falado na biblia para tenha igreja (material) surge consequentementea a nescessidade de ter um suprimento das suas nescessidades! o dízimo foi banido mas a oferta nao! oferta é o q seu coraçao sente e nao o q imputam pra vc, nem msm é descente sugerir valores de oferta como vi em alg lugares! assim como vc pergunto se jejuar santifica?!! tem coisas na biblia q exposta por parábolas ou interpretaçao direta, e outras sao exatamente o dizem! assim como o jejuar, é exposto na blíblia como uma nescessidade, pq até os apostolos nao conseguiram expulsar uns espíritus imundos por só conseguirim com jejum e oraçao! cada ato q se faz pra Deus direta ou indireta, te aproxima mais de Deus sim! a diferença é a forma q vc interpreta o "aproximar de Deus " pq Deus se mostra insessantemente ajudando aqueles q estao nele, isso significa q as tribulaçoes q sao impossiveis de nao passarmos por elas, Deus nos ajudara pq a tribulaçao veio a nós, mas ha muitos q buscam tribulaçoes, e é dificil a gente acreditar q Deus agira com a msm ajuda entre um filho q sempre jejua e esta em oraçao, e outro q esta sempre em prostibulos e acha q é só fala desculpa dpois e ta tudo certo! ja me alonguei bastante, pois gosto desse assunto! esse é só meu ponto de vista, e da doutrina q sigo! nao estou dizendo q vc esta errado! estou mostrando alg diferença no que pensamos e no q vc escreveu! abraço ( douglas )

    ResponderExcluir
  8. Todo post tem objetivo de provocar o pensamento e ajudar na compreensão. Gosto muito quando as pessoas comentam e, mesmo quando divergem. Obrigado do seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. ACREDITO Q CADA UM ESTA PUCHANDO PRO SEU LADO... TENTANDO DEFENDER ALGO Q ACREDITÃO SER VERDADE... VEJO MUITA COERENCIA EM SEU COMENTARIO! O POVO DE DEUS PRECISA CONHECER A OBRA DE DEUS E ABANDONAR A RELIGIÃO... TEM MUITO RELIGIOSO POR AI... PENSO Q A IGREJA SOMOS NÓS E O LOCAL DE REUNIÃO NÃO IMPORTA TANTO, É SÓ UM LUGAR PRO CORPO SE REUNIR EM COMUNHÃO... A BIBLIA POR EXEMPLO: NÃO É A PALAVRA DE DEUS, ELA CONTEM AS ESCRITURAS SAGRADAS. TODOS NÓS SABEMOS Q NAS TRANSLITERAÇÕES MUITA COISA FOI MUDADA, NOMES, TRADIÇÕES E ETC... EX: PALAVRA DIACONO. OS SETE LIVROS APÓCRIFOS DA TRADUÇÃO DE JERONIMO. O SABADO Q SE TORNOU DOMINGO. A UNÇÃO COM OLEO, Q NA VERDADE OLEO NAS ESCRITURAS SAG. É O ESPIRITO SANTO. AGUA BENTA. VELA BENTA. DOGMAS. BEATIFICAÇÃO. PURGATORIO. SANTA CEIA, QUANDO O Q ELE ENSINOU FOI PARTILHAR E NÃO COMER O PÃO. VOU PARAR POR AQ. CARINHOSO ABRAÇO A TODOS (AS). GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor!Quero rapidamente expor o que a Palavra de Deus nos diz sobre o assunto, Proverbios 10.19 - Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Tendo esse verso em vista vemos que muitas discussões são desnecessarias, a biblia é muito claro em Malaquias 3, o Senhor dizendo Para trazermos todos os dizimos a casa do tesouro, ou seja, a igreja, para que haja mantimento em minha casa. Isso é mandamento, não é opção! E o Senhor diz e Eu repreenderei o devorador, devorador é um tipo de demonio que atua na area de finanças, esse tipo de demonio não adianta, oração, jejum e etc... Esse demonio é o Senhor que o repreende! Só o Senhor! Por meio de nossa fidelidade nos dizimos. O dizimo é biblico! Você ajudar algum necessitado, é um gesto de amor, outro mandamento que por sinal é o primeiro, amar a Deus acima de todas as coisas e o proximo como a ti mesmo. Muitos cristãos por não terem o entendimento do que é o dizimo, acabam dando legalidade para o adversario de nossas almas atuar em sua vida financeira. Meditem Malaquias 3 e Deus ha de abrir os seus olhos. Paz seja convosco. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Apenas acredito que para falar sobre qualquer assunto é preciso antes ter conhecimento da palavra,seu significado,sua etmologia, seu contexto e não somente expor pontos de vista. A verdade é que muitos acham que saber ler é imprescindível,mas saber interpretar é crucial... Jesus Cristo sabia interpretar,por isso foi negado,preso e crucuficado.Muitos usam seu nome e seu exemplo mas estão muito longe de entender o que de fato ele fazia. A Bíblia o que seria a tradução de uma Torah e os escritos de homens que supostamente andavam com ele e as vezes em épocas que ele nem estava mais neste mundo. Como no livro do Espíritos ou outros já escritos... Ainda assim é difícil dizer que está certo! Mas as palavras da lei que estão no antigo testamento,essas sim não podem ser mudadas podem ser transliteradas erroneamente,mas com um pouco de fé é possível,fazer a vontade do Eterno...Não é assim mesmo que vocês dizem:
    Tudo é possível àquele que crê. Até mesmo ser um falso profeta,mesmo que sem sabê-lo.

    ResponderExcluir