domingo, 14 de dezembro de 2008

O Segredo: de Deus ou do Diabo? por Harold Walker - parte2


Semelhança Importante

Refletindo sobre esses dois pontos de divergência, devemos concluir o seguinte: a auto-ajuda está errada no que se refere a imputar tanto a origem quanto o destino ao próprio homem – um verdadeiro buraco negro! Já no cristianismo bíblico, entendemos que nossa origem e destino estão em Deus – alguém fora de nós, maior que o universo e distinto dele, Criador de tudo.

Dito isso, porém, devemos também concluir que muitos aspectos do processo de trazer coisas do invisível para o visível, tanto no cristianismo quanto na auto-ajuda, são semelhantes. Se nosso destino (o alvo de nossas orações, petições e anseios) é Deus, e nossa origem (o propósito de nossa vida, nossa missão na Terra, o criador de nossos sonhos e anseios) também é Deus, podemos pedir, visualizar detalhes, sonhar, “engravidar”, acreditar firmemente (sem duvidar ou vacilar), repetir, confessar, sentir a emoção antecipada como se já o possuíssemos – e o receberemos!

Você consegue ver a diferença? Não é simplesmente querer um diamante, uma casa nova, um iate luxuoso ou chegar à presidência da empresa ou do país. Se a origem é Deus, é ele quem tem de colocar dentro de mim esse forte desejo e convicção, inclusive mostrando como tal desejo contribuirá para o seu prazer e o cumprimento da missão que ele me deu. Nas palavras de Davi: “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Sl 37.4), e de Agostinho: “Ama a Deus e faze o que quiseres”. Qualquer coisa é possível para aquele que se une a Deus em amor de tal modo que só deseja aquilo que ele deseja!

Os Extremos

Nesse caso, assim como em tantos outros, precisamos tomar muito cuidado para não ir nem para um extremo nem para outro. Não devemos “jogar fora o bebê junto com a água suja”! Por um lado, temos o fatalismo religioso que mascara a ausência de fé com argumentos “piedosos”: “Deus é soberano e você tem de aceitar tudo o que acontece como a vontade dele”, “Se você está doente, deve ser porque ele quer santificá-lo!”, “O importante não é ter riquezas ou conforto material; Deus olha para o espírito” e “Pessoas que têm alegria e curtem a vida são menos espirituais do que as que vivem sofrendo!” O Movimento da Fé e irmãos como Kenneth Hagin e David Cho têm combatido, com propriedade, essa defesa doentia de miséria e desgraça como se fossem inevitáveis ou resultados da vontade irrevogável de Deus.

A Bíblia, de modo geral, e Jesus, de forma especial, enfatizam que Deus opera dentro e por intermédio do homem, e que este tem autoridade para reverter situações aparentemente impossíveis. Veja os seguintes exemplos:

Josué não perguntou para Deus se podia parar o Sol e a Lua! Ele simplesmente ordenou (Js 10.12,13), e assim aconteceu!

Quando o profeta Isaías desafiou o rei Acaz a pedir qualquer sinal que quisesse nos céus ou na terra, e este bancou o piedoso conformado, dizendo: “Não pedirei; não porei o Senhor à prova”, Isaías o repreendeu, dizendo: “Não basta abusarem da paciência dos homens? Também vão abusar da paciência do meu Deus?” (Is 7.10-13, NVI).

Quando os fariseus, que se orgulhavam de sua teologia aparentemente impecável, comentaram: “Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?”, Jesus respondeu enfaticamente: “Para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Lc 5.20-25, ênfase acrescentada).

Deus não quer que o homem permaneça passivo, aceitando tudo o que acontece de forma fatalista como sendo a vontade dele, “terceirizando” sua responsabilidade diante das circunstâncias da vida.

No extremo oposto, temos os que ficam tão entusiasmados com o poder da fé que se esquecem de que é Deus quem tem a palavra final em tudo. Ele é soberano, somente a sua vontade deve ser feita, e nós existimos para sua glória e seus propósitos. “Todas as coisas cooperam para o bem [de quem?] daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28, ênfase acrescentada). “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 Jo 5.14, ênfase acrescentada). Portanto, não temos licença para usar a fé em prol das nossas ambições egoístas e carnais. “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3).

A própria história do mundo nos últimos séculos revela os frutos desses dois extremos. As filosofias e religiões orientais (principalmente hinduísmo e budismo), com seu fatalismo e teorias de carma e reencarnação, não permitiram o desabrochar do potencial do homem para interagir produtivamente com o ambiente. De certa forma, o próprio catolicismo, que também defendia a passividade diante da soberania de Deus, resultou no mesmo tipo de estagnação na parte do mundo que se manteve sob seu domínio na Idade Média.

Foi o protestantismo, com a fé irreprimível na possibilidade de cada homem ter contato direto com Deus e usar a imaginação e criatividade para melhorar o mundo visível, que trouxe a explosão de ciência e tecnologia que hoje predomina sobre toda a face da Terra. Ao mesmo tempo, porém, que esse tremendo poder criativo que permaneceu preso dentro do homem por tantos séculos foi liberado, o senso de assombro e reverência diante da soberania e grandeza de Deus foi praticamente anulado, gerando assim a cultura capitalista, consumista, hedonista e anti-Deus que acompanha os avanços tecnológicos no atual processo inexorável de globalização.

Ao meditar sobre essas coisas, fico emocionado. Sinto o Senhor olhando para seu povo com muito amor e zelo paternal e dizendo:

Oh, minha igreja! Os últimos dias já chegaram! Não olhem nem para a direita nem para a esquerda! Olhem firmemente para o Autor e Consumador de sua fé! Creiam no tremendo potencial que há dentro de vocês para mudar circunstâncias, chamar à existência aquilo que não é e tornar visível o invisível. Porém não se esqueçam de que tudo o que existe fui eu que fiz para minha glória! Prostrem-se diante de mim! Desistam de seus próprios sonhos terrenos! Abram o coração para meus sonhos que são muito maiores! Haverá novos céus e nova terra nos quais habita a justiça! E o poder desse mundo vindouro já está dentro de vocês! É o Espírito Santo, o penhor da sua herança! Vocês serão o instrumento por meio do qual meu poder agirá para trazer meu reino para a Terra! Não fiquem olhando para este ou aquele lado, perguntando de onde virá o socorro! A palavra está dentro de vocês, na sua boca, no seu coração! O meu sonho é um povo totalmente submisso e rendido a mim, sem um pingo de autopromoção ou egoísmo, que só deseje a minha glória e o meu prazer, mas que, ao mesmo tempo, seja ousado, corajoso, intrépido para desafiar meus inimigos, fazer proezas em meu nome e exercer minha autoridade sobre a Terra! Esse sonho há de se realizar!

Retirado do site: www.revistaimpacto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário