sábado, 6 de junho de 2009

Que tipo de fé agrada a Deus?


Sem fé é impossível agradar a Deus.

Mas que tipo de fé agrada a Deus? A do tipo que anda 100 km em romaria pra cumprir uma promessa? A do tipo que dá o dízimo e a oferta em troca de algo? Daquele que jejua e ora crendo que assim vai obrigar a Deus a fazer o que ele quer? Daquele que canta em verso e prosa que Deus é Todo Poderoso?

Sei lá, acho que estes tipos de fé não agradariam nem meu rei, se aqui no Brasil fosse uma monarquia. Eu penso que o filtro de Malaquias é adequado aqui: Dê ao seu rei o que você está dando para Deus e veja se ele receberá com alegria sua oferta. Ora, se nem ele ficaria satisfeito, porque encontraria animais cegos e doentes, assim Deus não aceita também.

A fé que agrada a Deus, na minha opinião, tem o poder de mudar montanhas de lugar.

Então temos que ter fé no poder de Deus? Não e sim. SIM porque você deve crer que Ele tem poder para fazer o que você lhe pede, e NÃO porque tem outras coisas mais importantes do que esse tipo de fé.

Creio que, assim como o amor é o maior dos dons, também existe uma fé que é mais importante que todas, e que é a que agrada a Deus.

FÉ NO SEU AMOR

Crer que Ele te ama é a fé que muda o mundo, que transporta montes, que ressuscita mortos.

Alguns de nós acreditam que Deus é Todo Poderoso e consegue fazer qualquer coisa; que ele é perfeitamente Sábio e pode fazer o que a melhor escolha pode exigir; mas que ele é todo Amor e que fará qualquer coisa que eu lhe pedir, isso já é demais!

Mas Deus é mais Todo Poderoso, do que é Sábio? Ou ele é mais Sábio e Todo Poderoso do que é Amor? Claro que não.

Por que podemos crer no poder de Deus, e na sua sabedoria e não cremos no seu amor? Por que é que temos que barganhar com Deus, dando alguma coisa pra ele dar em troca outra que queremos? Por que devemos colocar o seu desejo também de nos agradar de lado?

Crer que Deus te ama e por isso pode acontecer tudo o que você pedir É DAR MOTIVO PARA ORARMOS.

Seria assim... como pai eu dou tudo o que é necessário para os meus filhos: alimento, roupas, material de higiene, carona para escola, material escolar, essas coisas eles nem precisam pedir, eu já sei que eles vão precisar e lhes dou sem que peçam ou entendam que vão precisar disso. Mas se eles querem algo diferente ele têm que pedir. É um chocolate, um sorvete, um tênis específico, uma bolsa diferente, uma camisa ou uma calça de marca, etc.

Por que pedir para Deus? Porque ele é meu Pai e porque ele me ama e quer me dar.

OBSTÁCULOS À NOSSA FÉ

Um deles, eu acho, e um dos mais importantes é a falta de amor por nós mesmos.

Não nos amamos, ao contrário, nos suportamos. Não aceitamos o nosso cabelo, nosso nariz, nossos dentes, nossa cor, nossa altura, nosso peso, nossa condição financeira, nossa família, nossa memória (ou falta dela), nossa inteligência, nosso gênio, nosso comportamento, nosso passado, etc.

Tudo isso, na hora que vamos pedir algo a Deus, interfere dizendo de coração para Deus: NÃO ME DÊ QUE EU NÃO MEREÇO!

Também dizemos: TEMOS RAIVA DO SENHOR PORQUE O SENHOR ME AMA. PORQUE EU NÃO ME AMO, NÃO ACEITO E NÃO ACREDITO NO AMOR DE DEUS POR MIM. Porque se eu não mereço ser amado porque eu não sou uma pessoa boa, então o seu amor por mim deve ser falso. Ninguém pode me amar como realmente eu sou.

Não acreditar que Deus te ama como você realmente é, creio ser o maior dos nossos conflitos.

CONFLITO 1: NÃO ME AMO - VOU MELHORAR.

Essa questão de justiça própria é próprio daqueles que querem melhorar para serem agradáveis a Deus. Fazer, fazer, fazer e fazer melhor que os outros para ser aceito, para ser amado, para ser reconhecido.

Isso, de certa forma, diminui o conflito em ter fé amor de Deus, porque você começa a crer que ele te ama porque você tem sido um bom menino, e por isso pode ganhar um presente.

Mas cria um problema muito maior, porque Deus não aceita essa fé baseada na própria justiça. Isso é abominação para Deus.

O desejo de melhorar para aceitar o amor de Deus é que criou as religiões, onde o homem faz as coisas para se religar a Deus. É desse desejo que nascem todas as disciplinas de santidade pessoal: promessas, romarias, jejuns, vigílias, não assistir tv, não entrar na internet, se tornar um monge ou eremita, etc. Tudo isso na motivação de ser ceito, ser reconhecido é abominável para Deus.

Por quê?

1) Porque você é pecador e nada pode mudar isso.
2) Porque Jesus morreu por você para que, como pecador que é, sendo assim mesmo, reconhecendo o seu estado, você pudesse ser aceito diante de Deus.
3) Porque ele já fez tudo o que era necessário para a reconciliação entre você e o Pai, e não restou NADA pra você fazer. Agora é só acreditar nisso/Nele.

CONFLITO 2: NÃO ME AMO, NINGUÉM ME AMA.

Ninguém poderá amar alguém como eu, se eu não me tornar melhor.

Por crer assim é que são criadas as máscaras, os papéis representados, o não saber dizer NÃO, o engolir sapos, o querer agradar todo mundo, as crises dentro de casa, a hipocrisia...

Como mudar isso? USE SUA FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA.

Se você identificou com os tópicos anteriores então assuma que sua fé no amor de Deus é muito pequena. Esse entendimento não afasta você de Deus, porque Deus determinou que a fé pequenininha, do tamanho de um grão de mostarda é suficiente para Ele mudar a nossa vida.

Se você, de verdade, pelo menos tem uma pequenina fé no amor de Deus, e isso por causa de tudo o que falamos anteriormente, então ouça uma palavra, que creio, de Jesus para você:

"PROCURE USAR AO MÁXIMO A CONFIANÇA QUE TIVER EM MIM, MESMO QUE ELA SEJA PEQUENA."

COMO USAR?

1) ACEITE-SE COMO VOCÊ É.

Você tem que melhorar? Claro que sim, mas não para ser amado e reconhecido, por que você já o é assim mesmo, mas para ter uma vida melhor, e tornar a vida daqueles que vivem ao seu redor melhor também.

Ore ao Senhor dizendo as suas verdades (as que estão no seu coração), falando de como você se vê, e como você O vê, quais são as suas inseguranças quanto ao seu relacionamento com Ele.

A verdade nesse relacionamnto revolucionará todos os outros.

2) DUVIDE DA SUA DÚVIDA.

Se Deus é Todo Poderoso, Sábio e me Ama então posso acreditar que as coisas sempre serão boas para mim, mesmo quando forem ruins.

Posso acreditar qua nas coisas ruins que eu preciso passar, Deus que sabe que é importante essa fase pra mim, e que está permitindo que eu sofra, VAI SOFRER JUNTO COMIGO.

Posso acreditar que NUNCA estou sozinho.

Então, se as dúvidas acerca do amor de Deus vierem, e virão, duvide delas. Se as dúvidas são pensamentos, pense no amor de Deus, na sua sabedoria e no seu poder e considere o seu problema e a sua aflição com base nisso. E claro, coloque o máximo da sua confiança em Deus, mesmo que ela seja pequena.

Acho que você chegará num estágio de oração mais ou menos assim:

"Ah Pai, como dói essa situação que estou passando (e talvez chore um pouco), mas eu sei que o Senhor está passando comigo. Peço que me ajude a passar por esse tempo. Tanto eu como minha família (talvez chore mais um pouco)..."

Deixe o poder do amor de Deus, que vem pelo Espírito Santo, te console e te fortaleça, pois se você está chorando, lembre-se: Papai também está chorando!

Tem outros links sobre estes temas que poderão acrescentar mais entendimento a você:

- O JOGO ACABOU.
- A BÊNÇÃO DA DOR.
- VOCÊ CONFIA NO AMOR DE DEUS?

2 comentários:

  1. Graça e Paz!!
    Creio que Deus me falou poderosamene através desse texto, e não vou perder mais tempo, vou começar a me amar, pq Deus me amor primeiro, e sei que serei curada dessa enfermidade.

    ResponderExcluir
  2. Hi, I do believe this is a great site. I stumbledupon it ;) I'm going to come back once again since I book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

    Look at my web blog: diet plans that work

    ResponderExcluir