sábado, 20 de março de 2010

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO DA IGREJA por Caio Fábio


LEIA: MATEUS 18

Tem gente que ainda não entendeu que quando Jesus disse: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome... aí estou eu no meio deles”. Ele estava ensinando qual é o vértice espiritual e histórico que dá sentido à igreja, ou seja: ele ensina o que realiza a verdade da igreja como encontro humano.

E o contexto fala de reconciliação. Um irmão “ofendido” tem que procurar o “ofensor” e tentar ganhá-lo. E isto deve ser feito insistentemente até que o próprio ofensor rejeite toda conciliação.

A palavra grega que designa essa “reunião” é a mesma que fala de harmonia como se o que estivesse em curso fosse uma afinação de instrumentos.

O outro pólo mais adulto dessa proposta está em Lucas quando diz que se deve perdoar ao irmão até setenta vezes sete num único dia.

Ou seja: a proposta de Jesus nos põe a todos de calça curta e necessitados de dizer: “senhor! Aumenta-nos a fé, pois ainda não somos cristãos”.

Até o quarto século o que impressionou os pagãos que observam os cristãos não era a “perfeição” deles, mas o amor e a graça com a qual se tratavam e tratavam o mundo.

“olhem como se ama!” __ era a estupefação que ecoava nas palavras de gente que olhava os cristãos de fora conforme vários testemunhos encontrados em antigos textos históricos.

Portanto __ a perfeição da igreja é não se “vender como perfeita”, mas sim se revelar sem ensaio e desempenho como lugar de misericórdia e graça.

Não é possível esperar perfeição de nenhum de nós. Somos caídos e maus... O melhor de nós ainda é mau.

O que nos faz diferentes é nossa atitude... Se for honesta com a nossa própria queda e, sobretudo sincera com a graça que todos nós temos recebidos.

Daí a perfeição do discípulo ser sua humildade... Humildade para ser - sem ser ainda o que deseja: humildade para viver com misericórdia, pois ele mesmo carece dela todos os dias nos céus e na terra.

Repito: o problema da “igreja” nunca foram os seus erros humanos, mas sim a sua arrogância em relação a não se enxergar e oferecer-se como a representante de deus na terra.

Quem desejar... Que tente!

Mas no dia em que deixarmos de lado essa empáfia e formos apenas gente da graça então assustados veremos o respeito que o mundo nos terá conforme aconteceu até ao ano 332 da presente era ainda que algumas vezes o lugar do testemunho tenham sido cruzes e arenas.

E havia problemas antes disso? Sim. Sempre houve muitos problemas!

Quem conhece a história sabe deles. E quem lê os textos produzidos nos dois primeiros séculos sabe da quantidade de dificuldades internas que os vários grupos cristãos tiveram. Todavia tais problemas não foram problemas reais enquanto o sentido de “irmandade na graça” esteve presente.

Não foi a perfeição da igreja que abalou o império romano. Foi a sua perfeição-imperfeição, ou seja: sua humanidade sob a graça e que falava da boa nova em Jesus... Não nela mesma.
Nela havia humildade - serviço - confissão - comunhão e coragem sem empáfia.

Me sinto um bobo escrevendo coisas tão básicas, mas é que fico assustado quando vejo que os crentes de hoje não tem umbigo e pensam que estão inventando a “igreja” agora.

E pior: dói-me ver UE alguns dizem: “é assim mesmo... Temos que nos acostumar... Quando é que já foi diferente?”

Bem... Foi diferente apenas enquanto todos se sabiam filhos da misericórdia e buscavam renovar a mente conforme o entendimento na graça e que só se manifesta no nível horizontal como amor e simplicidade no trato humano que acontece naturalmente quando a arrogância dá lugar à gratidão em razão da consciência acerca do perdão recebido.

Jesus não pede perfeição __ mesmo quando diz: “sede perfeitos como perfeito é vosso pai...” __ pois a única perfeição humana é assumir sua própria imperfeição e assim imitar o pai não em sua perfeita-perfeição, mas em sua graça que ele derrama sobre justos e injustos.

A perfeição da igreja é ser humildemente filha desse pai que a todos trata com misericórdia!

Quem não for cego... Que veja. Quem não for surdo... Que ouça. Quem tiver entendimento... Não o feche e quem tiver sido objeto da graça que sirva aos outros.

Nossa perfeição é a justiça de Cristo!



Caio fabio

Um comentário: