domingo, 26 de julho de 2009

EU ME FRUSTREI COM A IGREJA! por Roberto Lima


Sempre fui daqueles devotos que se entregaram à sua fé e buscaram ser fiéis àquilo que criam. Sempre estive no meio daqueles que tinham um estilo de vida mais verdadeiro, justo e piedoso. Também sempre busquei coisas sobrenaturais, pois sempre entendi que, se isto é possível, isto é, ter experiências sobrenaturais, então me dedicaria a buscá-las.

Mas o tempo foi passando e quando se destaca, a gente é destacado para participar da liderança da igreja e a desilusão começa aí. É muito diferente o que um cristão comum sente do que um líder, pastor, padre, sacerdote sentem.

Enquanto alguém está ali na igreja somente para se sentir melhor, para buscar a Deus, para compartilhar com outros amizade e fé, a liderança das religiões está avaliando os cultos, contando os membros, controlando a massa, divertindo o povo e tentando controlar Deus.

A gente vai crescendo nas estruturas e vamos vendo cada vez mais pastores e padres imorais, cínicos, indecentes, gananciosos, mentirosos, invejosos, que tornam seus púlpitos em ferramenta de poder e alienação.

Tudo isso, e mais um montão de coisas, inclusive a obediência cega aos líderes, a luta de passar por cima de outro irmão para alcançar visibilidade na igreja, o desejo de aparecer dos que tocam, cantam e desfilam suas roupas nos cultos e missas, e o pior de tudo, a traição de gente que conviveu com você tanto tempo e depois voltou as costas para uma amizade tão grande, tudo isso faz com que o caminho da amrgura e cinismo seja inevitável para um cristão frutrado com a igreja.

Vemos centenas e centenas de pessoas nesse caminho, pessoas frustradas e desiludidas. Que podem não ter perdido a fé em Deus, mas que não tem nenhum desejo de chegar perto de igrejas. Mas nem por isso estão certos.

PROCURAM-SE SOLDADOS FERIDOS.

Todas as machucaduras que tivemos deveria nos levar à empatia, à entender o que irá acontecer com a próxima geração, e ajudar aqueles que estarão daqui a pouco machucados, ou então orientar e amparar para que não se machuquem tanto.

Deus não quer que usemos as nossas feridas para ficarmos gritando para todo mundo a podridão das nossas religiões e o que não deu certo. Nós somos parte de um povo machucado que deve provocar as próximas reformas na igreja.

Somos as pessoas capazes de entender os que estão dentro e os que saíram.

Somos os que sabem como tudo isso envolve e cega as pessoas quando estão lá, mas também o quanto dói quando eles saem ou são retiradas.

Somos os soldados que foram feridos MAS QUE NÃO PODEM VIVER COMO SE ESTIVESSEM MORTOS, como se não houvesse mais a missão. Como se o estivéssemos agora desculpados de não ajudarmos o próximo, de doarmos dinheiro, de entregarmos a nossa vida pelos irmãos, tudo isso porque fomos machucados e nos frustramos.

Sei também que, se você está nessa situação, a sua disposição em começar tudo de novo é quase zero. Pois bem, então você está quase no pronto, quase preparado para voltar à ativa.

AVIVA A TUA OBRA Ó SENHOR! ... começando por mim...

Eu sou um destes cristãos frustrados e minha força é quase zero de recomeçar, e eu sei que não quero sair da minha zona de conforto, e que nem sei o que é o certo, nem sei como fazer, nem sei pra onde ir.

Mas uma coisa eu sei... eu não morri, eu não terminei minha carreira, a proposta de Deus para mim ainda me seduz, ver pessoas ajudadas ainda me satisfaz, eu não quero que meu passado defina meu futuro, e quero sentir tudo de novo o que sentia quando era um simples cristão comum com minha fé ingênua e meu amor genuíno pelos irmãos.

Sei que sequer posso escrever isso sozinho. Papai está escrevendo isso no meu coração e me posicionando de novo na Sua vontade.

Sei, também, que muitos que estão lendo isso sentem a mesma coisa, e que outros sentirão e se lembrarão do que escrevi, e isso poderá orientá-los no futuro.

Mas o que fazer se não quero, não sei, nada me motiva a ir contra esse gigante que atende pelo nome de FRUSTRAÇÃO, que me acompanha e que muitas vezes me impede de ver Deus?

CORRESPONDA AO SEU CHAMADO. CORRESPONDA À VOZ QUE SUSSURRA POR DEUS NO SEU CORAÇÃO. CORRESPONDA AO DESEJO DE VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. CORRESPONDA AO SEU SENHOR!

Nós não fomos feitos para terminarmos a nossa história assim cheia de frustração. Somos os soldados que foram feridos MAS QUE NÃO PODEM VIVER COMO SE ESTIVESSEM MORTOS. Devemos voltar e amar as pessoas e ajudá-las a ficar mais perto de Deus, mesmo que seja atuando numa igreja, numa comunidade, numa ONG, num seminário.

Somos os soldados que foram feridos MAS QUE NÃO PODEM VIVER COMO SE ESTIVESSEM MORTOS.

Aviva Senhor a Tua obra na minha vida!

4 comentários:

  1. Já com certa idade, fiz seminário e alguns cursosp/ aperfeiçoar-me na obra, depois de concluido os estudos pensei agora vou ser útil, mais útil na igreja. Ai uma pessoa que eu saiba(fora as outras que eu não sei) dizendo que o meus estudos não valem nada. Pronto já podem imaginar como eu me sinto dentro do corpo(igreja).
    Decepcionado com a igreja(denominação).

    ResponderExcluir
  2. Comecei no caminho do evangelho dentro da igreja aos 32 anos, firme e forte, cheio de entusiamos, e minha vida é marcada desde a infância por milagres de Deus na minha vida, inclusive já pude ter o enorme prazer de SONHAR COM JESUS CRISTO ME CURANDO de epilepsia quando tinha 4 anos, e acordei curado! Então, quando entrei para a igreja,e senti que era um passo definitivo, pois já havia tido outras experiências com igrejas evangélicas, mas dessa vez senti todo o universo dentro de mim, porque o amor de Deus habitava em meu coração! Sendo que, por ser um homem ocupado, eu não podia estar diariamente na igreja como o pastor queria, mas ia sempre que podia, o mais importante era que eu estava em paz com a minha consciência, me sentindo maravilhosamente bem diante de Deus! Orava como Daniel, confesso que eu estava vivendo um 3º Céu aqui na terra, comigo mesmo e com os meus familiares. Então pedi para o pastor me batizar, ele então falou:
    Se Jesus voltasse hoje, você ficaria! Nao posso te batizar porque você está na carne! - BEm, será que foi isso que felipe disse para o eunuco Etíope quando o mesmo quis ser batizado? Bem, nem precisa dizer, que isso foi um balde de água fria no meu ânimo de ficar dentro de igrejas, ao qual nunca fui muito fã, mas minha fé continua ativa! E louvado Seja o Senhor Santo Deus, Nosso salvador Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Amados irmãos em Cristo, a paz do Senhor Jesus!
    Se permitem, esboçarei algumas linhas. Em minha caminhada com Cristo, em meio a muitas lutas, perseguições, calúnias, invejas, divisão, fofoca (e tudo isso dentro da igreja) aprendi que, se olharmos para o homem logo cairemos e não conseguiremos subexistir, que dirá nos levantar.
    O mais importante em tudo isso é OLHARMOS PARA JESUS QUE É O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ, É NELE QUE TENHO CRIDO; ATRAVÉS DELE, POR ELE E PARA ELE QUE TENHO VIVIDO. Já tive também muitas decepções dentro da igreja (e as tenho até hoje), mas continuo pertencendo à uma igreja local, pois esta é uma das ordens de Cristo. Vivo para Cristo, vivo para honrar, obedecer e servi-Lo. Nosso foco não deve ser fazer a obra dentro da igreja, isso não é o mais importante, já tem que o faça (afinal, é isso que a maioria das pessoas quer). Nosso alvo deve ser sempre buscar a direção do Espírito Santo para saber onde Ele nos quer usar. Tenho certeza que existe muita coisa a fazer fora da igreja, onde as pessoas não querem ir. Tenho curso de Teologia e chamado para o pastorado. Por igrejas que passamos (eu e meu conjuge) Deus mandou que fôssemos ungidos ao pastorado e até hoje isso não aconteceu, mas, Deus sabe porque. Enquanto nos preocupávamos com isso, parece que as coisas não aconteciam. Depois que compreendemos que o propósito de Deus é usar todo aquele que se dispuser em Suas mãos tudo começou a acontecer. Jesus nos quer como meio para salvar as almas que estão perdidas e cuidar e delas. O mais importante em tudo isso não é um título, um cargo ou uma posição. É deus que nos levanta e nos capacita. O mais importante de tudo é OLHAR PARA O ALVO QUE É JESUS CRISTO. Não devemos viver em função da igreja, não devemos viver nos limites da igreja, mas devemos ir além e viver em função de Cristo que é sem limites e quer nos usar muito além do que podemos imaginar. Vamos deixar de olhar para as pequenas coisas que querem nos impedir de crescer espiritualmente e começemos a viver no espírito e buscar através do Espírito Santo a direção que Deus quer nos dar.
    Amém.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pelo texto.. mas é uma situação bem complexa essa.
    Pq voltar para Deus é um desejo, mas voltar para a Igreja local ou no sentido geral, que te decepciona, eh dificil.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir