segunda-feira, 25 de maio de 2009

Achar uma boa igreja... que difícil!


Como está difícil hoje de frequentar uma boa igreja. Vou descrever a minha frustração e peço aos amigos que orem por mim.

A IDOLATRIA PERSONAL

Aqueles que estão no palco, chamado de altar, no púlpito viraram estrelas e receberam auréolas por parte do povo que fica sentando embaixo esperando que de cima venha orientação sobre como deverão adorar a Deus naquela reunião e o que devem falar um pro outro e pra Deus. Falamos coisas que os outros pensaram e sentiram, não o que estamos passando e pensando. E se o culto não foi "quente, animado" a culpa é dos líderes.

Essa idolatria, é claro, vem de baixo pra cima. Os espectadores do culto jogam pra cima dos seus líderes a expectativa de que eles tragam Deus para aquela reunião.

Eles também terceirizaram a comunhão diária com Deus, o evangelismo, a preocupação com os pobres, a ajuda a missões etc para os líderes.

Eles acham que seus líderes são mais santos que eles, que oram mais, que sabem mais da Bíblia, que evangelizam, que são melhores maridos, melhores pais, melhores em tudo. Não é por acaso que boa parte das mulheres da igreja se apaixonam por seus líderes e pastores. Resumindo, são homens de Deus.

Tudo isso, porém, é só fachada. E não é por dolo dos líderes, eles não fazem isso pra realmente enganar as pessoas, mas isso acontece com os membros das igrejas e os líderes aceitam essa reverência em nome de uma autoridade espitirual e o ciclo narcisista cresce dentro da igreja. Mas a decepção tem hora marcada.

A busca por estar em evidência no palco corrompe a simplicidade de servir e ministrar ao Senhor. Mas isso tudo acontece com conivência de todo mundo.

Fora isso temos os líderes que exercem com dolo a sua autoridade abusando das pessoas, obrigando-as a servirem-lhes e as oprimindo por se acharem donos dessas ovelhas. A autoridade vira autoritarismo e os membros ficam escravizados por medo de se rebelarem ou serem amaldiçoados se saírem daquela maldita igreja.

Em Limeira - SP, a igreja Cruzada é uma das maiores da cidade, é controlada por uma pastora que usa esses instrumentos de manipulação com sua membresia. E o povo é conivente com esse absurdo em nome de Jesus por causa da forte idolatria arraigada nos seus corações.

Veja mais sobre esse assunto no tópico: IDOLATRIA: Esse assunto é com você!

OS DÍZIMOS E OFERTAS

Meu Deus, é realmente constrangedor estar na maioria das igrejas evangélicas na hora de coleta de ofertas e dízimos. Os pregadores vão desde apelo emocional ao sentimento de culpa, desde o desejo de ser abençoado como a tentativa louca de não ser amaldiçoado.

E o uso desse dinheiro é cada vez menos mostrado.

Quando eu era pequeno, as igrejas mostravam um balancete de tudo o que entrava e tudo o que gastavam. Isso era deixado no mural de entrada. Hoje tudo fica só na confiança de que deu seu dinheiro pra Deus e o que vão fazer disso é problema dos pastores.

A PREGAÇÃO

É difícil achamos alguém que não pregue sobre prosperidade e sucesso. Mais difícil ainda é quem pregue sobre algo que seja contra sim mesmo ou que admita culpa ou responsabilidades.

Quando se prega arrependimento normalmente é para os outros, não para nós. E o arrependimento tem a ver com segundas e terceiras intenções, como de arrecadar mais dízimo e o de chamar mais gente pra igreja, entre outros exemplos.

Nas igrejas com células é difícil ouvir uma mensagem sobre Jesus. Sempre estão falando de multiplicação, de adição, de divisão... cuja mensagem deve ser martelada vez após vez, que falta espaço para outros temas e personagens.

É difícil acharmos igrejas que não falem sobre o diabo muito, muito, muito mais do que se fala em Jesus. e que se ora muito, muito, muito mais contra o diabo do que para Deus. Nessas o diabo tem destaque central. Se você ver um teatro nessa igreja notará que 90% da peça tem o diabo como ator pricipal e Jesus aparece somente no final da festa para delírio de todo mundo.

Também nessas igrejas o modelo de testemunho é o mesmo. Passam 1 hora e meia falando de como eram quando o diabo lhes comandava a vida e nos últimos cinco minutos do testemunho falam de Jesus. Nessas igrejas quanto pior é o melhor.

O CULTO

O culto na maioria das vezes é um show gospel onde as pessoas vão se apresentar. Em algumas igrejas tem grupo de dança, em outros teatro e por aí vai.

O culto sem sua direção, sua liturgia que todos sabem como vai funcionar e nenhum elemento, natural ou espiritual deve atrapalhar essa "santa" liturgia.

Nas igrejas de células muitas vezes temos a celebração dos irmãos que mais se destacaram nas suas células e redes e tudo isso baseado na motivação pela meritocracia. Tudo muito empresarial, tudo muito parecido com McDonalds.

A FREQUÊNCIA

Grupos de góticos, Emos, roqueiros, prostitutas, bêbados, homossexuais são pessoas indesejáveis nesses lugares. Eles distoam tanto que atrapalham a concentração a Deus.

Gente diferente nos cultos atrapalha tudo. As orações mudam, muda uma e outra música, e até a pregação muda.

É difícil não sentir o forte sentimento de preconceito e desprezo.

AS AMIZADES

Meu Deus, como são importantes as amizades. Mas como é complicado você ter amigos de outras igrejas, principalmente você sendo casado. Normalmente as pessoas tendem a se relacionar somente com o grupo em que participam, até pela quantidade de tempo.

Como são importantes a convivência com pessoas que participam da sua vida, que você pastoreia e é pastoreada por elas. Você se sente amado e pode amar.

O grande problema é que na maioria das igrejas esse amor é muito superficial e não resiste a uma saída de igreja, se você saiu, perdeu os amigos.

Mas como não sentir falta dos amigos e irmãos que sentam à sua mesa e você pode abrir seu coração? Pode abrir seus problemas e sentir o cuidado deles com seus filhos, com sua esposa, com seu casamento.

Isso não tem preço.

Por isso, acho que vale a pena nós fecharmos os olhos para algumas das coisas indigestas nas igrejas, e mesmo assim frequentá-las. Precisamos estar unidos aos irmãos e com eles ir além e granjearmos amigos nessess lugares.

Ficar sozinho é triste, e você pode fazer pouca coisa sozinho. Vários irmãos juntos podem multiplicar ações e produzir coisas mais relevantes.

Ah, como eu gostaria de poder reunir com vocês que acessam o meu blog e pudéssemos passar um dia conversando sobre nós e sobre as coisas de Deus e orarmos juntos!!!

Quem sabe poderíamos adorar a Deus juntos e até construirmos algo que fosse além dessa estrutura impessoal da internet.

Pois bem, eu tenho esse sonho e esse desejo. Se você é assim também, que tal criarmos uma lista ou um grupo onde possamos nos conhecer?

Sugiro este grupo do Google: http://groups.google.com/group/impacto-da-graca onde você poderá entrar, participar e poderemos nos conhecer também.

o link da nossa comunidade no orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87868320

Gostaria realemnte de te conhecer.

Grande abraço

Um comentário:

  1. nao existe igreja boa, e para falar a verdade nao existe igreja na maneira que voce pensa, pois igreja nao é um lugar ou um predio com CNPJ, igreja sao as pessoas salvas por Jesus

    ResponderExcluir