sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A Injustiça da Graça

Mateus 20:1-16 - A parábola dos trabalhadores e das diversas horas do trabalho.

"PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha..."

O texto acima é o primeiro versículo desta parábola. E a pergunta é: Por que o reino dos céus é assim? Quais as características do reino dos céus nessa parábola? O que é que tem nesta parábola que é do céu?

Nós vemos trabalhadores trabalhando o dia inteiro das 6 da manhã às 6 da tarde ganhando o que tinham contratado com o dono. E temos também aqueles que trabalharam a partir das 9, das 12, das 3, e das 5 da tarde.

O dono decidiu pagar todo mundo como se tivessem trabalhado o dia inteiro. É nisso que está o reino dos céus: Ninguém recebe segundo o que se faz, mas segundo a bondade do Senhor. O curioso é que o dono da vinha pagou os últimos em primeiro lugar aos olhos de todo mundo.

O interessante é que a situação é idêntica ao filho mais velho da parábola do filho pródigo, de Caim e sua oferta, de Marta em seus afazeres, de Simão o fariseu leproso de Betânia. Os trabalhadores que receberam o que lhes era justo, o que fora combinado ficaram com ciúmes dos que não ralaram tanto quanto eles.

Então temos algumas considerações a fazer:

1) Causa e efeito não tem nada a ver com a graça de Deus. Na graça de Deus você colhe o bem que não plantou, e não colhe o mal que plantou.

2) Enquanto alguns ficam constrangidos com o imenso amor de Deus demonstrado por sua graça sobre alguns, ela provoca inveja mortal em outros.

3) Se houver confiança no amor de Deus você nunca precisa esperar a justiça de Deus, mas a justiça injusta que é chamada GRAÇA.

4) O pior que podemos receber de Deus é a justiça.

5) Um coração maligno é revelado através da graça manifesta na vida de outros.

6) A maioria das brigas com Deus só acontecem por causa da inveja que temos em relação a outras pessoas. A referência aqui não é a bondade de Deus, mas o que acontece comigo e o que acontece com os outros, principalmente de bom. E nesse casos sempre o critério é a justiça própria.

7) Se permanecermos assim como os trabalhadores do dia inteiro na presença de Deus, será bom pra nós?

Uma dica e conselho: Faça as pazes com a sua situação. Se aconteceram coisas ruins com você e com outros coisas boas, isso não indica preferência ou amor de Deus por você. Principalmente porque em toda sua vida você também recebeu coisas boas enquanto outros estavam enfrentando problemas.

Confie que DEUS É AMOR, e por ser amor Ele sempre cuidará de você da melhor forma, mesmo que coisas ruins aconteçam na sua vida. Deus sempre tem o melhor pra você, mesmo que seja uma palmada no traseiro.

Leia o texto
A bênção da dor e pacifique seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário