quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DEVO ORAR PELO QUE MESMO? por Carlos Bregantim


No abrir das cortinas para o espetaculo que é a vida e a chegada de mais um ano, 2010, fechando a primeira década do século 21, o mundo se viu obrigado a contabilizar mais destas tragédias que permanece em nossas mentes por dias, semanas e meses.

Haiti, Angra dos Reis, São Paulo, Nigéria, Peru e outras tantas cidades, regiões do mundo todo, afligidas por'reações da natureza, mostrando toda nossa fragilidade como habitantes deste universo escondido nas enormes mãos do Criador, o Deus Eterno.

Mais que todo prejuízo por conta das perdas e destruição, todos ficamos mais pobres de pessoas, gente, seres humanos que foram tragados e encontrados pela inimiga maior, a morte.

O choro, os gritos, o desespero, o medo, estampados nos olhares e gestos dos sobreviventes, eu e você, inclusive, fazem parte da tela que poderia ser pintada por um artista contemporaneo.

É maravilhoso assistir e participar da mobilização solidaria, que, fosse constante, isto é, todos os dias, independente de tragédias, teríamos um mundo mais justo.

Nestes primeiros dias de 2010, peguei-me perguntando ao meu coração entristecido, a minha alma angustiada, ao meu espírito aflito; QUAL TEM SIDO O CONTEÚDO DAS MINHAS ORAÇÕES?

Pergunto-me e continuo a perguntar; PELO QUE EU TENHO ORADO MESMO?

QUAIS SÃO OS MOTIVOS PELOS QUAIS TENHO ME COLOCADO DIANTE DO ETERNO?

Considerando que boa parte do conteúdo das minhas orações são "umbilicais", isto é, tem a ver diretamente comigo e minhas necessidades. Minha saúde que não anda la aquelas coisas. Meu trabalho diário que envolve o cuidado de pessoas, mas, também envolve os recursos para o sustento da minha casa.

Tem a ver com minhas preocupações com a minha família. Com a Lau, sua saúde, suas atividades profissionais que contribue diretamente com o sustento da família. A viagem da Carol para a Irlanda ( estudo e trabalho ) . O trabalho do Filipe e suas expectativas de se colocar no mercado do entretenimento como artista circense.

Tem a ver com meus pais, avançados em idade e vivendo suas dores diárias.

Tem a ver com meus irmãos e suas famílias. Cada um correndo atrás do melhor para os seus, de modo que, quando eles estão bem, fico bem também. Quando não, eu também não.

Tem a ver com os da família da Lau e com a extensão deste clã familiar enorme que está a minha volta.

Tem a ver com meus amigos, alguns bem próximos, outros nem tanto, mas, são amigos e preocupo-me com eles.

Sem querer ir mais longe nesta elocubração, percebe como minhas preocupações são "umbilicais"?

Percebe como na verdade estou preocupado comigo e o que me diz respeito e a minha família e amigos?

Percebe como sou egoísta, egocêntrico e dedico a maior parte de minhas orações a mim mesmo e aos que me interessam e quero bem?

Todos temos abrigo, pão sobre a mesa, recursos mínimos, mais temos. Não perdemos ninguém a não ser por morte natural e por já terem concluído seu tempo na terra.

Todos desfrutamos quando queremos do aconchego familiar.

Pra resumir, A TRAGÉDIA NÃO BATEU A NOSSA PORTA. E, claro, por isto sou grato, alias nem sei como agradecer tamanha graça e misericordia por parte do Senhor, o Eterno.

Comparando a minha vida com as vidas dos que perderam tudo, incluindo, suas famílias e amigos.

Comparando a minha vida com os que, como na Nigéria, tem entregue seus filhos para serem mortos por causa da estupidez religiosa de "pastores evangélicos".

Comparando minha vida com as vidas dos miseráveis deste mundo pobre.

Pergunto-me:

DEVO ORAR PELO QUE MESMO?

Concluo apelando ao meu coração egoísta que:

SEJA MAIS MISERICORDIOSO
QUE CRESÇA EM COMPAIXÃO PELO OUTRO.
QUE SEJA AGRADECIDO E DADO AO SERVIÇO AO OUTRO
QUE NUNCA SE APEGUE AOS VALORES TERRENOS.
QUE NÃO SE ENTREGUE AS PAIXÕES DESTE MUNDO.
QUE NÃO GASTE TEMPO COM MELINDRES.
QUE AME ÀS ULTIMAS CONSEQUENCIAS.
QUE PERDOE DE MANEIRA EXAGERADA
QUE CAMINHE PELO MUNDO FAZENDO BEM

DEVO ORAR PELO QUE MESMO?

PELOS HAITIANOS, NIGERIANOS, PAULISTANOS AFLIGIDOS E OS POBRES, ÓRFÃOS, VIÚVAS, PEREGRINOS, DESTERRADOS, E EXCLUÍDOS DO MUNDO.

Hoje, como continuo "umbilical" nas minhas orações, o melhor é fazer UM LONGO SILENCIO.

Depois deste LONGO SILENCIO, servir ao outro, seja que outro for este.

Depois disto, pensar mil vezes antes de dizer qualquer palavra em oração ao Eterno, pois, não posso usar o Nome dEle em vão.

Graça, paz & bem.

Bjs fraternos.

Carlos Bregantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário