sábado, 5 de julho de 2008

A ESCOLHA DE SOFIA - Aborto de um filho


Amado Caio,

Me sinto num inferno. Sou evangélico desde pequenininho, tenho 37 anos e sou casado com uma missionária de 38 anos, e que ama muito a Jesus. Temos um filhinho e descobrimos que estamos grávidos de uma menininha com 13 semanas e que é portadora da síndrome de Down. O mundo desabou sobre nossas cabeças. Procuramos um psicólogo amigo, que é cristão, e ele nos ajudou a decidir por interromper a gestação, pois o nascimento traria muito mais dor, tanto para nós quanto para o neném. Apesar de nosso lado racional dizer que realmente é melhor esta interrupção, nossos sentimentos estão terrivelmente abalados.

Será pecado? Temos este direito? Se Deus é soberano, pode nos impedir de agir errado (oramos pedindo que Ele assim fizesse). Também orei pedindo perdão a Deus pois fiquei muito bravo com Ele, por permitir que isso ocorresse com minha esposa, uma mulher que o ama tanto (sei disso muito bem, pois convivo com ela o suficiente para saber).

Estou muito confuso e com minhas emoções latejantes. Preciso que me diga se posso livrar minha filhinha de uma vida de preconceito, tratamentos dolorosos e morte prematura. Por favor, me ajude a ter paz! Em Cristo
________________________________________________________

Resposta:

Meu amado irmão: Graça e Paz!

Sinceramente esta é uma carta que eu não gostaria de responder, ao mesmo tempo em que não posso deixar de faze-lo. Já tive que ordenar uma ação médica em razão de risco de vida para a mãe de meus filhos no ano de 1978, e, mesmo sabendo que era a coisa certa a fazer, não deixei de sentir as angustias decorrentes da decisão. No meu caso, entretanto, tais angustias não tinham nada a ver com Deus, mas apenas com as minhas afetividades paternas. Além disso, tive também que literalmente enterrar dores feitas corpos de irmão e filhos.

Quando eu tinha 21 anos meu mano de 19 anos partiu num acidente de carro. Lembro-me que até cerca de 5 anos após a partida dele eu ainda me apanhava chorando de saudades. Quando tinha uns 23 anos tive que enterrar um filho homem, que nasceu prematuramente, viveu umas 7 a 8 horas, e foi morrendo bem diante de meus olhos, sem que eu pudesse fazer qualquer coisa para impedir. Ganhou nome e foi sepultado como Luiz Fernandes D’Araújo, e seus restos repousam na tumba de minha família em Manaus. Todavia, a pior de todas as dores eu vim a conhecer no dia 27 de março de 2004, quando meu filhote Lukas, de 22 anos de idade, foi levado aos olhos dos irmãos, quando um carro que vinha a cerca de 150 Km por hora, apenas “triscou” nele, arremessando longe, e, por cujo trauma, ele abriu os olhos diante da face de Cristo, seu Senhor e Salvador. Celebrei sua vitória, conforme o Apocalipse. Mas chorei e choro as minhas dores, conforme as limitações de meu ser tão pequeno e tão cheio de saudades.

Sobre sua questão, se é pecado ou não, digo-lhe, com minha consciência limpa diante de Deus, que se eu estivesse em situação semelhante, com todas as dores desta vida, ainda assim aceitaria a sugestão do psicólogo e cristão. E por quê? Ora, é que o ato homicida no aborto é aquele praticado com descaso e frieza por aqueles que transam irresponsavelmente e decidem descartar as eventuais situações de gravidez como quem se livre de um “Absorvente menstrual”. Essa, no entanto, não é a situação de vocês. Ao contrário, Deus vê a angustia de suas almas e o amor que vocês já têm por esse rebento que foi formado com uma deficiência de natureza irreversível, a qual, foi antecipadamente revelada a vocês, pondo-os diante de uma terrível “Escolha de Sofia”.

Creio que há duas situações nas quais levar uma gravidez desse tipo até o fim é objeto de aceitação, e que pode virar até mesmo em alegria e contentamento. A primeira é quando o casal não sabe e tem o filho com tal deficiência. Conheço muitos pais com filhos portadores da “Síndrome de Down” e que reportam o fato de que tais crianças são alegres e felizes, embora cria-las mude toda a vida do casal e da família, sem falar que na adolescência, com o aparecimento dos impulsos sexuais, em geral os portadores da síndrome manifestam intensa energia de natureza sexual, nem sempre fácil para os pais quanto a fazer a gestão de tais impulsos e suas práticas.

A segunda situação é quando, uma vez informados da gravidez existente em tal estado, o casal sente o desejo e o impulso de não interromper a gravidez, embora avisados das dificuldades inerentes a tal situação. No entanto, se o casal foi informado durante a gestação, e se angustia com o que será de suas vidas e da vidinha da criança, a menos que surja uma súbita convicção da parte de Deus no coração, o que deve ser feito é o que vocês fizeram. Creio também no Deus que vê o coração, e que não julga como julga o homem, e que sabe com que coração vocês tiveram que fazer isto. Pecado, meu irmão, é ter filhos sem amor, é deixa-los crescer sem afeto, é não educa-los na justiça e na misericórdia, e, sobretudo, é chamá-los à existência sem que se tenha a disposição em amor quanto a cuidar deles; e isso todos os dias da vida que sobre a terra nos for dada viver.

Pecado não é abortar a criança que nasceria sem meios de viver a vida com independência, sendo que tal decisão foi objeto de dor e tristeza (Deus vê) por parte dos pais. Não! Pecado é gerar filhos que existem como abortos vivos no chão da Terra. Quanto ao mais, meu querido amigo, cuide bem de sua esposinha, encha-a de amor e carinho, e, tão logo quanto seja possível, busquem juntos ter um outro filho. Agora, no entanto, é hora de vocês se cuidarem, posto que muitos casais, uma vez tendo que lidar com algo tão traumático e considerado algo “moral”, tendem a entrar um processo de “acusações”, gerando um clima que não raramente azeda o casamento, e, vez por outra, desemboca em separação.

Portanto, nada de ficar tentando entender a situação, e, menos ainda, nada de ficarem trocando culpas ou fazendo exumação acerca da decisão tomada. O que tanto você quanto a sua esposa precisam saber é que nesta vida, no chão dessa Terra caída, onde nascem aberrações — “cardos e abrolhos”—, ninguém tem a chance de poder fazer o tempo todo apenas as coisas boas e ideais. Sim, porque num mundo caído não existe a harmonia da criação que permita que, à semelhança do Éden, se possa apenas escolher entre o bom e o bem. Não, meu mano! Neste mundo caído a ética não é uma linha horizontal, mas sim uma linha vertical. Ou seja: se o mundo não fosse caído, nada estaria em choque no nível horizontal da existência, não havendo, portanto, necessidade de se escolher, muitas vezes, não entre o bom e o ótimo, mas sim entre o péssimo e o ruim. Nesse caso, a ética segue uma hierarquia de valores verticais, em razão de cuja realidade, muitas vezes, a gente tem que fazer “Escolhas de Sofia”, decidindo qual dos filhos salva; ou, então, tendo que escolher se salva dez crianças morrendo ou duas também morrendo.

Ora, quem escolher salvar as dez crianças, sofrerá pelas duas que morreram. Mas se decidir salvar as duas crianças, viverá com os gritos das dez que morreram sem ajuda. Exemplo: Imagine-se num paredão inclinado a uns 45 graus. Você está de sunga. Vai derrapar mesmo...não tem como evitar o escorregão...você já está escorregando...e vê que o paredão todo está crivado de cacos de vidro. Mas lá em baixo há um lago, e se você saltar, você poderá cair direto na água. Há riscos. Você não sabe a profundidade da água. Uma dúvida: será o lago profundo? Uma certeza: se eu escorregar daqui até em baixo, passando por todos esses cacos, chegarei completamente esfolado, com ferimentos em todos os lugares...e muita perda de sangue!

O que você, instintivamente, fará?

1. Escorregará por todo o trajeto de vidros, esfolando-se?
2. Saltará o mais rápido possível para dentro da água, fazendo o possível para cair sem afetar o pescoço?

Responda para você mesmo... Aí a decisão é pessoal! Minha escolha instintiva seria sempre a segunda. No barranco ou no precipício, o nome disso é acidente. Na vida, segundo os homens, esses acidentes têm valor moral, ético e são objeto de um juízo humano. Então, quando você tem que escolher entre o ótimo e o bom, você é um abençoado. Mas quando você tem que escolher entre morrer ou viver, você á chamado de desgraçado. Mas, eu garanto: se você estiver derrapando no caco de vidro ladeira abaixo, não pense duas vezes: pule na água. Água, é sempre água. Vidro, é sempre vidro. Os outros, são sempre os outros. Mas você, é só você. A vida é sua. E é para Deus que você dará conta dela!

Assim, meu mano, confie no amor de Deus por você, e saiba que se eu entendo você, Ele entende você mais do que você pode saber o significado de tal entendimento. Foi somente quando eu decidi crer de todo o coração que Deus “sabe”, e sabe com verdade e amor quem eu sou e o que existe em meu coração; e que Ele não é moralista em seu saber, posto que a verdade não é moral, mas apenas verdade — foi então que fui aprendendo a andar em paz, até quando o mundo inteiro diz que estou errado; pois, eu sei que o exercício da justiça e da verdade, conforme a consciência e o testemunho do Espírito em nós, nem sempre é algo visto como moral pela maioria dos cegos guias de cegos.

Minha oração é para que o Espírito de Jesus dê paz a vocês, e que o amor Dele em seus corações cresça mais e mais, até ao ponto em que vocês sejam surpreendidos com o fato de que tragédias acontecem também a fim de que nosso coração, pela dor, aprenda a misericórdia e a humanidade. Receba todo meu carinho e amor! Que Jesus faça cafuné na alma de vocês dois. Sim, que o Espírito de Graça se derrame sobre vocês hoje!

Nele, em Quem o coração é o lugar de toda a verdade que em nós concerne somente a Deus,

Caio

http://www.caiofabio.com/novo/caiofabio/pagina_conteudo.asp?CodigoPagina=0185100004

2 comentários:

  1. Meus amados irmãos a paz esteja com vosco !!!
    Sei que vocês por serem evangélicos tens conhecimento da palavra de Deus o primeiro andamento nos ensina amaras o senhor teu Deus de tudo teu coração de toda tua alma e de tudo o teu espírito e o segundo mandamento semelhante a este é amaras teu próximo como até mesmo.
    Eu pergunto a vocês meus irmãs se vocês amam a Deus como são capazes de rejeitar um filho que Deus o permitiu que vocês tivessem eu pergunto a vocês meus irmãs também se o senhor nos ensina a amar o próximo como sou capaz de tirar a pro pia vida do meu próprio filho?
    Eu quero q vocês se perguntem o que é amar, amar é matar ? O senhor diz quem tentar saúva sua vida perde-la-a mas aquele que tiver sacrificado sua vida por minha causa, recobrala-a diz o senhor .
    E vocês estão realmente dano a vida por esta criança por esta alma?
    O senhor vem nos dizer que quem ama não mata, e vocês dizem que são evangélicos e eu creio que vocês tem conhecimento da palavra como cão capazes de ter duvidas de ter ou não ter o filho de vocês?
    Vejam bem eu tenho o conhecimento de um caso que aconteceu na minha família que uma prima minha teve câncer e no período que ela ia fazer radio terapia ele engravidou e então ela foi a o medico pra falar que estava grávida o medico respondeu para ela o seguinte que se ela continuasse com a gravidez a criança poderia ser a tingida pela radio terapia e ele mandou ela escolher ou a vida dela ou da criança e a escolha dela foi optar pela criança e a parti deste momento Deus o abençoou e ela teve seus filhos e ela foi curada da sua enfermidade...
    Pois bem meus irmãs o que tenho pra falar pra vocês é isso Quem ama não mata mas dar a vida pelos seus diz o senhor Jesus cristo!!!
    Salmo 1,v 2
    Feliz a que Le que se compraz no serviço do senhor e medita sua lei dia e noite.
    Escrito por – Bartolomeu, Bertino e Severina cleia !!!

    ResponderExcluir
  2. Meus amados irmãos a paz esteja com vosco !!!

    Sei que vocês por serem evangélicos tens conhecimento da palavra de Deus o primeiro andamento nos ensina amaras o senhor teu Deus de tudo teu coração de toda tua alma e de tudo o teu espírito e o segundo mandamento semelhante a este é amaras teu próximo como até mesmo.
    Eu pergunto a vocês meus irmãs se vocês amam a Deus como são capazes de rejeitar um filho que Deus o permitiu que vocês tivessem eu pergunto a vocês meus irmãs também se o senhor nos ensina a amar o próximo ,como são capazes de pensar de tirar a própria vida do seu filho?
    Eu quero que vocês se perguntem o que é amar, amar é matar ? O senhor diz quem tentar saúva sua vida perde-la-a mas aquele que tiver sacrificado sua vida por minha causa, recobrala-a diz o senhor .
    E vocês estão realmente dano a vida por esta criança por esta alma?
    O senhor vem nos dizer que quem ama não mata, e vocês dizem que são evangélicos e eu creio que vocês tem conhecimento da palavra como cão capazes de ter duvidas de ter ou não ter o filho de vocês?
    Vejam bem eu tenho o conhecimento de um caso que aconteceu na minha família que uma prima minha teve câncer e no período que ela ia fazer radio terapia ele engravidou e então ela foi a o medico pra falar que estava grávida o medico respondeu para ela o seguinte que se ela continuasse com a gravidez a criança poderia ser a tingida pela radio terapia e ele mandou ela escolher ou a vida dela ou da criança e a escolha dela foi optar pela criança e a parti deste momento Deus o abençoou e ela teve seus filhos e ela foi curada da sua enfermidade...
    Pois bem meus irmãs o que tenho pra falar pra vocês é isso Quem ama não mata mas dar a vida pelos seus diz o senhor Jesus cristo!!!
    Salmo 1,v 2
    Feliz a que Le que se compraz no serviço do senhor e medita sua lei dia e noite.
    Escrito por – Bartolomeu, Bertino e Severina cleia !!!

    ResponderExcluir