quarta-feira, 1 de abril de 2009

A força que vem da dor!


Sempre cri em cura divina e na confissão positiva (poder das palavras) e até hoje acredito, mas não com a mesma ênfase. Creio sim que Deus cura, mas que também ele põe de cama, de que ele salva de uma situação de perigo, tragédia ou risco de vida mas que também ele deixa morrer. E tudo isso não o diminui, nem contradiz o que a Bíblia fala dele.

Que diria o irmão que crê que quando alguém morre é o diabo que matou, quando lê o Salmos 116:15 - "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos"!?

Mas não é sobre isso que quero falar hoje, é sobre a nossa impotência sobre alguns fatores da vida, por exemplo, na dor, na depressão.

Quando somos despedidos da empresa, acabamos um namoro ou casamento de longos anos ou intenso, quando morre algum ente muito querido e próximo, quando ficamos doentes de cama... nosso força se vai, nossos pés perdem o chão, nem força pra orar muitas vezes temos, e a tristeza vem e a vemos, mas não temos ânimo de resistir a ela.

Depressão não é só o mal desse século, nem um demônio do inferno, é também uma doença qualquer, daquelas que se pode tirar muito ensinamento.

Quando bate a depressão, seja por qualquer motivo, nossos esforços espirituais de oração, jejum, ir à igreja trocam de lugar por choro, sentimento de angústia e vontade de dormir. O cansaço vem de dentro e cada vez que respiramos parece que o suspiro é mais profundo.

Quem pode te livrar disso? Qual atitude sua pode te livrar disso? Quais das suas ações farão de novo arrumar um serviço, vencer a dor do ente perdido, restabelecer a saúde e auto confiança perdida?

Podemos mandar currículo, procurar reconciliação, tomar remédio, ir ao médico, pedir oração, mas não é só por fazer isso que um problema se resolve, vários fatores devem acontecer juntos para a solução. Todos nós já passamos por situações assim, e quem nos livrou? O que foi decisivo para nossa recuperação? A maioria de nós não terá essa resposta, porque mesmo quando queremos tomar uma posição nesse momento de depressão, tem pouca influência na real mudança de todo o cenário em que estamos vivendo.

A maioria de nós vai concordar que simplesmente passou, nem sabemos quando, nem sabemos o que foi decisivo para isso acontecer... mas passou.

E como passou quero dizer a todos os que estão em depressão com todos os sintomas, e por todas as situações já descritas: O seu problema vai passar, mas o amor de Deus por você nunca passará! Hoje mesmo você pode contar com esse amor, porque ele não está dependendo da sua oração diária, nem da sua leitura da Bíblia, nem do seu jejum, nem das suas boas ações.

Papai se preocupa com você sim! E sabe, muito melhor que você ou qualquer outra pessoa, como cuidar de você! Acredite que o amor de Deus é maior que o amor do seu pai ou mãe que está nesse momento preocupado contigo. Acredite que o amor de Deus é muito maior que o dos seus filhos ou amigos com relação ao seu problema.

Deus te ama muito mais que eles! MUITO MAIS! E Ele pode todas as coisas, Ele é Todo Poderoso e pode acabar com o seu problema agora!

E porque não acaba? Por que muitas vezes, a dor ensina mais do que a alegria.

A dor nos ensina a nos manter vivos em situações de perigo, a nos preservar em situações de indisciplina, a nos dar o tom do crescimento que, quer de estatura quer de músculos, só vem com a dor.

Assim também o crescimento emocional, intelectual e espiritual vem com dor. Dores de todo o tipo. Pessoas maduras são pessoas de dores, que sabem o que é sofrer. Não é a toa que Jesus também foi um homem assim. Isaías o chama de homem de dores, desprezado, o mais rejeitado entre os homens e experimentado nos trabalhos.

Em Hebreus diz que ele aprendeu a obediência por aquilo que ele padeceu.

Lembrando que Ele mesmo recebeu um Nome acima de todo Nome, sabe quando? Leia lá em Filipenses, depois da sua morte, e morte de cruz.

E porque não acaba? Por que quando SEMPRE temos de tudo do bom e do melhor isso não nos faz mais amorosos, mais tolerantes, mais misericordiosos.

A vida fácil, a prosperidade constante e a falta de problemas na vida cria pessoas mais arrogantes, prepotentes, achando que tem o que tem porque Deus tem abençoado elas por causa de tê-lO agradado. E se alguém está doente ou passando por dificuldades financeiras é por causa de pecado, por não dar o dízimo ou não fazer COMO ELAS.

Crianças que nunca ficaram doentes não tem anticorpos para resistir às doenças. A dor que a febre traz é o trabalho no aumento da resistência do corpo. Crianças que sempre têm tudo o que querem se tornam mimadas, insuportáveis, mesquinhas e insubmissas às autoridades.

E porque não acaba? Por que quando as pessoas passam por problemas difíceis, elas têm maior facilidade de se solidarizar com as pessoas com os mesmos problemas. Não é à toa que os que mais ajudam os pobres são os próprios pobres. Dor gera empatia.

E imagine só, que todo esse cenário de dor, de tragédias, de pobreza consegue produzir o maior dos dons de Deus: o AMOR. Somente a compaixão produzida em pessoas que passaram por muita dor é que pode contribuir para que o AMOR exista nesse mundo.

E porque não acaba? por que coisas boas e ruins acontecem a todo mundo e a todo tempo, a crentes e não crentes, quando estamos de bem com Deus e quando estamos em pecado, a ricos e pobres, a todos de todas as religiões do mundo.

Você já percebeu algum dia em que você não estava de bem com Deus e mesmo assim algo de bom aconteceu na sua vida? Será que foi o diabo que te mandou algo de bom pra te abençoar, ou foi um pai que entende todos os seus dilemas e nem por isso separa você do amor Dele?

Você também já percebeu que, naquele período que você estava jóia com Deus, e aconteceram problemas, e com certeza você jogou nas costas do diabo? Não vou te dizer que foi Deus quem te mandou o problema, mas quero ressaltar que coisas boas e ruins acontecem com todas pessoas a qualquer tempo.

Ah, e mesmo que tenha sido o diabo, quem é ele para te separar do amor de Deus? Quem é ele para tocar em você se Deus não permitir? Quem é ele para bater no filho de outra pessoa, sendo o caso um dos filhos adotivos de Deus?

CONFIE NO AMOR DE DEUS!

1) Ele te ama mais do que qualquer pessoa nesse mundo.
2) Você não está errado ou em pecado quando algo ruim te acontece.
3) Você não está separado do amor de Deus nem mesmo quando você erra.
4) Acredite que o amor Dele por você é verdadeiro, é real, é presente, é eterno e não depende de você.
5) Espere que esse seu problema vai passar, de graça. Faça o que for preciso, mas saiba que Ele, e só Ele coloca ponto final nas nossas lutas.
6) Aprenda com tudo o que está passando.
7) Olhe para as pessoas que estão passando o mesmo que você, e, ore por elas. Sua oração é mais forte e mais eficaz porque você entende a dor da outra pessoa. Sua oração vem de dentro de você. Isso é intercessão.
8) Ore por mim, porque estou escrevendo para você, passando por isso!
9) Enquanto espera o dia mau passar, confie no amor de Deus que te dará de graça o livramento.
10) Enquanto espera, compre uma pizza e um sorvete e aproveite comer com a sua família e amigos!

Amanhã é outro dia!

Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário