
1) Por que Deus se agradou de Abel e não de Caim?
Deus diz aquilo que é sem se preocupar com o que achamos. A escolha Dele é baseada Nele mesmo, não
Hebreus 11:4 – “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caím, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala”.
Caim | Abel |
Ofertou frutos da terra. | Ofertou o Cordeiro. |
Beleza e bom cheiro. | Sacrifício e fedor de sangue. |
Deu o seu melhor. | Deu o que Deus queria. |
Deu pra ser reconhecido. | Deu porque não poderia se dar |
Confiou na oferta que trouxe. | Confiou no outro que morreu. |
O sacrifício de Caim tinha beleza, cheiro, mostrando o seu melhor e isso fala de nossa adoração que exige roupas especiais, instrumentos diversos e caros, treinamentos e cursos, e platéia. Tudo é show, é visual, é organizado, é enfeitado, para atrair Deus.
Será que são estas vestes que Deus quer num culto pra ele ou são as vestes da sinceridade, do quebrantamento e do amor? Então pra que enfatizar um se o outro, e mais importante é renegado? Quantas famílias ou casais quebram o pau antes de ir à igreja, mas chegam lá de roupa nova e cheirosinhos e sorridentes para todos os irmãos?
Não acho que devem ir com roupa suja e ficar mal humorados, mas que isso não é o que Deus quer. Deus quer coração que o ama e o adora não cânticos e desempenho.
Você acha que pode atrair a Deus através de música, dança e teatro? Heheheheh, não pode ser que você acredita nisso! Bons cultos para a maioria das pessoas nada tem a ver com culto a Deus, porque a maioria gosta dos cultos shows que são feitas pra elas. Tanto é assim que saímos dos cultos dando notas para o louvor, para a pregação, para a dança, para o teatro etc.
2) A Graça revela o coração.
É isso mesmo, ficam felizes! Felizes por ser a oportunidade de mostrar do quanto são capazes, mostrar a todos como é mais ungido, mais treinado, mais espiritual, dá mais fruto, deixa o culto mais alegre etc.... etc.... etc...
Este tipo de coração não consegue confiar em Deus e não consegue vê-lo em Jesus, como também não conseguem ver a bênção na dor e humilhação. Isto porque a teologia que mais tem se disseminado nas últimas décadas tirou a dor, a doença, a pobreza, a fome do dicionário dos santos evangélicos. Tudo isso é para aqueles que não têm fé ou estão em pecado.
Hoje a igreja se tornou um clube ao invés de um hospital. Na igreja-clube todos querem ver os benefícios que a igreja-clube pode dar em troco de seus dízimos-mensalidades. E ninguém na igreja-clube quer ficar ouvindo de problemas, de tristeza, e palavra dura, querem algo que os motive a enfrentar a realidade do dia a dia. Se assim não for trocam de clube.
O coração e o sacrifício de Caim está ligado ao seu entendimento de Deus e seus propósitos.
3) E se Abel tivesse sua oferta rejeitada, como ele reagiria?
Salmo 28:1 – “A TI clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não suceda, calando-te tu a meu respeito, que eu me torne semelhante aos que descem à cova”.
Jó 1:20-22 – “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto, Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”.
Temos inúmeros exemplos que pessoas que acreditam no amor de Deus mesmo em meio às dores e problemas da vida. Isso dá conforto e fortalece o entendimento de que todas as coisas, de fato, cooperam para aqueles que amam a Deus.
Responda a essas perguntas:
(A resposta mostrará como é o seu sacrifício, se o do tipo de Caim ou de Abel.)
Como você reage aos seus sacrifícios rejeitados?
Obs: Leia os textos referentes à Arrependimento, isso ajudará a mudar seu entendimento a respeito de Deus e seus propósitos.
Estou muito contente...
ResponderExcluirPareçe que alguém ouviu o que "Papai" quis falar ao relatar em Sua Palavra sobre o sacrificio que O agrada...
Honestamente gostaria muito de ter entendido -biblicamente- oq quis dizer com "Deu porque não poderia se dar", mas mesmo assim valeu muito...