domingo, 17 de fevereiro de 2008

GRAÇA 5 – SACRIFÍCIOS AGRADÁVEIS A DEUS.

Gênesis 4:3-5a – “E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe, do fruto da terra, uma oferta ao Senhor. E Abel, também, trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura: e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou”.

1) Por que Deus se agradou de Abel e não de Caim?

Por mais de 4 mil anos não se soube por que Deus tinha agido assim.

Deus diz aquilo que é sem se preocupar com o que achamos. A escolha Dele é baseada Nele mesmo, não em nós. Foi assim com Abel e Caim, com Esaú e Jacó, com Uzá que segurou a arca e foi fulminado, a arca de Deus que foi tomada pelos filisteus, a morte de Estevão e de Jesus.

Só com a revelação do autor de Hebreus é que descobrimos o motivo.

Hebreus 11:4 – “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caím, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala”.

Os sacrifícios que oferecemos mostram o que cremos. No caso de Caim e Abel, temos:

Caim

Abel

Ofertou frutos da terra.

Ofertou o Cordeiro.

Beleza e bom cheiro.

Sacrifício e fedor de sangue.

Deu o seu melhor.

Deu o que Deus queria.

Deu pra ser reconhecido.

Deu porque não poderia se dar

Confiou na oferta que trouxe.

Confiou no outro que morreu.


O sacrifício de Caim tinha beleza, cheiro, mostrando o seu melhor e isso fala de nossa adoração que exige roupas especiais, instrumentos diversos e caros, treinamentos e cursos, e platéia. Tudo é show, é visual, é organizado, é enfeitado, para atrair Deus.


Com certeza você já se lembrou dos cultos evangélicos e católicos que primam pela aparência. Talvez tenha se lembrado também das frases a respeito de “vestir a melhor roupa para Deus” quando for ao culto na igreja templo.


Será que são estas vestes que Deus quer num culto pra ele ou são as vestes da sinceridade, do quebrantamento e do amor? Então pra que enfatizar um se o outro, e mais importante é renegado? Quantas famílias ou casais quebram o pau antes de ir à igreja, mas chegam lá de roupa nova e cheirosinhos e sorridentes para todos os irmãos?


Não acho que devem ir com roupa suja e ficar mal humorados, mas que isso não é o que Deus quer. Deus quer coração que o ama e o adora não cânticos e desempenho.


O sacrifício de Abel mostra a Graça revelada no primeiro sacrifício da humanidade. Ah, não foi o de Abel o primeiro sacrifício, e também não foi o de Caim, foi aquele feito em Gênesis 3:21 quando vestiu de peles Adão e Eva, e depois no de Abel.


Você acha que pode atrair a Deus através de música, dança e teatro? Heheheheh, não pode ser que você acredita nisso! Bons cultos para a maioria das pessoas nada tem a ver com culto a Deus, porque a maioria gosta dos cultos shows que são feitas pra elas. Tanto é assim que saímos dos cultos dando notas para o louvor, para a pregação, para a dança, para o teatro etc.


Ora, se o culto é para Deus quem deve dar nota é Ele, e não você! Ele pode ter gostado do que viu e ouviu ou não, e isso não te diz respeito, porque Ele sonda os corações e sabe o que cada um quer dar pra Ele naquela reunião.


2) A Graça revela o coração.


Caim ficou irado porque não foi reconhecido. Isso acontece sempre quando nos cultos shows nas igrejas empresas. A luta por ser reconhecido, por receber recompensa, por ser promovido é cruel e leva os irmãos e ficarem contentes sempre quando um líder imediato seu cai em algum pecado e é tirado do seu cargo.


É isso mesmo, ficam felizes! Felizes por ser a oportunidade de mostrar do quanto são capazes, mostrar a todos como é mais ungido, mais treinado, mais espiritual, dá mais fruto, deixa o culto mais alegre etc.... etc.... etc...


Mas quando Deus não faz o que queremos nós fazemos igualzinho aos judeus: O matamos e a seus enviados.


Este tipo de coração não consegue confiar em Deus e não consegue vê-lo em Jesus, como também não conseguem ver a bênção na dor e humilhação. Isto porque a teologia que mais tem se disseminado nas últimas décadas tirou a dor, a doença, a pobreza, a fome do dicionário dos santos evangélicos. Tudo isso é para aqueles que não têm fé ou estão em pecado.


Hoje a igreja se tornou um clube ao invés de um hospital. Na igreja-clube todos querem ver os benefícios que a igreja-clube pode dar em troco de seus dízimos-mensalidades. E ninguém na igreja-clube quer ficar ouvindo de problemas, de tristeza, e palavra dura, querem algo que os motive a enfrentar a realidade do dia a dia. Se assim não for trocam de clube.


No hospital, porém ninguém fica envergonhado de estar doente, e todos aqueles que estão ali estão para serví-los. E, se algum dos médicos e enfermeiros se machuca, ficam doentes, eles são tratados com maior camaradagem ainda. Porque eles fazem parte da equipe que ajudam a curar os outros, mas que ficaram doentes. O ambiente da igreja-clube-empresa privilegia os que têm dons, os que têm dinheiro, os que têm posição, os que são espertos.


O coração e o sacrifício de Caim está ligado ao seu entendimento de Deus e seus propósitos.


3) E se Abel tivesse sua oferta rejeitada, como ele reagiria?


Salmo 28:1 –A TI clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não suceda, calando-te tu a meu respeito, que eu me torne semelhante aos que descem à cova”.

Miquéias 7:8, 9 –Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei: se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito: ele me trará à luz, e eu verei a sua justiça.

Jó 1:20-22 –Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto, Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”.

Lucas 22:42 –Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”.

Temos inúmeros exemplos que pessoas que acreditam no amor de Deus mesmo em meio às dores e problemas da vida. Isso dá conforto e fortalece o entendimento de que todas as coisas, de fato, cooperam para aqueles que amam a Deus.

Isso é fé, confiar no amor de Deus. Confiar que mesmo na dor e na situação que não se compreende Deus tem o melhor pra nós e em nenhum momento temos autoridade para cobrar Dele, de exigir coisa alguma. Ele é Deus, Ele é que deve ser servido, Ele é quem pode fazer todas as coisas.

Responda a essas perguntas:

Qual é a forma de culto que você tem prestado para Deus?
(A resposta mostrará como é o seu sacrifício, se o do tipo de Caim ou de Abel.)


Como você reage aos seus sacrifícios rejeitados?
(A resposta revelará qual é o seu entendimento a respeito de Deus e seus propósitos.)

Obs: Leia os textos referentes à Arrependimento, isso ajudará a mudar seu entendimento a respeito de Deus e seus propósitos.

Um comentário:

  1. Estou muito contente...

    Pareçe que alguém ouviu o que "Papai" quis falar ao relatar em Sua Palavra sobre o sacrificio que O agrada...

    Honestamente gostaria muito de ter entendido -biblicamente- oq quis dizer com "Deu porque não poderia se dar", mas mesmo assim valeu muito...

    ResponderExcluir