segunda-feira, 10 de março de 2008

ESTOU REVOLTADO COM O SISTEMA. O QUE DEVO FAZER?

Muitos irmãos me perguntam sobre a vontade de se revoltar contra o sistema e o que fazer. Segue uma carta respondida pelo Caio Fábio que é o que eu acredito que seja a melhor resposta.

Amado pastor Caio,

Tenho 20 anos, sou filho de pastor e marido de uma linda mulher. Já há alguns meses venho dedicando um grande tempo dos meus dias a leitura da Bíblia, não que eu não a conhecesse, mas hoje a vejo de uma maneira diferente!

Antes eu estava preso a Dogmas e regras e isso me fazia ocultar certas verdades da palavra de Deus.

Não quero lhe bajular, mas perco uma boa parte do meu tempo a pesquisar principalmente a suas cartas, reflexões, etc.

Cada vez eu estou mais convencido de suas idéias! Não porque são suas, mas porque vem da parte de Deus!
Mudei meus conceitos, e até a minha maneira de enxergar a vida. Hoje percebo que somos todos farinha do mesmo saco e que graças a misericórdia de Deus alcançamos salvação e o perdão pela sua Graça!
Pastor gostaria de um conselho seu...
...a vontade que eu tenho hoje e de botar a boca no trombone desafiando esse sistema corrupto que insiste em afastar Deus das pessoas. Sei que se fizer isso serei chamado de maluco ou que o que falo é uma heresia.
Diga-me pastor: será que devo ficar de braços cruzados enquanto esses lobos aprisionam as pessoas em dogmas?
Tô agitado! A vontade que dá e de ir pra rua e pregar a verdade que eu e você conhecemos, que é a GRAÇA!! E a gora o quê que eu faço?? Um grande beijo, meu pastor!!!
_____________________________________________________________

Resposta:

Filho querido: Graça e Paz!

Obrigado pelo seu carinho e graças a Deus por seu entusiasmo!

A verdade que conhecemos pela Graça de Deus é Jesus, ao mesmo tempo em que é em Jesus que a Graça de Deus ganha todos os seus contornos e conteúdos em favor dos homens.

Quando se prega Jesus, se prega o Evangelho. Jesus é o Evangelho.

Assim, também, quando se prega Jesus se prega Graça; pois, fora de Jesus onde mais existe Graça?

A Graça é de Deus. Não é Deus que é da Graça!

Digo isto de inicio em razão de ter observado que você está cheio de amor e entusiasmo, porém ainda com o foco um pouco difuso.

Primeiro, creia: Ninguém tem o poder afastar Deus de ninguém. Portanto, não se preocupe com o sistema quanto a Deus. Deus se cuida. Deus é Deus. Deus é livre. E o Vento sopra aonde quer!...

Segundo: Pregue. Mas não contra o sistema. O sistema corrompido e enganoso a gente denuncia na medida em que eles mesmos tragam suas questões a nós enquanto caminhamos, como aconteceu com Jesus. No mais, Ele mesmo, Jesus, só gastou tempo com o sistema quando decidiu que era hora de morrer na Cruz. Sim! Pois no sistema está a morte, e Jesus não se ocupou de nada a não ser da vida. E foi somente na Hora de morrer que ele procurou a tumba: o templo, o Sinédrio e as autoridades religiosas. Mas como Jesus já morreu pelo e contra tal sistema de engano religioso, você não precisa ir para a cruz apenas por ir para a cruz.

Assim, digo a você: Pregue Jesus. Pregue a todos. E não faça apologia da Graça. Pois, se o fizer, ela virará “doutrina”; e seria outra vez o fim de tudo.

Você lembra de discussões de Jesus sobre a Graça de Deus?

Ele não falava dessas coisas. Ele as realizava. E, Nele, Graça não é feita de palavras, mas de gestos e atos.

Portanto, digo a você: Vá você e faça o mesmo! Só não morra na cruz por raiva ou paixão sem sabedoria.

Sim! Vá a todos os lugares. Grite e pregue quando puder. Mas não se ocupe do sistema, pois, seria como se ocupar daquilo que não vale a vida, e que não salva ninguém; posto que somente suscita encontros de morte de cruz.

Há milhões e milhões fora do sistema. Procure-os. É fácil achá-los. Eles tropeçam em nós todos os dias.

Use toda essa alegria e energia a fim de pregar Jesus!

E fique tranqüilo, pois, se Jesus não teve no sistema o Seu tema essencial, então é para que nós, discípulos, sigamos os Seus passos.

Conto com sua ajuda para pregar o Evangelho!

Um beijo muito carinhoso!

Nele, que está acima de todos os sistemas e que não é parado por nenhum deles,

Caio

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor,

    Tenho aproximadamente cinco anos de novo convertido, e, o que mais vejo é uma tropa de corruptos mercenários, em que muitos ainda teimam em chamá-los de "líderes". Mas o Senhor nos ensina o Salmo 40, "Esperei com paciência no Senhor.", e é o que devemos fazer.

    Quando não se concorda com as atitudes do pastor dirigente, ele sempre cita em suas pregações Amós "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3.3), com esta pregação ele acha que vai colocar-nos para fora de "sua" igreja, mas nós, aqueles que pela graça do Senhor, buscamos dar lugar ao Espírito Santo, assim, aprendemos que dentro das igrejas haveria de ter aqueles que buscam a Deus e os que não se preocupam em servir ao Rei Jesus, quando do sermão profético, nosso Senhor Jesus nos ensina a parábola das dez virgens, sendo assim, permanecemos dentro das igrejas, mesmo sabendo que o pastor dirigente não condiz com a verdade, mas entregamos tudo ao Senhor em nossas orações.

    Portanto, não devemos deixar as igrejas que fregüentamos, devemos sim "não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia." (Hebreus 10.25)

    ResponderExcluir