sábado, 9 de fevereiro de 2008

Graça 2 - As Maldições

Quais os elementos da Graça que envolvem a queda do homem?

1) As maldições -
Gênesis 3:1-24.

As maldições sobre o homem, a mulher, sobre a terra são proteções de Deus contra o grande mal que agora opera de DENTRO para fora: "EU SEI, EU SOU, EU FAÇO EU POSSO", sem Deus, independente Dele.

O conflito de Romanos 7 onde Paulo diz que o que não quero fazer, isso eu faço, não é algo ruim, mas é fruto da maldição para nunca nos deixar plenos em nós mesmos. Isso nos afastaria completamente de Deus. A corrupção do nosso ser é demasiadamente grande para sequer sabermos como nos comportaríamos se tivéssemos todo dinheiro que quizéssemos, todo poder, toda influência, toda fama, todos os recursos, toda autoridade sobre todas as pessoas.

Já diz um provérbio: Poder corrompe, poder absoluto corrompe absolutamente.

O fato é que nós não fazemos mais coisas abomináveis é porque nós não conseguimos, porque se nós conseguíssemos e soubéssemos que ninguém iria nos pegar, provavelmente a grande maioria de nós faria sem pestanejar. Muito poder e autoridade nas mãos de um só homem produz os ditadores. A democracia, embora não seja a melhor das formas de governo, ela protege o homem do próprio homem. Isso ainda é mais saudável do que outros tipos de governos.

O EU é poderoso, por isso não tem trégua nesse mundo, não há descanso para ele. Viver amaldiçoado é seu destino, justamente para que não destrua eternamente a si mesmo. Às vezes quando ele (EU) consegue sucesso neste mundo, mesmo que momentâneo, sobre os obstáculos dessa maldição, seu destino normalmente é uma grande tragédia.

Desde Ninrode, o caçador renomado de Gênesis e sua Torre de Babel, passando por Nabucodonozor o Rei de Reis, Carlos Magno, os Césares se vê que grandes homens causaram grande tragédias para a humanidade. Exemplo recente disso são as grandes guerrras mundiais começadas por grandes líderes, Napoleão Bonaparte e Hitler.

Hoje temos grandes empresários e artistas famosos que ganham muito dinheiro, vivem com muito sucesso e luxo mas perdem família, saúde, paz. O interessante é que os pardais e os lírios do campo não têm essa maldição. Sua incapacidade de discernir poder e sucesso pessoal os qualifica a receber as coisas de Deus de graça, sem esforço. Assim são os que vão amadurecendo em Cristo e crescendo na fé. O chamado de Jesus é: Neguem o Eu e cada um tome a sua cruz. Isso qualifica as pessoas ao descanso e à providência divina como os lírios e os pardais.

O fruto do EU forte sempre será orgulho, arrogância e prepotência.

Tudo o que o Senhor fez foi para proteger o homem, porque Ele o ama, e nunca para castigá-lo.

Será que você pode ver o grande amor de Deus operando nessas maldições? Será que você entende o quanto isso era necessário para ajudar o homem a viver mais solidário, a ser mais sociável, a viver em comunidade, a trabalhar em equipe, a buscar a Deus?

A base da nossa visão de Deus tem que ser sempre o amor, porque Deus é Amor, e foi isso que Jesus veio nos mostrar. Devemos reinterpretar toda a nossa leitura bíblica com esta visão, segundo a vida de Jesus.

Isso pode mudar a sua vida!!!

Um comentário:

  1. Realmente o amor de Deus é constrangedor! É impressionante o que Ele fez e faz por amor ao homem. É "escandaloso", os instrumentos da Sua graça. O que ele é capaz de fazer e permitir para não nos perder pra sempre. Isso ainda me surpreende e me deixa completamente sem palavras.
    O Seu amor é inexplicável. Tenho muito que aprender...

    ResponderExcluir