quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Salvação e políticas públicas por Ariovaldo Ramos


Mt 25.31-40: 31Jesus terminou, dizendo: — Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. 32Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. 33Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. 35Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. 36Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar." 37— Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? 38Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? 39Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?" 40— Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."

Esse é o juízo sobre as nações. Para determinar as nações que continuam na história: um juízo a partir das obras. Não tem a ver com salvação pessoal, porque esta é pela fé. Este juízo tem a ver com salvação nacional.

Sodoma foi destruída porque não passou por este juízo, foi condenada por injustiça social (Ez 16.49).

Passará por esse juízo a nação que tiver políticas públicas que derem conta dessas demandas sociais. Políticas tais como: Segurança alimentar e nutricional (saciedade da fome); acesso à água, logo, saneamento básico e pleno - a torneira e os resíduos de casa assim como o manancial (dessedentação); justiça agrária e urbana (fixação de estrangeiro geográfico, étnico e social); distribuição de renda (vestimenta ao nu); garantia de dignidade à pessoa, gestão da segurança a partir da prevenção à violência e decência na gestão penitenciaria (visita ao preso); projeto educacional amplo (direito básico que fomenta os demais), etc.

A Igreja, ao indivíduo, prega a salvação pessoal; à nação, prega a salvação nacional, que cobra políticas públicas que implantem a justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário