quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A IGREJA EVANGÉLICA CONTRA CRISTO

Se Lutero fosse vivo, hoje ele assentaria as 95 teses nas porta de uma igreja evangélica, e não católica!

No ano passado numa igreja brasil para cristo, em que eu preguei, no final do culto a mulher do pastor disse de púlpito: "quanto a nós, vamos continuar lutando para ir para o céu. Nós somos o povo que luta pra ir pro céu."

Na semana passada em uma das igrejas do evangelho quadrangular de nossa cidade, após a apresentação de um grupo de louvor, o pastor convidado começou a pregar e a falar sobre o dízimo. Entre muitas coisas, ele disse que quem não paga o dízimo vai para o inferno, quer dizer, não pode ser salvo.

No mês passado, um amigo estava no supermercado e encontrou com um pastor amigo nosso quando um irmãozinho chegou pra contar a bênção para o pastor. Ele disse que no domingo anterior o filho dele tinha ido à igreja de moto, mas no final do culto, aquele corre-corre e leva e trás irmão, ele esqueceu a moto na frente da igreja. Na segunda feira de manhã ele lembrou-se e foi até lá e, graças a Deus, encontrou a moto intacta. "Este é o poder dos dízimos e das ofertas, irmão! Bradou o nosso amigo pastor."

Neste mês de janeiro, tanto a nazareno, cruzada e algumas assembléias decidiram fazer a campanha: 12 dias de busca a Deus por 12 meses de bênção.

Temos as situações das campanhas onde o que se busca é somente o Deus Papai Noel, aquele que dá presentes para aqueles que fazem a campanha certinho. A busca cada vez mais acentuada de sucesso, de suprimento das suas próprias necessidades.

Fora isso temos as igrejas onde você não pode adorar com espontaneidade que logo já vem um irmão pedir para você parar, ou orar para expulsar o seu "demônio".

Boa parte do que vemos é uma pregação contra o evangelho, contra a graça. Paulo em Gálatas define esses pregadores como inimigos da cruz de Cristo, mesmo que eles por ignorância estejam pregando. Quero ressaltar que na maioria dos pregadores não vejo dolo, não acho que é por safadeza que pregam o que pregam, mas por ignorância, porque sempre foram ensinados assim.

Mas existem sim os que sabem, mas não querem mudar. Upton Sinclair à mais de 100 anos escreveu: "É difícil um homem entender uma coisa, se o seu salário depender daquilo que ele não está entendendo."

Temos tantos pastores que dependem da máquina e do sistema religioso para viver que as suas crenças, ou pregações podem muito bem se adequar àquilo que ele deve fazer para as instituições. Não são poucos os pastores que me dizem que crêem diferente do que a sua instituição tem como estatuto.

A pregação de hoje ressalta a força da carne, a busca do homem em ser salvo pelos seus próprios méritos. A religião evangélica se tornou tão igual a qualquer centro espírita, ou mesquita muçulmana, pois ambos pregam a salvação pelas suas obras.

Por outro lado temos as igrejas em células que são mais empresas do que igrejas. Suas metas de produtividade levam o povo a viver em constante busca por números e não mais pelas pessoas. A busca de posição, quanto mais gente na sua célula ou rede mais perto do pastor fica, tem sua base na disputa, na competição do que no amor.

Além do que as suas mensagens devem, como em toda empresa que quer crescer, serem repetidas, repetidas do método da multiplicação e crescimento.

Acredito que a Igreja de Cristo não tem nada a ver com isso, essa é a igreja dos homens. Com isso não digo que pessoas não estejam sendo salvas. Mas não é só o fim que importa, os meios são tão importantes quanto os fins. Não fomos chamados para fazer a obra de Deus de qualquer forma, não deveríamos estar erigindo as nossas igrejas, mas a de Cristo.

Paulo nos adverte que cada um deve ver como a está construindo.

Uma coisa me preocupa, é que a cada dia está mais difícil achar uma igreja para congregar, pois vemos a igreja evangélica de hoje contra o que Cristo fez por nós!

Deus tenha misericórdia de nós!!

4 comentários:

  1. Concordo. Mas não plenamente. Na parte em q vc fala de igreja em células eu tenho minhas ressalvas. Acredito q vc tenha feita uma generalização, q talvez seja verdade para maioria das igrejas q adotaram esse modelo, mas não para todas. Existem igrejas sérias e comprometidas com Cristo q se utilizam do sistema de células...

    Mas como vc disse, e eu concordo... está cada dia mais difícil encontrar uma igreja assim (em células, ou não) para se congregar.

    ResponderExcluir
  2. mto bom post, concordo.

    ResponderExcluir
  3. A igreja é de Cristo, devemos olhar para a igreja primitiva e orar para que os nossos olhos sejam abertos. Eu sou a igreja de Cristo pois faço a vontade do pai. Se cada um de nós orarmos e fazermos a vontade do pai: aí a igreja.

    ResponderExcluir
  4. Ola , Meu nome é Charles .....
    eu tambem concordo , pois eu .
    Estava na igreja , Brasil para Cristo .
    Na noite do acontecido , que voce mesmo acabou de relatar ....
    Parabens ......
    Ahhh.... antes q eu me esqueça .
    eu tambem estou com dificuldades para encontrar uma igreja para , congregar .
    Pois as igrejas hoje não estão interreçadas em uma pessoa como eu , PECADOR ,que reconheço que em mim não tem nada de bom , pois até minha essencia é pecaminosa .....
    mas como Paulo mesmo disse , Senhor tua Graça me basta . é pela Graça de Deus que estou aqui recebendo seus favores ....e pela sua misericórdia , não rebendo aquilo que eu mereço

    ResponderExcluir