sábado, 14 de junho de 2008

A cadeia-acampamento do xerife de Maricopa

Circula na internet uma mensagem, dessas que as pessoas repassam para os amigos, que parece mais um daqueles exageros cada vez mais comuns na caixa de correio, mas que, esmiuçada um pouco, revela uma história com tintas de absurdo, defendida (na mensagem) como solução para um dos maiores problemas brasileiros. Trata-se de uma cadeia que virou atração turística nos Estados Unidos por abrigar 2 mil presos em tendas a céu aberto numa das regiões mais quentes do planeta.

Idealizada pelo xerife do condado de Maricopa (nome da tribo indígena que habitou na região), ela fica na cidade do mesmo nome, 20 milhas ao sul de Phoenix, no Arizona, estado com clima de deserto que faz fronteira com o México. Por conta de seu invento, o xerife Joe Arpaio (foto) mantém-se no cargo há 15 anos e virou figura de renome nacional entre estudiosos de segurança no país. No Brasil, sua "Tents Jail" só conseguiu aparecer até hoje em algumas notas de pé de página mas agora, ganha ares de notícia inédita nas caixas de correio virtuais.

É fácil conhecer alguns detalhes da cadeia-acampamento de Maricopa. No site do xerife, há ampla informação sobre os serviços que ele presta ao condado (o 4º mais populoso dos EUA, com 3,2 milhões de habitantes) e, na coluna da esquerda, há um cardápio onde o internauta deve clicar em "jail information".

Na página que se abre aparece a lista de cadeias do condado de Maricopa. São oito: 4th Avenue, Durango, Estrella, First Avenuie, Lower Buckeye, Madison, Tent City e Tower. Basta clicar em Tent City para descobrir que a obra de Joe Arpaio está aberta à visitação pública, para grupos de dez (no mínimo) a 30 (no máximo) pessoas. As visitas são conduzidas por funcionários do sistema prisional de Maricopa e devem ser agendadas por telefone (55-602-876.5551). Menores de 18 anos não podem entrar.

A corrente que conta a história da cadeia-acampamento na internet brasileira sugere que o invento pode ser uma saída para o problema carcerário nacional. Segundo avaliação do próprio xerife, trata-se de uma obra barata, de fácil e rápida construção e que, em Maricopa, foi a saída encontrada para evitar lotação acima do limite nas prisões do condado. Arpaio destaca em seu site que a Tents City só abriga presos considerados não-perigosos. Para construí-la, ele gastou dinheiro com cimento (para fazer o piso das tendas), com a cerca e com os sistemas de segurança, que incluem duas torres de observação e patrulhamento permanente.

Para enfrentar o calor da região, que costuma passar dos 40º com facilidade, Joe Arpaio criou algumas normas. A mais refrescante delas estabelece que os presos podem ficar só de calção nos dias e horários mais quentes. Quem fornece o calção, sempre cor-de-rosa (olha a turma na foto), é a cadeia, claro. Para os presos que reclamam, a explicação do xerife é sempre a mesma:


- Os soldados que estão no Iraque moram em tendas também, usam fardamento quente e honram os EUA sob temperaturas até maiores. E não cometeram crimes.

Outra norma interna proibia a TV a cabo na cadeia-acampamento. Mas uma determinação judicial obrigou Arpaio a recuar. Ele então liberou dois canais, o da Disney e o de meteorologia.

- Assim, eles se divertem e ainda podem ficar sabendo que temperaturas terão pela frente - justifica o xerife.

A corrente que roda na internet exalta algumas truculências de Arpaio. Por exemplo: é proibido fumar e praticar halterofilismo em Tents City e não é permitida a circulação de revistas pornográficas na prisão. Arpaio introduziu uma novidade que os moradores de Maricopa (cidade de 20 mil habitantes, segundo a Wikipedia) estão aprovando: monta equipes de detentos que, acorrentados uns aos outros (chain gangs), são levados às ruas para prestar serviços à comunidade e trabalhar em obras e projetos do condado.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/post.asp?cod_Post=51082

Nenhum comentário:

Postar um comentário