domingo, 7 de dezembro de 2008

Honestidade e idolatria por Roberto Lima

A honestidade é mercadoria tão preciosa que é raramente encontrada no mundo da igreja. A honestidade exige a sinceridade de admitir os apegos e as dependências que controlam a nossa atenção, dominam a nossa consciência e agem como falsos deuses.

Posso ser tão viciado em vodka quanto em acessar e-mails, tanto em maconha quanto em querer agradar os outros, tanto em jogo quanto em coca-cola, tanto em televisão quanto em fofoca. Minha dependência pode ser de comida, atuação, dinheiro, popularidade, poder, vingança, leitura, futebol, cigarro, peso ou sucesso.

Quando damos a qualquer coisa mais prioridade do que damos a Deus, cometemos idolatria.

PORTANTO, TODOS COMETEMOS IDOLATRIA INCONTÁVEIS VEZES AO DIA.

Uma vez que aceitamos o evangelho da graça e buscamos nos livrarmos dos mecanismos de defesa, a honestidade torna-se ao mesmo tempo mais difícil e mais importante. A honestidade envolve a disposição de enfrentarmos a verdade a respeito do que somos, não importando quão ameaçadoras ou desagradáveis possam ser nossas percepções.

Quando João Batista pregava no deserto, as pessoas iam até ele confessando os seus pecados e eram batizadas. Reconhecer o seu pecado ajuda-o a ser curado e ser liberto do poder dele.

Algumas coisas para refletirmos:

1)Não existe nenhuma pessoa que seja santa neste mundo por si mesma. Todos pecaram, pecam e pecarão por toda vida. Quando achamos que estamos livres de um pecado caímos em outro, quando não fazemos, julgamos,quando achamos que somos ou estamos "santificados" por não fazermos algum pecado aparente, nosso orgulho já nos prendeu.

2)Peco porque sou pecador. Minha essência é assim e assim aprouve a Deus colocar a todos debaixo do seu juízo para usar para com todos de misericórdia, para que nenhum, NENHUM, se apoiasse em alguma coisa que fez, senão somente no amor e misericórdia de Deus.

3) Reconhecer seu próprio pecado e estado irremediável de perdição pessoal, é ponto crucial para que não julgarmos aos outros, pois se a salvação é pela graça então ninguém fez nada e não poderá nada para alcançá-la. É fruto da misericórdia de Deus e tão somente isso!

Você já está perdoado de todos os seus pecados passados, presentes e futuros. Foi isso que Jesus fez na cruz por você. E mesmo assim Ele te ama. Exatamente como você é, e exatamente como você está. Ele te aceitou assim.

Se Jesus te aceitou assim, porque você deve se mascarar e ser alguém que não é?

Sua honestidade para consigo mesmo e a sua rendição ao amor de Jesus te cura do poder do pecado e da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário