quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Superação é contar com a bondade de Deus a seu favor!

Os mais jovens podem não terem visto, mas Gabriele Andersen, a atleta da foto, correu a maratona (42 km) nas olimpíadas de Los Angeles em 1984. Ela chegou em último lugar e foi aplaudida em pé por todo o estádio. Sofrendo de dores, espasmos e cainbras ela não parou até chegar ao final da corrida.

Tony Melendez é outro exemplo de superação. Nasceu sem os braços, conviveu com todo tipo de humilhação e descriminação e se desenvolveu podendo hoje até guiar o seu próprio carro e tocar violão.

Nick Vujicic é outro, de muitos mais que existem, exemplo de superação. Não tendo braços e pernas, apenas pés semi-desenvolvidos, anda, corre, nada, se troca, faz sua comida etc, etc... Aprendeu a lidar com suas limitações.

Tendo que se conformar com as limitações essas pessoas aprenderam a lidar com isso e se superaram. Mas e nós que somos "perfeitos" e estamos com boa saúde, qual a lição a tirar destas pessoas.

Gostaria de compartilhar algumas lições:

1) Quanto mais cedo nos conformarmos dos nossos limites, mais cedo poderemos desenvolver outras habilidades, outros membros, outros sentidos, que irão compensar nossas incapacidades.

2) Quanto mais cedo nos conformarmos dos nossos limites, sentiremos menos depressão e revolta pela vida, por Deus, e por mim mesmo. Lembrando que essa depressão e revolta é fruto de um sentimento de injustiça por parte da vida de reter ou tirar de você aquilo que você acha que era justo ter. E a comparação com as outras pessoas fica sendo inevitável. Porque eu e não a outra pessoa? Porque a outra pessoa é ruim e saudável e eu tenho esse problema?

3) A superação deve existir não somente quando se nasce com o problema, como nos casos do Tony e do Nick, mas em qualquer perda que possa acontecer na nossa vida. Exemplo: Morte de familiares ou entes queridos; perda de emprego; casamento desfeito; falência da empresa; doença etc. Em cada caso quanto mais rápido se conformar de maneira positiva, não vendo a vida como uma devedora sua, mas como uma parte natural da nossa existência e quanto maior for a intensidade da disposição de recomeçar aliado a certeza do amor de Deus, mais rápido a vida lhe trará bons frutos. Mesmo que esta seja uma época de crise.

4) Tempos de crise, de dor são os que mais ensinam ao homem.

Resumindo:

Se você realmente sentiu uma perda grande esses dias. Se você se decepcionou com um relacionamento muito importante, qualquer que seja a sua perda e a sua dor, você pode recomeçar e fazer melhor a sua vida.

Se puder confiar no amor que Deus tem por você e se dispuser a tomar um banho interior e deixar que a sujeira da vida possa ir embora através do ralo do perdão, então você estará cada vez mais pronto para viver a vida com sanidade e maturidade.

Isso porque esta vida é assim. É um tempo de perdas constantes. Por isso a Bíblia nos diz que as provações pelas quais passamos nesse mundo não se pode comparar com aquilo que Deus preparou para nós de bom.

Parece que todas as nossas perdas nos remetem à uma conclusão, que a própria criação está empenhada em não nos deixar acomodados com esta vida aqui, a criar a expectativa de uma vida futura melhor, a nunca nos dar tudo o que o nosso coração quer, a não nos deixar sentir completos e totalmente realizados.

Assim, a vida tem uma característica forte para os forasteiros que somos: Ela é só uma passagem, nós não somos daqui, nossa terra é outra.

Por isso recomeçar de novo, de novo, é uma lei para todos nós que somos temporais. Recomeçar de novo e tentar fazer melhor, confiando que a bondade de Deus nos levou a isso para o nosso bem, é transformar a maldição em bênção, a dor em alegria, a dificuldade em superação, porque a vida... a vida é assim mesmo. E ninguém tira dela mais do que ela pode dar.

Superação só pode ocorrer quando a pessoa pode contar com a bondade de Deus a seu favor!


P.S. Hoje faleceu o pai de um vizinho e amigo de infância. Torço pela superação da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário