quarta-feira, 15 de julho de 2009

No bebedouro, por favor

Por Leticia Freire, do Mercado Ético

Australianos da cidade rural de Bundanoon, em Nova Gales do Sul, votam por maioria quase absoluta pela proibição da venda de água engarrafada por causa de seu impacto sobre o meio ambiente.

Mais de 350 moradores compareceram à prefeitura para votar em uma reunião aberta. O único “do contra” foi um representante da indústria de água engarrafada, informou a rede de tv australiana ABC. A proibição foi apoiada por proprietários de lojas na cidade, que tem cerca de 2.500 habitantes.

Essa é provavelmente a primeira comunidade do mundo a adotar tal medida. A campanha pela proibição alega que a extração, embalagem e transporte da água engarrafada usam muitos recursos. Além disso, as garrafas plásticas vazias terminam em depósitos de lixo, afirma a campanha “Bundy on Tap”, que significa “Bundy (apelido da cidade) na torneira”.

Os moradores e varejistas prometeram não perturbar os visitantes se eles ignorarem a proibição, mas vão encorajá-los a encher uma garrafa reutilizável nos bebedores da rua principal de Bundanoon.

Reflexão

Um dos líderes da campanha, John Dee, disse que a opinião mudou na cidade quando uma empresa de bebidas anunciou planos de explorar um reservatório subterrâneo em Bundanoon. “A empresa queria extrair a água localmente, levá-la para Sydney, onde seria engarrafada, e transportá-la de volta para vendê-la na cidade”, disse ele. “Isso fez com que as pessoas se dessem conta do impacto ambiental da água engarrafada e levantou a discussão na cidade”, completou.

O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Nathan Rees, também apoiou a causa, ordenando que todos os departamentos do governo parem de comprar água engarrafada e passem a usar água da torneira.

Crédito da imagem: Fabiano Vidal

(Envolverde/Mercado Ético)

Últimos Comentários
Dal Marcondes (dal@envolverde.com.br)
Uma jornalista da GloboNews, ao dar esta notícia, disse que infelizmente aqui no Brasil não dá para fazer isso. É um desserviço à sociedade, uma vez que em grande parte do Brasil a água servida pelas empresas de água e saneamento é de excelente qualidade. Em minha casa sempre usamos um simples filtro de barro antes de beber a "água da rua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário