sábado, 28 de novembro de 2009

A MALDIÇÃO DOS QUE NÃO GUARDAM O SÁBADO por Roberto Lima


Nesta quinta feira eu estava em Indaiatuba SP, com um amigo e pastor fazendo projetos para negócios voltados para prefeituras. Ele é um empreendedor nato e estávamos na igreja dele.

Como teríamos no dia seguinte uma reunião na prefeitura de Socorro-SP, queria terminar a apresentação dos projetos, mas estava chegando a hora do culto e o meu amigo fez questão que eu parasse e fosse para o culto.

Falei que precisávamos terminar o projeto e não daria tempo até o dia seguinte...

Ele me questionou se eu estava fugindo de participar do culto... e eu já fiquei incomodado com isso. Falei da prioridade da situação, mas ele me disse: Roberto, temos que parar. O culto é um momento de pararmos da correria louca em que vivemos atrás de tantos negócios, trabalhos e projetos e buscarmos a Deus.

OK, disse. Resignado e convencido a parar, fechei o computador e fomos para o culto.

STRESS, O MAL DO SÉCULO!

Ora, sabemos que a cada dia basta o seu mal, e que ninguém é intocável quando o assunto é stress. O dia a dia, a rotina, os problemas cotidianos vão nos comendo por dentro e tirando a alegria de viver.

Daí vamos às compras e compramos o que é desnecessário, mas o suficiente para nos encher de mais preocupações aumentando o stress.

Todo esse ciclo é agravado com doenças que são provenientes dessas preocupações.

Boa parte de nós que virou workholic, ou seres humanos que não conseguem parar de trabalhar mesmo quando estão de folga, não sabe o que é ficar sossegado, descansar, ter paz.

Esse ser produtivo, que não pode perder tempo, que não pode deixar de aproveitar uma oportunidade, que não consegue mais viver sem metas e objetivos claros, que não consegue parar de fazer, fazer, fazer... é o candidato mais forte a um ataque do coração, desligamento da paz e de ouvir Deus falar consigo.

Porque digo isso?

Deus, quando criou o sábado, o criou para dar descanso ao homem. Todo dia é dia de trabalhar, mas um se deve descansar e deixar para que a paz de Deus organize seus pensamentos e direcione seu coração devidamente.

O sábado é o descanso criado por Deus para o homem. O sábado foi criado para o homem.

Hoje, o sábado não precisa ser o sétimo dia, o nosso sábado ocidental, mas o seu princípio continua ativo. Parar é essencial para uma vida saudável.

Quando se para temos que voltar a pensar no que é essencial para nós: Deus, família, amigos. Dar tempo para o essencial é transformar a nossa vida mais leve e mais feliz.

A vida produtiva nos come o tempo e nos faz consumir, consumir, como num desejo inconsciente de pagar a nós mesmos pelo tempo perdido no trabalho.

Sem contar que a maioria de nós não consegue ficar parado, ficar em silêncio, ficar totalmente sozinho. Aqueles que recorrem a meditação fazem bem para si mesmo porque param e se voltam para si mesmos e recarregam suas energias para o dia a dia.

Não é à toa que a Bíblia nos fala tanto de meditar nas coisas de Deus.

Nem quero entrar no que Deus quer de nós, que é relacionamento, intimidade, só estou falando sobre a necessidade de se parar dessa corrida tresloucada para a produtividade. Para esse assunto leiam o post: DEUS QUER ATENÇÃO, NÃO PRODUÇÃO! Por Harold Walker.

A CONCLUSÃO

A conclusão disso foi simples para mim nesta quinta feira: Devo ter meu sábado algum período todos os dias, e algum dia da semana. Isso é importante para eu continuar sóbrio dando valor para as coisas mais importantes e direcionando o meu coração para o que Deus quer.

Bem, quanto ao culto em que tive que participar... não foi lá aquelas coisas não. Uma palavra fraquinha... um louvor condicionado onde ficam toda hora querendo colocar as palavras na nossa boca...

Mas como dizem... eu não tenho que achar nada no culto, porque o culto não foi pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário