segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Curvas de Aquecimento por Juninho Pereira

Neste POST vamos abordar sobre os três estados físicos da matéria (os mais básicos) e as mudanças que ocorrem entre estes estados.

Então, os estados físicos aqui referidos são Sólido, Líquido e Gasoso, e as respectivas mudanças estão apresentadas abaixo:




Vamos falar inicialmente do estado sólido. De acordo com a Wikipédia (é que estou com preguiça de escrever por conta própria… rss) “O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou ‘rígidos’. Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento ‘invisível’.

Bem, o estado sólido, como vocês podem notar, é o “típico ser” que diz EU NASCI DESTA FORMA, VIVI SEMPRE ASSIM E NUNCA VOU MUDAR! Pois é, ele apresenta volume e forma bem definida e uma estrutura atômica (cristalina, se for um sal) imutável espontaneamente! Isto é, podemos mudar essa estrutura se o aquecermos até a temperatura de fusão.



Já o estado líquido é “um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar o volume. Um líquido é uma das quatro principais fases da matéria. E dito um fluido aquilo cuja a forma é usualmente determinada por aquilo que o contem. As partículas do líquido (normalmente moléculas ou conjunto de moléculas) estão livres para se mover por todo o volume do líquido, mas sua atração mútua limita a capacidade destas partículas abandonarem o volume.

Dessa forma, o líquido já é mais maleável, flexível. Ele se adapta e assume a forma do recipiente em que está inserido, é capaz de fluir de um lugar para outro pela ação de pressão externa ou devido à gravidade.

Para encerrar esta explanação, o estado gasoso. “Em Física, gás é um dos estados da matéria, não tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos são aproximadamente aleatórios”.

Os gases ocupam todo o espaço que lhes está disponível, se move LIVREMENTE e quanto mais aquecido maior é a velocidade de suas partículas.

Ok, então o que eu preciso fazer para alterar o estado físico de um corpo?

Basta “brincar” com sua temperatura e/ou pressão. Mas, retendo-nos à processos isobáricos, ou seja, situações em que a pressão permanece constante, vamos alterar apenas a temperatura de um objeto fornecendo calor a este. Ao fazer isso, observamos esta curva de aquecimento que se segue:


Finalmente, quero destacar a minha verdadeira motivação ao escrever este POST: observe que durante o processo de mudança de estado (fusão e solidificação, ou Vaporização e Condensação) a TEMPERATURA NÃO SE ALTERA! (no caso de substâncias puras, claro).

Eu quero começar meu link Física + Bíblia comparando os estados físicos com a vida das pessoas. Chamarei de:
  • O sólido, que é rígido, duro e bem definido em sua própria forma e constituição como se este representasse àqueles que não conhecem a Deus verdadeiramente e se enxergam como corretos e não querem mudar sua forma de pensar ou de agir.
  • O líquido eu coloco como alguém que entende que Deus existe, sabe que precisa estar mais próximo Dele e viver as cosas que Ele quer, mas não consegue se libertar totalmente das situações que o prendem (o recipiente). Algumas vezes consegue (o vapor do liquido, devido à sua volatilidade), mas logo retorna ao estado liquido devido à pressão atmosférica, gravidade ou outro fator (tribulações, dificuldades e preço a pagar para estar com Deus).
  • O gás é quem vive livre nas mãos do Espírito, livres para voar e serem soprados pelo vento do Espírito.
O PROBLEMA É: DURANTE A MUDANÇA DE ESTADO A TEMPERATURA NÃO SE ALTERA!!!
O que eu quero dizer com isso?! Dizendo que o calor continua entrando, mas a temperatura não se altera, e daí?

Bom, o Senhor Jesus recebe na Bíblia diversos nomes proféticos e um deles é SOL DA JUSTIÇA. O Sol é nossa principal fonte de calor e eu quero chamar atenção que MESMO RECEBENDO DESSE CALOR ÀS VEZES AS COISAS NÃO MUDAM! (Não há nada de novo debaixo do Sol – Eclesiástes 1:9)

Entretanto, se desistirmos de receber Seu calor no meio do caminho, nós perdemos a transformação que está se aproximando. Precisamos sempre nos aquecer, sair do estado sólido e INSISTIR até atingirmos o líquido e, continuar buscando a Jesus e recebendo o Seu calor para alcançar o estado gasoso, o estado livre!
Saiba que sair do liquido para o gasoso é MUITO MAIS trabalhoso que o processo de fusão (como comparativo, você precisa de 334,4 J de energia para fundir 1g de água e de 2257,2 J de energia para vaporizar 1g de água), mas vale muito a pena e…

SE VOCÊ CONTINUAR BUSCANDO E VIVENDO ESTE CALOR DIARIAMENTE VOCÊ PODE ATINGIR O ESTADO DE PLASMA!!! (mas o que isso significa eu deixo para sua própria conclusão).
NÃO PARE DE SE AQUECER!

NUNCA DESISTA, POIS QUANDO VOCÊ ESTIVER BUSCANDO E NADA PARECE ACONTECER, É NESSE MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ SENDO TRANSFORMADO!
Apocalise 3:15 – 16

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca!

Fonte: Blog Penso, logo existo...?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário