quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ilusões de ótica por Juninho Pereira

Neste POST quero tratar sobre a visão humana, mais especificamente sobre como seus olhos percebem o universo ao seu redor e como as imagens são construídas pela sua mente.
 
Primeiro, vamos definir imagem como a construção realizada por seu cérebro a partir dos estímulos luminosos captados por eles (seus olhos). Nessas construções devemos ter ciência de que sua mente entende por instinto uma das propriedades da luz: a Propagação Retilínea: um raio de luz se propaga apenas em linha reta.

Sim, nosso cérebro sabe disso e usa desse fato para construir nossa visão a respeito do ambiente que nos cerca. Sendo assim, uma imagem nada mais é que a interpretação do seu cérebro sobre o local do qual um raio de luz se originou.

Tentando explicar de outra forma, ao receber os estímulos luminosos devidos um objeto, o seu cérebro traça regressivamente, pela direção de chegada desses raios, as suas origens, então o cérebro determina a posição desse objeto pela posição de encontro desses raios.


Quem nunca brincou de olhar atrás de um espelho para ver o que existia atrás dele?! Quando olhamos para um espelho, principalmente enquanto crianças, temos a impressão de que “um universo paralelo ao nosso” é formado dentro dele. (que coisa de NERD louco isso, não é?!). Confesso que quando criança ficava em frente ao espelho esperando que em algum momento eu conseguisse “enganar o outro eu que vivia nessa outra dimensão”! hahahahaha).

Bom… Voltemos à ciência real…

Infelizmente, o modo de seu cérebro interpretar a luz que alcança seus olhos faz com que alguns problemas surjam. Problemas que nós conhecemos como ILUSÕES DE ÓPTICA! A ilusão de óptica é um erro, um engano cometido por seu cérebro devido à forma com a qual ele constrói as imagens. Veja essas imagens e faça os exercícios que proporei:

Fixe seu olhar no ponto central.
Depois, aproxime-se e afaste-se do monitor.


Repita o procedimento da imagem anterior:




Agora, identifique a real geometria formada por esses dados:


Conte quantos pontinhos brancos estão pintados:



Enfim, nossos olhos não são a melhor referência para avaliarmos uma situação, seja a observação direta da realidade ou mesmo estado em que nos encontramos (espiritual, emocional, profissional etc).

Bom, novamente trago a pergunta:

E O QUE ISSO TEM A VER COM DEUS E COM A BÍBLIA?

A Bíblia diz na 2ª carta aos Coríntios capítulo5, verso 7
porque andamos por fé, e não por vista”.

Nossos olhos nos enganam, nossos sentimentos nos enganam e nosso coração nos engana! (Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?). Por isso, devemos viver depositando toda nossa fé e expectativa em Deus e não nas circunstâncias que nossos olhos apresentam! Quando colocamos nossos olhos nEle e não no ambiente que nos cerca nossos olhos enxergam melhor!

Matheus 6:22 – 23
A lâmpada do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!

Você quer confiar em quem: seus olhos ou em Deus?

Fonte: Blog Penso, logo existo...?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário