segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Anjo da Guarda por Roberto Lima




Me perguntaram se eu acreditava que existiam Anjos da Guarda e se eu pedia proteção pra eles.

Gostaria de falar um pouco sobre Espiritualidade Responsável e abordar esses assunto.

As pessoas que nos relacionamos têm crenças de todo tipo, desde na força de cristais, extraterrestres, intraterrestres (já ouviu falar disso? Intraterrestres são seres alienígenas que moram no interior da terra e no fundo dos mares), anjos da guarda, mantras, horóscopo, cartas etc.

O que tem a ver isso com Espiritualidade Responsável?

Se você é um cristão, católico, protestante sei lá, que acredita em Jesus  Cristo, tenho uma observação a fazer quanto a todas essas crenças e o Evangelho de Jesus.

Jesus não foi um simples homem qualquer, Jesus é Deus que veio ao mundo em forma de homem para nos salvar.

Salvar do que? Dos nossos pecados. 

Como? Morrendo em nosso lugar. 

Por que? Por que todo o pecado que praticamos nos separa de Deus, dos homens e de nós mesmos, e essa separação produz doença e morte. Ele nos ama e nos quer libertar desse ciclo de morte e de separação. E somente Ele poderia vencer o pecado e a morte.

Pra que? Deus quer uma família com muitos filhos e é isso o fim da nossa história. Ele quer morar pra sempre conosco.

Como podemos nos relacionar com Deus? Devemos conhecê-lo através da Bíblia. E aí vai uma dica: Jesus é Deus, e Deus é Jesus, por isso para entender o que Deus pensa sobre alguma coisa, ou o que Ele sente, ou como Ele age, você deve ler os 4 Evangelhos e olhar como Jesus viveu, como ele tratou as pessoas, o que Ele disse e qual a sua opinião sobre fatos, situações e pessoas.

Quando você vê a ação e reação de Jesus, você pode ver como Deus é! E assim pode conhecê-lo e ter a certeza do seu amor e da sua aceitação.

Jesus nunca desprezou alguém que era pecador, alguém que era desprezado pela sociedade, nem que fossem considerados traidores do povo, como os publicanos (judeus que trabalhavam para os romanos como cobradores de impostos), ou como os samaritanos (considerados impuros e de raça mista).

Nunca fez distinção entre pessoas, ao contrário, resgatou a figura da mulher, da criança, e curou os apartados da sociedade, os leprosos, os cegos, os coxos e os endemoninhados.

Ah, Ele brigou, xingou, bateu, menosprezou, amaldiçoou algum tipo de pessoa? SIM!! Sempre e somente aqueles que se achavam melhores do que os outros, do tipo os religiosos da época, os ricos e os governantes.

Os arrogantes, os orgulhosos, os que menosprezavam os outros por causa de raça, cor, sexo religião, estavam entre os que eram duramente criticados por Jesus. Então você pode ver quem são os que Deus cuida e os que Deus luta contra.

Assim podemos vê-lo quebrando tradições para estar com pessoas simples, com pessoas apartadas pela sociedade e com crianças, mas são pouquíssimas vezes você pode vê-lo no meio de religiosos e poderosos, e quando ele está no meio deles é para repreendê-los.

Deus é assim! Jesus mostrou como Deus é!

Por isso a IMPORTÂNCIA de se ler a Bíblia, principalmente os Evangelhos, e ver o que falam de Jesus.

Pense: Se Jesus não era mentiroso, não era um fanático, não era louco... então temos somente a opção de que Ele é Deus por tudo o que falou, viveu e fez.

Se considerarmos a hipótese de que Ele é Deus que se tornou homem, então o mínimo que poderíamos fazer é conhecer toda a sua história e saber de sua mensagem e missão.

Nos 4 Evangelhos da Bíblia temos sua história detalhada. Vale a pena conferir, analisar, estudar a sua vida.

Eu tenho certeza que se você conhecê-lo você vai amá-lo. Jesus é totalmente encantador, amável e digno.

ANJO DA GUARDA E ESPIRITUALIDADE RESPONSÁVEL

Fiz toda essa introdução para falar sobre o tema desse post.

Queria te dar, primeiramente um pano de fundo para chegar nesse ponto que vejo que é simples.

1- DEUS É UMA PESSOA - E como Jesus mostrou, Deus ama, Deus se compadece, Deus fica triste, Deus fica bravo etc etc etc. E Jesus mostrou que Deus gosta e quer relacionamento. Ele gosta e quer se relacionar diretamente com VOCÊ E EU.

2- DEUS QUER QUE SAIBAMOS COMO ELE É - Esse também era um dos objetivos de Deus, se mostrar ao homem. Desde o princípio Deus quer se relacionar com o homem face a face. Jesus se fazendo homem pôde mostrar a todo mundo, claramente como Deus é e o que Deus pensa.

3- DEUS NOS AMA DEMAIS - E quando você vê como Jesus tratava as pessoas com tanto carinho e atenção, e se você entende que ali estava Deus andando na terra, você ficará encantado como eu fiquei e falei pra mim mesmo: Como Deus é amoroso!!!

4- DEUS É NOSSO PAI - E como Pai Ele corrige aos filhos que ama, e também os guarda e os protege.

ANJOS DA GUARDA - Ora, anjos são espíritos ministradores que trabalham para aqueles que amam a Deus, isto é, eles trabalham para Deus. Se você precisar do serviço de algum deles, não é com eles que você tem que falar, é com Deus. Se você precisar de um anjo pra te guardar, Deus te mandará, se precisar de dois, Ele mandará e se precisar de um exército, Ele te mandará. Os anjos que te guardam podem mudar de nome, mas o responsável é Deus e não eles. 

5- INTERMEDIÁRIOS - Ninguém deve intermediar uma conversa sua e seu Pai. Ninguém deve estar entre vocês a não ser Jesus. E porque Jesus? Porque somente Ele que pode nos levar até Deus. Ele veio de lá e pode te levar até lá. As demais pessoas, ou santos não tem essa capacidade. Foram pessoas como nós, pecadoras e que também dependiam de Jesus para se relacionar com Deus.

6- ESPIRITUALIDADE RESPONSÁVEL - Uma oração feita de coração recebe uma resposta de Deus mesmo sendo feita por intermediários, mas não é o intermediário que responde, é Deus.

Então dá tudo na mesma? Não. Você recebe a oração porque Deus te ama, mas você não tem o relacionamento, porque Deus não vai falar com você através da imagem.

Você pode receber o pedido, mas se quiser o relacionamento deve ir diretamente falar com Ele. A isso eu dou o nome de Espiritualidade Responsável.

Espiritualidade Responsável é quando você:

  1. Pára de delegar o seu relacionamento com Deus para outras pessoas, como seus líderes religiosos (pastores, padres, sacerdotes), 
  2. Pára de precisar de um dia especial na semana (um domingo por exemplo), 
  3. Pára de buscar um lugar especial (uma igreja, um templo, uma catedral), 
  4. Começa a se relacionar com Deus em todo lugar, em todo tempo, assumindo a responsabilidade por suas ações, erros e acertos, e busca em Deus a solução dos seus conflitos na vida.
Isso não quer dizer que você não deve estar com algum grupo, ou que não precise da oração de outras pessoas, Espiritualidade Responsável quer dizer que a obrigação é sua, não dos outros.

A Terceirização é algo comum pra nós. Terceirização para a creche, a escola e a igreja a educação de nosso filhos; terceirização dos nossos insucessos profissionais para o governo; terceirização da nossa espiritualidade para os sacerdotes, pastores e padres.

Somente quando assumimos a responsabilidade por nosso relacionamento com Deus é que conseguimos usufruir dos benefícios da vida de Deus influenciando e direcionando a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário