terça-feira, 5 de agosto de 2014

Socorro! Descobri que meu pai se masturba!

Primeiramente, devo dizer que esse título não é pessoal. Ele não tem nada a ver com o meu pai. Uso esse tema de forma genérica, pois a cada dia percebo e me deparo com essa antiga realidade em muitos dos lugares que vou. Já não é mais nem um, nem dois casos de jovens que veem desabafar que estão confusos, pois descobriram que seus pais também se masturbam mesmo depois de casados. E é fato, infelizmente, que muitos homens entre 35 à 50 anos estão deixando suas mulheres na cama para terem seus rápidos prazeres em frente das televisões, revistas e computadores, ou até mesmo no famoso reduto dos masturbadores: o banheiro.

É interessante observar essa realidade, já que o normal é acontecer ao contrário. É sempre os pais que descobrem que seus filhos estão se masturbando, e sendo assim, são sempre os adolescentes e jovens que acabam por muitas vezes sofrendo a repressão e aquele longo sermão de uma hora e meia sobre santidade, pureza, pecado. 

A masturbação é um tema muito difícil e, ainda em muitas igrejas, é um tabu. Muitos acreditam que essa palavra não deve ser dita, pois é feia ou suja. Só que nessa mentalidade retrógrada quem sofre são os masturbadores, pois não sabem como reagir diante das mudanças hormonais que ocorrem no corpo e diante da supervalorização da libido nos dias atuais. 

Muitos tentam aplacar esse “pecado” entre os jovens e acabam agindo de forma legalista, criando até um décimo primeiro mandamento: “Não masturbararás”. Outros se afundam em uma culpa tremenda e passam a repugnar tudo que é relacionado a área sexual e assemelham sexo com pecado. Outros adolescentes e jovens ficam preocupados com as espinhas, então, logo depois de se masturbarem correm para o espelho para ver se vai aparecer algo denunciador. A maioria das pessoas se acomoda e tranqüiliza o pensamento entendendo que isso é normal. E ainda existem aqueles que pensam que quando casarem isso tudo vai mudar, mas acabam descobrindo que não, pois percebem que seus pais ainda estão passando pelo mesmo processo que eles.

Diante disso, identifico uma falha no nosso sistema educacional familiar e também eclesiológico. Pois os adultos, muitas vezes, se empenham com todo afinco para condenar os jovens e adolescentes que se masturbam, sendo que muitos deles também continuam fazendo o mesmo depois do casamento.

Não quero trabalhar a questão de masturbação ser pecado ou não, mesmo antes ou depois do casamento. O que levanto aqui é a falta de dialogo, ou melhor, a falta de liberdade para um diálogo entre filhos que descobriram a masturbação e pais que já se tornaram PhD no assunto.

Então se você é jovem e descobriu que seu pai se masturba, não se assuste e saiba que ele é você daqui alguns anos. E você, pai, que descobriu que seu filho começou a se masturbar, não se dedique em dar aquela bronca ultrapassada nele. Saiba que ele é você em algumas décadas passadas.

Já que ambos têm tanto em comum, por que não se sentarem para um bom papo entre amigos que passam, passaram e passarão pelo mesmo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário