terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

BREAKING BAD - Não há nada tão ruim que não possa piorar! por Roberto Lima



Eu gosto de assistir filmes. Seriados então, acompanho vários: Lost, Heroes, Jericó, O Toque de um anjo, Fringe e Breaking Bad. Alguns seriados já acabaram, que pena, fico afeiçoado a eles não querendo que acabem nunca.

Mas a semana passada assistindo um seriado, algo me chamou muito forte a atenção. Voltei algumas vezes para rever a cena e isso ficou marcado para mim.

Como eu sei que Deus usa qualquer coisa para falar comigo, me orientar, me disciplinar, eu sempre procuro pensar se aquilo que me marcou tem alguma lição de Deus para mim.

O seriado "Breaking Bad" narra a história de Walter White (Bryan Cranston), um humilde professor de química que vê sua vida se transformar quando descobre ser portador de um câncer terminal.

Com um passado brilhante como pesquisador, Walter amarga agora uma terrível situação financeira trabalhando como professor em uma escola de ensino médio. Com seu modesto salário sustenta a esposa Skyler (Anna Gunn) e seu filho Walter Jr. (RJ Mitte), que sofre de paralisia cerebral.

Walter fica desesperado ao perceber que sua família irá passar necessidades após sua morte e decide que fará qualquer coisa para que eles não sofram com a falta de dinheiro.

Impulsionado pelo medo e por desejo de oferecer dignidade à sua esposa e filhos ele começa a usar suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas para financiar seus anseios.

Num dos últimos episódios da segunda temporada, o ator principal na sua festa de aniversário, após constatação de que o tratamento de quimioterapia teria dado resultado e o câncer regredido, faz o seguinte discurso:

"Quando eu fiquei sabendo que tinha câncer em estado terminal, eu perguntei: 
Por que eu?
Ontem quando recebi a notícia que o câncer tinha regredido 80% eu me perguntei: 

Por que eu?"

Quando a possibilidade de dar uma vida melhor para os seus familiares custando a sua própria dignidade é uma virtude, até os maiores erros são passíveis de perdão. Mas, agora, quando o personagem recebe uma cura parcial que lhe dará ainda um bom tempo de vida, seu tempo de vida começa a se tornar um inferno para sua própria consciência. E até a sua família, por quem ele estava disposto a jogar tudo pro alto, pode lhe voltar as costas e abominar as suas ações,e declará-lo como bandido ao invés de herói.

Fiquei, de certa forma chocado com essa frase dele e isso tem me feito pensar em como reagiria com um homem desses, como poderia ajudar um cara desses, e se existem pessoas assim ao meu redor, e... eu sou assim?

O QUE VOCÊ FARIA SE ENCONTRASSE ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO?

Caramba, como é difícil estar com gente assim e não apontar o dedo e julgar? Como não lhe dar um sermão de mil páginas e dizer que está destruindo a sua vida? Simplesmente não sei se conseguiria NÃO tornar a vida desse homem pior emocionalmente do que já está.

Fico orando a Deus para que eu possa ter a disposição de entendê-lo e cumplicidade no ajudar a resolver a situação ou pelo menos não piorá-la. Sei que HOJE EM DIA isso pode estar acontecendo com alguma pessoa do meu relacionamento e, daqui a pouco, poderei ter a notícia de alguma falcatrua feia, imoral, criminosa de algum amigo, algum parente, algum conhecido. Nunca sabemos realmente pelo que as pessoas passam e são.

Na maioria das vezes nos relacionamos somente através de muros, vendo somente aparências.

EU SOU ASSIM?

Na verdade eu acho que não sou, mas sei que as circunstâncias podem me levar a ser, dependendo como eu reajo a elas.

Um parente e amigo meu, depois de anos trilhando com seriedade e piedade na igreja, se frustrou tanto com pessoas e igrejas, e passou por uma crise financeira quase dois anos que, quando chegou uma proposta de trabalhar com um bicheiro, vendo dia a dia
cargas roubadas, suborno de autoridades, tudo ali na sua vista, ele não pensou duas vezes em entrar de cabeça. Tudo para suprir, pelo menos, as necessidades básicas da sua família.

Não sabemos o potencial de maldade que existe dentro de nós. E um autor já disse uma frase mais ou menos assim: Tomara que a humanidade nunca conquiste o espaço, levando a sua iniquidade para outros planetas.

Só quem sabe que é tão ruim assim, pode estar preparado para enfrentar o inimigo que mora dentro de si mesmo.

Só quem sabe que é tão ruim assim, está preparado para receber de graça o amor do Senhor que não lhe cobra nada, pois nada puro poderá receber de nós.

Graças a Deus por seu amor para conosco, porque se não fosse assim, tudo poderia piorar ainda mais!

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos! Elas se renovam a cada dia!

Que bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário