sábado, 20 de fevereiro de 2016

Fazedores de História por Roberto Lima



E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:22
E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:26
E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. Gênesis 5:27


A Bíblia cita Matusalém 8 vezes e todas elas ligadas a genealogia.

O interessante de Matusalém é que ele foi o homem que mais viveu em toda história da Bíblia - 969 anos. Essa foi a única façanha de sua longa vida. Diz a Bíblia: E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.

COMO SE CONTA A HISTÓRIA

A história é um resumo importante ou interessante de fatos que ocorreram.

Se não foi realmente importante, ou interessante, isso não entra para a história.


A história de Jesus, por exemplo, não conta nenhuma das vezes que ele foi ao banheiro, nem que ele abriu ou fechou alguma porta, nem que ele fez as tarefas de casa quando criança. Aliás, a Bíblia quase não tem nenhum relato da vida de Jesus até os 12 anos a não ser quando do seu nascimento, da apresentação no Templo e aos doze anos quando sua família vai na festa dos judeus e ele fica no templo conversando com os sacerdotes.

Com certeza foi importante para Jesus esse tempo, mas não tão importante para ser inserido na Bíblia e se tornado história.

Porém, entrar para a história sempre foi a busca dos reis e personagens importantes. SER LEMBRADO DEPOIS DA MORTE.


Todo feito interessante de um político leva uma placa para lembrar as suas realizações. E seus opositores, quando assumem o poder, procuram desfazer dessa lembrança.

Isso pode levar as pessoas a viverem de modo arrogante e narcista. Porém, querer ser lembrado, querer ser admirado, deixar um legado depois da morte, nem sempre é uma coisa ruim.

EXEMPLOS SAUDÁVEIS DE SER LEMBRADO

1- UMA NECESSIDADE, UMA LINHA NA HISTÓRIA.

Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Lucas 14:12

Ajudar alguém na sua necessidade ou ser generoso com alguém que pouco tem, é escrever na história dele.

A gente não sabe o quanto uma necessidade pode estar preocupando e afligindo uma pessoa, e não sabe o que uma ação generosa e de compaixão pode fazer com ela.

A verdade é que não sabemos o quanto uma ação de amor pode marcar a vida de alguém.

Assista o vídeo:


2- RELACIONAMENTOS VERDADEIROS - VÁRIAS PÁGINAS DA HISTÓRIA.
Creio que devemos SIM, fazer parte da história das pessoas que nos rodeiam, e se não fizermos, isso mostra que houve pouca valia a nossa presença e ações naquela vida.

Porque digo isso?

A maior parte das relações é isenta de verdade, compaixão e amor. Isso nos leva a ter relacionamentos supérfluos, estar no meio de uma multidão mas não fazer parte dela, estar numa festa mas se sentir triste, jogar futebol mas não sentir o prazer de fazer parte do time, estar rodeado de gente e estar sozinho.

O que falta? Relacionamentos verdadeiros, profundos.

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17

Ou em outra tradução: Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Afiar o rosto mais se parece com dar um tapa, ou afrontar, ou confrontar, ou falar na cara. A verdade é que a falta de relacionamentos verdadeiros nos impede de participarmos da história das pessoas que nos cercam.

Falar amenidades, falar de futebol, de carros, de negócios, de política, de igreja, de doenças, de viagens é bom para compartilhar, mas NINGUÉM, que vive com alguém que compartilha isso, TEM VALOR  pra outra pessoa.

Na minha história tem MUITOS personagens importantes cuja gratidão gosto de expressar em oração, carinho e disponibilidade de tempo e de recursos para atendê-los.

Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado pessoas tão generosas, verdadeiras e amorosas para cuidar de mim.

Por isso, PAIS não parem de falar, de orientar, de ser chatos, de caminhar a segunda milha com seus filhos, netos... ESCREVA MUITAS PÁGINAS NA HISTÓRIA DELES.

Eles lembrarão de vocês e seguirão seus passos, mesmo que aparentemente demore.

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

AMIGOS... avancem na interferência e profundida das suas amizades, porque todos nós esperamos que as pessoas se importem conosco ao ponto de, ousar entrar na nossa vida.

Lembre-se que uma pessoa que não mexe com as verdades de dentro de nós, quem realmente NÃO nos CONHECE,  NÃO MERECE REGISTRO EM NOSSA HISTÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário