quinta-feira, 14 de julho de 2016

Avaliação de Jesus no discipulado por Pedro Arruda


Pedro já tinha passado por todo o curso de Jesus quando uma criada veio e lhe disse: “Você também é um dos seus seguidores”. Pouco antes, ele havia tomado uma espada e enfrentado um pelotão de soldados, cortando a orelha de um deles. Entretanto, diante dessa criada, ele se viu sem saída e refutou: “Não sou!”. Para parecer mais convincente, usou até palavrões para provar sua afirmação.
“Minha linguagem é essa, não tem nada a ver com o que ele prega”.

Se Jesus tivesse priorizado a eloquência, a retórica, o uso sagaz de vocabulário, Pedro poderia ter usado linguagem difícil e “dado um nó” naquela mulher. Poderia ter usado palavras complicadas, não se comprometendo, não dizendo que sim nem que não, e ela teria saído convencida, sem saber de que, mas satisfeita.

Depois da ressurreição, Pedro teve alguns encontros com o Mestre. Ele estava envergonhado por ter
falhado terrivelmente naquele momento crítico de sua prova. Provavelmente, estava se perguntando se ainda poderia ser considerado um discípulo de Jesus ou se tinha sido reprovado. Porém, em diversas ocasiões, quando esteve com Pedro no meio de outras pessoas, Jesus não lhe disse nada.

“Será que ele não vai mais tocar no assunto da minha vergonhosa falta de coragem até diante de uma criada”?

Finalmente, talvez bem ao término do período de 40 dias em que Jesus ficou com os discípulos antes de sua ascensão, os dois ficaram praticamente sozinhos. Jesus fitou os olhos em Pedro, deixando seu coração congelado. A hora temida enfim chegara.

“O que vou dizer?”, Pedro pensou. “Como posso explicar o que aconteceu?”

Entretanto, Jesus não lhe cobrou as razões de seu fracasso. A avaliação final do curso de discipulado não se baseia na capacidade de falar, de persuadir, de administrar finanças ou de nunca falhar. Não tem a ver com o número de pessoas que ganhou para Jesus, com o tamanho do seu grupo, com o número de pessoas para as quais conseguiu passar informações ou conhecimento da Bíblia. Não é um histórico limpo, sem tropeços. O trabalho de conclusão de curso do Mestre Jesus é como você responde à pergunta:

“Tu me amas?”. De acordo com a resposta, Jesus pode dizer se alcançou o objetivo, se foi bem, se pode ser diplomado, se está habilitado de fato na vocação que foi proposta no início.

Se você anda com Jesus há muito tempo e não tem grandes realizações para mostrar, isso não significa que foi reprovado. Deus não vai cobrá-lo por isso. Mas pode ter chegado a hora de responder a essa pergunta: “Tu me amas?”. Sua resposta pode ser frustrante para o Mestre e para você.

Na formatura, geralmente é feito um juramento. “Prometo exercer minha profissão com ética, integridade e honra...” Depois do juramento, a pessoa está habilitada a exercer a função para a qual estudou e se preparou durante vários anos. Foi exatamente esse o momento de Pedro.

Quando ele terminou de responder às perguntas, Jesus confirmou: “Apascente minhas ovelhas. Você está apto a prosseguir”.

Depois dos anos em que andou ao lado do Mestre, como você responderia a essa pergunta? “Tu me amas?” não é uma pergunta impessoal, porque não existe amor impessoal, geral, coletivo. Não tem como falar “Eu te amo” sem usar linguagem e sentimentos pessoais. O amor exige que sejamos pessoais no último grau. Quando você diz para alguém que o ama sem conhecê-lo de verdade, suas
palavras só podem ser uma expressão genérica. É uma declaração impessoal, uma contradição total. Jesus como Mestre nos forma com a característica de pessoalidade.

Ele nos torna pessoais. O fato de ter uma relação pessoal com Deus é que nos dá credencial para fazer a sua obra.

O ponto final do programa do Mestre, o certificado que as pessoas recebem, é ser amigo de Jesus. Certificado de conclusão. Qual título você receberá como seguidor de Jesus? Pastor, evangelista, missionário, teólogo, mestre, doutor, apóstolo? Se você entrou no curso de Jesus, o título que receberá na conclusão será o de amigo. Se você chegou a apóstolo, está perto, quase chegou lá. Mas ainda lhe falta alguma coisa. Ainda não concluiu o curso!

Retirado do Livro: Amigos do Mestre - Link para download - Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário