segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Poder de um Paradigma - 2

Desde que decidi que entregaria o controle da minha vida a Jesus, aos 16 anos, tenho andado na radicalidade dos evangélicos pentecostais e neo-pentecostais.

Nada de beber, nada de fumar, nada de falar palavrões, ter tempo devocional todos os dias, orar e ler muito a Bíblia. Tudo, tudo para agradar a Deus. Tudo, tudo para ser agradável a Deus. Tudo, tudo porque no fundo, achava que tinha que merecer as coisas de Deus.

Me lembro quando fizemos uma pesquisa com a liderança da igreja e verificamos que quase 100% deles não tinha tempo devocional todos os dias. Pra mim era um escândalo. Líderes têm que ser exemplos!

Mas o tempo foi passando, a patrola de Deus foi passando por cima de mim e meus planos, e muito melhor do que isso, o amor de Deus e o entendimento da sua graça foi se revelando quando vez maior, de tal forma que em 2007 depus as armas.

O entendimento de que não precisava fazer nada pra ser aceito, de que a salvação não era uma corrida meritória, e que, ao contrário, sou pecador e nada do que eu faça é 100% bom e agradável a Deus, fez a maior mudança de toda a minha vida.

Me libertou de temores, de conceitos de moralidade, de julgamentos dos outros, de culpa retida, de ansiedade pelo futuro que desmotiva e da utopia dos inúmeros sonhos religiosos.

Me libertou da busca da melhor estrutura para uma igreja (em células, nas casas, com propósitos, rede ministerial, congregacional, G12, G5 etc), da melhor forma de adoração (tradicional, extravagante, com dança, com cânticos espirituais, com cânticos espontâneos), da melhor estrutura de liderança (presbitério plural, colegiado, cobertura regional, bispado), do melhor ministério (pastoral, profético, apostólico), da melhor forma de evangelismo (festas, danças, teatro, 4 leis espirituais, testemunho de milagres, esportes), dos melhores dons (línguas, interpretação, visão, profecias, expulsão de demônios).

Me libertou do preconceito de religiões, das cerimônias de sacrifícios, do sacerdócio de um só homem, quebrou as paredes do meu culto a Deus e me deu paz com Deus.

Isso porque, encontrei tudo isso o que procurava. Procurei os melhores, os maiores do Brasil e alguns fora dele. Tudo muito bom, tudo muito importante, mas a base estava totalmente errada. Tudo o que vi estava alicerçado no pântano da meritocracia.

Vi que não adiantava a melhor estrutura, a melhor forma de adoração, o melhor ministério, os melhores dons, o melhor evangelismo, se tudo isso causa mais peso porque não consigo alcançar resultados satisfatórios, mais culpa porque não consigo fazer sempre o que é certo, mais hipocrisia porque não consigo ser melhor, e por isso vou "parecendo" melhor a cada dia.

Tudo isso acabou por causa da quebra do paradigma de tudo na minha vida posso ter se merecer. Sofro com as minhas recaídas, sim, mas creio estar convertendo dia a dia ao Senhor.

A GRAÇA entrou e mudou tudo.

Antes me preocupava muito com o diabo. Toda minha força, a maioria das minhas orações e até cânticos eram para e contra ele, reforçando a sua presença na minha vida e meu medo do seu poder.

Minha vida hoje é mais pacata, muito mais tranquila. Vivo preocupado com Deus, com minha família e com as pessoas com quem convivo. Vivo preocupado em fazer melhor o que faço por amor a Deus e às pessoas. Corro não mais para alcançar fama, poder e privilégios, mas para contribuir, de alguma forma, com as pessoas com quem convivo.

Tudo isso pela GRAÇA. Pelo amor de Deus. Por causa de Jesus.

Minha oração é que em 2009 haja a mudança deste paradigma na sua vida. Depois disso, a vida vai ficar muito mais simples de se viver. Se você ainda não entendeu a GRAÇA de DEUS, escreva pra mim. Vamos compartilhar sobre a liberdade que há para todos nós.

Feliz 2009.

Roberto Lima, 12/01/09

4 comentários:

  1. Amém,quero muito viver sob essa Graça que nos tira o peso do nosso próprio julgamento.
    Parabens pelo blog.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá ... Gosto muito de ler tudo que vc posta ; Eu sou uma pessoa que se escondeu de Deus por muito tempo ; tinha medo DELE,medo do castigo DELE , medo do julgamento DELE ... Passei por várias buscas tentando achar DEUS, compreendê-lo porque no fundo eu via DEUS diferente daquele que a Religião católica me apresentou qdo eu era criança ! Nessas buscas, passei a frequentar grupos católicos modernos , mas o vazio em meu
    oração continuava, então fui ao espiritismo,Alan Kardec e continuava o tal vazio ; frequentei então por quase 5 anos a Igreja evangélica , mas o vazio foi ainda maior ... EU achava que eu era inadequada , que meus pecados eram tão grandes que talvez eu precisasse de bençãos mais fortes ... ou buscar outros meios para conseguir essas bençãos ... Enfim, compreendi que Deus está em mim ! Não preciso que alguém me mostre o caminho, pois Jesus veio pra isso ! só tenho que ouvir e entender a mensagen DELE ! Li muito até compreender que Deus me ama, e que o perdão como prática, é o que também agrada a DEUS ... Encontrei pessoas que foram uma benção em minha vida, assim como vc, que é inspirado por DEUS, para nos inspirar, e nós continuamos a inspirar o próximo ... ISSO É QUE É AMOR EM ?

    Adorei esse post... gostaria de ler mais sobre paradigma ... de entender mais ...
    obrigada pelas leituras maravilhosas e mtas bençãos♥ para vc

    ResponderExcluir
  3. to passando p um momento de reflexao passei p anos presa a uma religiao q me mantia ocupada o tempo todo c pregaçao reunioes etc hoje percebo q alem do meu tempo perdi tbm momentos bons c meus filhos [como nao comemorar determinadas datas] se deus nos deu o livre arbitrio p q ficar presa a uma determinada religiao ? [ to errada ]? obg

    ResponderExcluir
  4. Ouvi certa vez um comentário assim: Se as 18 anos eu não for radical eu não tenho coração, e se aos 40 eu não for paciente eu não tenho cabeça.

    Acho que tudo tem um tempo e tomamos decisões verdadeiras (naquele momento) de coração.

    Tive essa fase também e curti, como se fosse uma droga, porque sempre fui assim, sempre entrei de cabeça. Se era pra ser, então seria com intensidade. Não dá pra negar que fiz muita besteira e não faria a mesma coisa agora.

    Mas agora eu sou outro!!! Se fosse o mesmo o mesmo, tornaria a fazer o que fiz, ou continuaria fazendo!

    Outros pensamentos, outros tempos, como acontecerá com seus filhos também e você poderá entendê-los e orientá-los com amor.

    ResponderExcluir