quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fator Melquisedeque - 3 - Povo Gedeo


Exemplos impressionantes, de todas as partes do mundo, de Deus trabalhando na vida de povos não-alcançados pelo evangelho e os preparando, geralmente com séculos de antecedência, para a chegada do cristianismo.

Profetas africanos

O povo Gedeo era uma forte tribo etíope de cerca de meio milhão de pessoas que acreditava em Magano, o benevolente e onipotente Criador de todas as coisas.

Mas, ainda assim, poucos oravam a Magano.

Eles estavam muito mais preocupados em tentar apaziguar Sheit’an, um espírito maligno.

Eles sentiam que não conheciam Magano suficientemente bem para se verem livres desse espírito maligno.

Um dia, porém, um homem gedeo chamado Warrasa orou para que Magano revelasse a si próprio ao povo gedeo.

Então se seguiu uma visão em que ele via dois forasteiros de pele branca construírem abrigos provisórios sob uma certa árvore, um sicômoro perto da cidade natal do Warrasa, chamada Dilla. Depois eles construíam estruturas mais permanentes com telhados brilhantes.

Warrasa nunca havia visto nenhum daqueles tipos de habitação antes. Uma voz disse a ele que esses homens trariam uma mensagem de Magano.

Durante os oito anos seguintes, outros adivinhos gedeos profetizaram que forasteiros logo chegariam com uma mensagem de Magano.

No fim de 1948, os missionários Brunt e Cain planejaram estabelecer a sua base longe de Dilla, mas uma situação política os forçou a decidir por Dilla. Então dois homens brancos ergueram tendas sob aquele exato sicômoro que o Warrasa havia visto em sua visão. Os eventos continuaram a se desdobrar conforme a visão.

Hoje existem dezenas de milhares de cristãos gedeos. (54-56)

(Obviamente não existe nada de especial em ser branco. É apenas um fato histórico que foram os brancos os que primeiro levaram o Evangelho para alguns povos.)

"O que aconteceu entre o povo gedeo não é de forma alguma um incidente isolado’, escreve Don Richardson. ‘Por mais incrível que pareça, literalmente milhares de missionários cristãos através da História têm se espantado com a recepção exuberante que receberam mesmo entre alguns dos povos mais remotos da terra! Tradições populares... anunciaram a vinda dos portadores da mensagem do Deus verdadeiro com quase tanta clareza como se eles tivessem lido sobre eles no jornal da manhã!" (56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário