sábado, 6 de março de 2010

10 meses de missão em Angola por Jaqueline Moreira


Hoje completo 10 meses de missão em Angola, o tempo continua voando por aqui, sempre brinco que à passos galopantes.

Ainda não tenho a data definida de minha viagem ao nosso maravilhoso país, o pagamento do meu regresso é por conta dos salesianos e ainda não sentamos para conversar. É bem provável que eu esteja embarcando no finalzinho de abril ou começo de maio, se Deus quiser.

Último e-mail que mandei contando relatando algumas coisas foi qdo fiz 6 meses e um e-mail em dezembro com nossa felicitação de final de ano.

Novembro foi mais um mês de muito trabalho e de selecionar e conhecer os novos filhos de Kala-Kala, 34 meninos de 14 anos, proveniente da rua ou de famílias para além da miséria. Chegaram no dia 15 de novembro, dia da partida de minha companheira Assistente Social Carola, da Argentina. A nossa casa não ficou a mesma, sem a alegria dela, no banheiro em que partilhavámos passou das conversas e risos a perpetuou o silêncio... Ficou dois brasileiros e um casal argentino.

A casa no geral, ficou mais cheia, agora 80 meninos, as confusões aumentaram muito, no refeitório conversas paralelas e altas, meninos que se recuperaram por estar indo ao segundo ano em kk passaram a ser influenciados pelos alunos entrantes... e eu cada vez mais tentando controlá-los com minha braveza e ao mesmo tempo carinho e amor.

Dezembro, conclusão do primeiro ano letivo e pedagógico de kk, quantas noites indo dormir tarde e acordar cedo... mas valeu a pena.
Nossa casa ficou lindo com as decorações natalinas.

Casal argentino foi de férias e veio para nos ajudar duas argentinas que estavam concluindo seu ano de missão.

Fizemos cartão de natal para arrecadar presentes aos nossos meninos, e conseguimos, que alegria para mim qdo fui buscar e comprar para aqueles filhos que não receberam, a entrega foi super emocionante, foi no mesmo dia que a maioria dos nossos meninos foram de ferias, para suas familias ou centro de origem, eu os acompanhei em nosso ônibus, a felicidade de alguns era enorme de outros nem tanto porque sentia medo que qdo eu voltasse não mais etivesse aqui. Qto todos desceram, o silencio invadiu nosso ônibus e o meu coração... emocionada recordei-me de todos os momentos bons vividos neste ano.

Ficaram em casa 16 meninos que não tem família ou não tem condições de ir para casa.
Fizemos almoço especial para os funcionários com comida típica, muita frutas e sorteio de brindes, todos receberam algo.

Por falar em fruta, comprei dois melões que valiam ouro, paguei quase 40 reais cada um... tem coisas aqui que são muitíssimo cara. É preferível nem fazer o câmbio.
Véspera de Natal, eu e Lucas (únicos expatriados) passamos na aldeia com os meninos. Nunca vou esquecer. A vontade de comer era tanta que nem teve contagem regressiva e passamos 1h servindo a comunidade, eu no arroz, outro dia meu braço doia... mas foi muito legal e feliz. Apenas comi arroz e frango com coca-cola.

No dia do Natal, tive uma tarde maravilhosa com meus filhos no Parque infantil de nossa cidade, brinquei muito com os meninos e fui muito feliz com eles.
No dia 27 saímos às 4h30 da manhã rumo a outro estado, cidade Benguela, quase 9h de ônibus. Que experiencia inesquecível, a princípio eu, as duas argentinas e nossa cozinheira iriámos dormir no chão igual aos meninos, não ficamos nas salas de aulas como eles, fomos para o escritório dos padres e ao irmos banhar na casa deles vimos colchonetes e pedimos emprestados... nossa salvação ;)

Todos os dias fomos a praia, que delícia, duas praias maravilhosas, passavámos o dia inteirinho, montamos nosso acampamento e lá cozinhamos e comemos.

No dia 31, teve missa na missão em que estávamos, jantamos às 23h, 0h bem próximo de nós muitos fogos, 30 minutos, nunca vi igual ao vivo no Brasil, quase todos os meninos estavam ao meu redor e festejamos muito a chegada de mais um ano... tudo muito inesquecível ;)

Após fizemos oração com velas, os meninos foram dormir e os educadores brindar, logo foram dormir, fiquei com Lucas conversando sobre o nosso ano e as coisas que fizemos nesta década que passou, de fundo o barulho das festas ao redor e som de música brasileira...

Meu primeiro dia do ano, foi um dos melhores que tive em todos os início de ano... praia maravilhosa, muito sol, amor e alegria.

Voltamos no dia 3, almoçamos em kk, à tarde iniciu uma forte cólica e diarréia, passei minha primeira semana do ano muito mal, de cama, muita diarréia, resultado febre tifóide e infecção na urina, tomei remédios e me recuperei.

No dia 18, na hora do almoço aconteceu algo muito triste para nós e principalmente para Lucas... No e-mail de 6 meses eu comentei sobre os perigos do trânsito aqui... No retorno a casa, na pista, numa curva, para não atropelar uma menina, nosso motorista e Lucas jogaram o nosso carro para no mato, porém não conseguiram mais controlar o carro e veio bater num caminhão que estava vindo na pista contrária, o caminhão rivou e faleceu uma enfermeira que estava de carona. Nosso carro deu perda total, mas não chegou a capotar. Qdo Lucas me telefonou, fui com uma espanhola, uma brasileira enfermeira que aqui estavam e nosso diretor adjunto, ao local do acidente, eu e o angolano ficamos no local do acidente para tentar recuperar as coisas que ele havia comprado, uma vez que sua saída logo de manhã foi para compras, e resolver a questão do nosso carro... Dezenas de pessoas paravam seu carro para perguntar o que havia acontecido com o carro de Kala-Kala. Nunca imaginei que somos tão conhecidos aqui.

Resumindo, Lucas ficou em Luanda, na inspetoria salesiana para tratar seu braço direito que quebrou e os pontos que teve que ter na testa e embaixo do olho direito. Fiquei sendo a única expatriada... responsável pelo Serviço Social, Secretaria, confirmação de matrículas e matrículas novas, Administração e compras... quase "pirei"... rs

No dia que completei 9 meses, Deus colocou um menino deficiente em minha vida, para eu ser mãe dele por uma tarde, uma noite e uma manhã... Estava vivendo na polícia de Catete, foi achado na rua, desnutrido e deficiente, aparente 7 anos.
No dia do acidente do Lucas conheci um português, da empresa do caminhão, e este me telefonou durante a semana perguntando se podia receber esse menino em kk, disse que não pela idade dele.

Na semana seguinte, nos encontramos no comando de Catete para eu assinar o termo de responsabilidade em que pagaremos os reparos do caminhão, e perguntei do menino, estava lá ainda, mas eu não o quis ver, segui meu coração... vim embora pensando no menino, na imprudencia dele viver no comando e não ter nenhuma política pública. Telefonei para uma irmã angolana que tem uma ONG, e o aceitou, fui buscá-lo, não tive nenhuma dificuldade em tirar o menino de lá, não sabia que era deficiente.

Fiquei o tempo todo com ele dando água e o que comer, qdo o levei para brincar na nossa rua ele saia correndo para comer nossa grama, na hora imaginei que ele estava se alimentando disso. De manhã, qdo acordamos, tirei a frauda dele, e fui dar banho, enqto fui pegar o sabonete, defecou no chão, iguais as crianças das aldeias (não há saneamento básico), meu Deus?! Tudo verde... estava se alimentando de grama mesmo... meu coração doeu, limpei sei nojo algum (estou pronta para ser mãe) e agradeci a Deus por ele ter aparecido em minha vida. O levei para um centro que encaminha meninos para nós, lá ele não podia ficar e encaminhamos para o orgão do governo para meninos deficiente e procuram a família.

Os meninos retornam no dia 30 de janeiro, organizei uma festa linda de recepção e comemoração dos aniversariantes de janeiro, eu estava tão cansada que esqueci os geladinhos que fiz na geleira ;)

As aulas internas como externas começaram no dia 1º de fevereiro, que delícia ver o pátio cheio, as crianças das aldeias e seus barulhos.

Este ano no período da manhã no setor pedagógico atendemos 82 alunos externos, dividos em 2 turmas de 2ª classe e 1 turma de 3ª classe, infelizmente temos só 3 salas de aula, não podemos abrir turmas novas.

De manhã os 80 alunos estão tento aulas no centro profissionalizante, divididas em 5 turmas (agricultura, marcenaria, serralheria, construção civil e eletricidade).
Devido a minha viagem não estou dando aula formal conforme o ano passado - Educação Moral e Cívica, mas estou dando aula às quartas-feiras, das 20h às 21h, aos 34 alunos novos internos, de Cidadania e Conduta. Amo :)

No dia 4, Lucas veio fazer sua mala para ir se tratar no Brasil, neste mesmo dia retornou o casal argentino, e devolvi o setor de administração e compras à eles.
Lucas viajou no dia 8 e dia 19 passou por cirurgia, no qual colocou uma placa e dez pinos, fará fisioterapia para recuperar os movimentos do braço e da mão, portanto sem previsão de retorno.

Meu carnaval foi muito bom, uma manhã e uma tarde festanjando com nossos alunos.
Eu fiquei responsável por ele, na quinta-feira comprei as coisas para a decoração de nosso pátio no mercado Roque Santeiro, na sexta-feira os alunos externos pintaram suas máscaras, no sábado de manhã as recortei assistindo as duas últimas escolas do carnaval de São Paulo, ao vivo, na Globo Internacional (ano passado eu estava lá). Domingo decoração. Segunda-feira Carnaval dos alunos externos, muito animados e quase todos com algum ornamento se fantasiando. À tarde, os alunos internos montando a apresentação do seu bloco de carnaval, no final, um filho aleja outro filhos, jogou a cadeira e cortou a testa, lá vai eu atender ele, sou responsável pela enfermaria tbm, corte profundo... rumo ao hospital de Catete.

Lá tive uma experiência nunca igual e totalmente inesquecível... Meu filho tomou três pontos SEM anestesia... como ele chorou e gritou, não sei como tive força de estar ao lado dele, vendo tudo, e segurando na mão, limpando suas lágrimas e dizendo que já estava acabando. A princípio o enfermeiro não queria deixar eu ficar, mas qdo ele falou para o menino que deveria ter muita coragem já imaginei que seria sem, e não liguei para o pedido dele para eu me retirar e dizendo que é regra do hospital, hospital que tem regras, mas não tem nada, além de ser sem anestesia, tive que até repor o fio que costurou meu menino. Vim embora sem sentir meu coração, em silêncio com mil e um pensamentos... sem anestesia, eu ao lado dele, o que fazer com o outro menino e etc...

Na terça-feira de manhã retoque na decoração e às 14h iniciou do segundo carnaval da família de kala-kala e foi até às 18h, me diverti muito... me fantasiei de garota purpurina ou alegria, os meninos que me batizaram... rs
Pq eu estava bem colorida e passei brilho no rosto e cabelo... e dançando ia colocando brilho nos meus filhos...

Carnaval acabou e a decisão tinha que ser tomada... o conselho se reuniou e decidimos expulsar o outro menino. Este estava no segundo ano de kk, já haviamos chamado o centro de origem com sua mãe em fazia um mês e haviamos assustado-os dizendo que foi expulso, o menino pediu mais uma chance e prometeu mudar, mas não mudou.

Na quinta-feira eu o levei para o centro de origem, e para alguns passei a ser a feia de kk, assim que chamaram... Mal sabem eles que sempre defendi esse menino acreditando na recuperação... já era para ter ido embora em julho do ano passado. Vocês meus amigos, não imaginam a dor que meu coração sentiu ao deixar esse menino... não conseguia pensar nas coisas ruins que ele fez e sim nas coisas boas, na alegria, ele vivia cantando, além disso fiquei pensando em seu futuro, a mãe bem idosa, com problemas nos olhos, único filho homem... E as lágrimas rolaram qdo subi no carro. Porém, com a certeza que tudo o que eu pude fazer por ele eu fiz, mas ele não me ouviu, infelizmente. Neste mesmo dia trouxe um novo menino.

Além dessa "perda", tive outras duas anteriores, Fernandinho, meu mimoso, foi de férias dizendo que não ia mais voltar a kk, já não queria ter voltado em julho, mas por mim, segundo ele, terminou o semestre de tanto que pedi, se dedicou tanto que suas notas subiram e conseguiu certificado do centro profisisonalizante, ao contrário de primeiro semestre... ele era mimoso, adorava vir conversar comigo, tem família, mora aqui próximo, era o que mais me escrevia cartas... e sempre me escrevia dizendo que não mais voltaria e me daria um presente... Me encontrei com ele na paroquia de Catete, conversamos, e qdo nosso onibus estava saindo ele veio me dar um presente pela janela... um brinco de Mama Muxima (Nssa Senhora de Angola), novamente as lágrimas... sou uma manteiga mesmo, sempre ;)

A outra perda foi do primeiro menino que se aproximou de mim qdo cheguei, e sempre pedia minha atenção, 4 anos de rua, Lucas conseguiu fazer o resgate da família, os mesmos acharam que ele era um fantasma qdo o viram, eu cheguei a conhecer a "casa" dele em julho qdo o levei para visitá-los... Um menino muito terrível tbm, reprovou o ano, sua última briga feia foi em outubro qdo eu fiquei duas horas trancadas com ele num banheiro para não bater no outro... Me respeitava muito. Foi de ferias, voltou antes devido a recuperação de janeiro e sua situação familia, veio muito mais terrível querendo voltar para casa e ficar igual a maioria, começou inventar mentiras, mas tudo para chamar a atenção, muiiiitttaaaa carencia... e sem eu saber o padre o levou embora para sua casa... depois que começou nosso ano letivo telefonei para ele, perguntando qdo eu tinha que ir buscá-lo, tentando fazer com que ele voltasse, mas estava totalmente decidido em não mais voltar... a rua para ele é melhor, ainda bem que está estudando... rezo muito por ele, sinto muitas saudades!!!

Agora os meninos estão entrando nos "eixos", vieram de férias mais do que terríveis, muitas brigas, e infelizmente eu não consigo me afastar... pelo contrário quero apartar... louca, né?! rs

Mas tenho aqueles que me protegem e até demais... e se esquecem que preciso de amigos externos... Muitos deles me cuidam como mãe, me chamam de mãe, tem ciúmes, querem satisfações de onde vou e etc, fiz amizade com o português, além de contatos profissionais, nos tornamos colegas, recebemos visitas dele, e surgiram comentários, fiquei brava, mas eu não devo ligar e ver isso como forma de carinho e preocupação que tem por mim.. Para terem noção, nunca sai de kk com ele, e até pegaram a placa do carro para que se acontecer algo vão mandar a polícia procurá-lo, risos... Até disseram que iam furar o pneu do carro e qdo ele fosse pedir ajuda aos meninos, não ajudaria...rs! Estou sendo mais cuidada por eles do que por meus pais... rs (saudades forte família).

Sou a recordisra de cartas, mtos perguntam várias vezes na semana qdo viajo e se não volto mais!

Um me escreveu que todos os dias reza o terço pedindo que eu volte...

Nossa, como sempre, demoro a escrever e escrevo muito!!!
É, meus amores, que tanto sinto saudades, essas são minhas principais vivencias nessa terrinha fantástica!

Ainda tenho mais dois meses pela frente, para continuar sendo amada por muitos e ser odiada tbm, já que me considero a mais brava e a que não deixa eles me enrolarem. Quem me conhece sabe como sou, há muito amor e carinho, mas há muita exigência tbm ;)

Assim que eu tiver a data da minha viagem, informo vcs!!!
Tbm estou ansiosa!!!
Super beijo!!!
Saudades!!!

Jaqueline Moreira é uma amiga, recém formada em Serviço Social, que ama a Deus e tem senso de missão. Agora ela está na Angola. Que Deus a abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário