sábado, 6 de março de 2010

Responsabilidade Social pela Igreja por Roberto Lima


Em 2007 fiz parte de uma equipe que realizou o I Fórum Evangélico Sobre Responsabilidade Social de Botucatu.

Sempre ouço a mesma coisa dos pastores que são engajados no social, que os espíritas estão fazendo mais obras sociais, que os católicos estão fazendo mais obras de caridade do que NÓS, OS QUE CONHECEMOS A JESUS.

Bem, eu entendo a angústia deles, mas parece que eles não entendem a essência do negócio.

Primeiro conhecer não quer dizer muita coisa, embora seja importante, mas conhecer é a parte racional da relação. Conhecer, saber, entender do que se trata, saber como fazer, entender como funciona, saber quais os elementos que compõe, saber como todas peças se relacionam, realmente é importante.

Mas, principalmente se tratando de valores, é como dizer que você sabe tudo sobre humildade, e suas características, e seus resultados, e histórias de homens humildes. Tudo isso não o torna humilde nem alguém praticante da humildade. Aliás, se você disser tudo isso que falei anteriormente corre-se o risco de terminar dizendo, "Ah, e tudo isso está no meu livro, um dos estudos mais completos sobre o tema".

Sempre vejo os pastores querendo ressaltar que deveriam ser os evangélicos a fazerem a parte social no país porque eles é que "têm" Jesus, insinuando que eles estão certos e os outros errados.

Bem, eu também não aceito doutrinas como a da reencarnação, dos espíritas, ou da adoração de imagens, dos católicos... mas que dizer da doutrina da prosperidade, das campanhas, dos shows nos cultos, da salvação através da santificação pessoal dos evangélicos em geral?

NA MINHA OPINIÃO, e você que lê este artigo pode ter uma diferente, TODOS SOMOS IGUAIS. Todas as denominações cristãs estão parcialmente certas. E só mesmo Deus pode fazer um pente fino e achar os Seus nesse meio.

Há muita gente de Deus em todas as religiões, e há muita gente QUE NÃO PRESTA EM TODAS ELAS TAMBÉM. Por isso generalizar tanto para o bem como para o mal nos levará ao erro.

Há muita gente salva que não acreditamos que está salva porque ela está travestida em doente, em morador de rua, em alcoólatra, em jogador de futebol e tem muito jogador de futebol, pastor, padre, sacerdote, beata travestidos de santos.

Quando se trata de algo que só podemos ter certeza quando vemos por dentro, e NUNCA por fora, então o julgamento deve ser deixado para Deus fazer.

Vejo que as igrejas estão lotadas de pessoas que são e que não são. As que NÃO SÃO, nunca farão nada pelo próximo e algumas das que SÃO podem vir a fazer alguma coisa pelo próximo.

Por isso, não são os espíritas que estão fazendo mais obras sociais que os evangélicos; ou são os católicos que fazem mais que todos os outros; nem os evangélicos tem que concorrer com ninguém tentando mostrar que eles estão fazendo mais que os outros.

Porque a verdade é uma só:

NEM ESPÍRITAS, NEM EVANGÉLICOS, NEM CATÓLICOS estão fazendo trabalhos sociais e humanitários e comunitários... não são eles os agentes humanitários de solidariedade...SÃO AQUELES QUE AMAM.

E estes, estão aí pelo mundo vagando como bons samaritanos que não se importam da cor, da religião, da opção sexual, da aparência da pessoa que está estendida no chão. Importa somente que é um ser humano que precisa de ajuda.

Estes, não têm religião têm missão.

Os que AMAM sempre serão invejados pelos que CONHECEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário