terça-feira, 16 de março de 2010

Eclesiastes por Roberto Lima


Quem tem me acompanhado nos meus posts às vezes me pega parecendo depressivo e demasiadamente realista, ou até pessimista.

Com certeza o mundo vai de mal a pior, mas isso é desde a muito tempo atrás. Salomão, em Eclesiastes abusa do direito de ser realista e destrói qualquer sonho de felicidade aqui na terra.

O sábio adquire a sua sabedoria na dor, no luto, na tristeza enquanto o tolo se desvanece em festas e banquetes.

Mas, quantos de nós, então, se a vida toda é assim, não preferiria viver como tolo e feliz do que ter uma “sábia” existência envolta sempre na desgraça?

Ah, se é assim, comamos e bebamos que amanhã morreremos!!

Bem, acho que o caminho da sabedoria está em não gastá-la em nosso benefício, sendo assim, a própria sabedoria é loucura para os tolos.

Por que eu viveria a vida inteira sem aproveitá-la em todas as suas possibilidades? Por que não a sugaria ao máximo? Por que a deixaria passar minhas férias sem viagens, o guarda roupa sem compras e meus finais de semana sem restaurantes?

Por que eu deixaria de trabalhar sem cessar para poder ganhar mais e mais dinheiro?

Por que eu deixaria de fazer MBA no exterior e depois doutorado se isso é que me trará qualificação profissional necessária para os dias de hoje?

Porque tudo isso é vaidade!

Porque tudo isso é ilusão e tem a ver com a vida dos tolos!

Pare de pensar no seu próprio umbigo, abra um jornal, ligue a TV, olhe à sua volta e responda essa pergunta:

Viver a vida da forma como eu a estou vivendo é coerente com o mundo que estou?
Qual é a razão da minha vida?

Tenho uma missão a cumprir?

Penso que a maior dádiva da sabedoria é nos dar consciência de nós mesmos e do contexto em que vivemos.

O tolo não tem senso de missão e sua razão de viver é manter-se feliz, e por isso ele nunca será.

Um comentário:

  1. Graça e paz! Parabéns pelo conteúdo do Blog, é bastante edificante, com temas pertinentes.
    Aproveito a oportunidade para divulgar o http://recortecotidiano.blogspot.com/ Um blog com tematica diversa, tão subjetivo quanto universal. Será um prazer receber sua visita. Vamos nos seguir! Abraço.

    ResponderExcluir