segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem é Justo não precisa de Jesus por Roberto Lima

"E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" Marcos 2:15-17


É interessante notar que Jesus sempre teve entre os heróis de suas estórias publicanos, samaritanos e pecadores.

Por que Jesus fazia isso? Agora mesmo, no texto acima, ele acaba de dizer que veio para os pecadores e não para os justos.

Bem, mas na verdade não existe nenhum justo... todos somos pecadores... então pra quem Jesus disse que NÃO VEIO PRA SALVAR?

Ora, aqueles que SE ACHAM JUSTOS, estes não precisam de Jesus.

É incrível como acontece nas igrejas e acontecia comigo, é que todos os que estão em cargos de liderança, dáconos, presbíteros, pastores, padres, ministros são os guardiões da moral da igreja.

Todos eles se sentem como se devessem guardar a santidade de Deus.

É claro que, num certo momento até concordo que deva ser assim mesmo. Para isso esses oficiais existem, para guardar o povo, ajudá-lo e garantir que as coisas aconteçam com ordem e decência.

Mas aí é que eles estrapolam.

O zelo de manter a MÁSCARA e a PERFORMANCE das pessoas e do culto ou da missa transformam esses oficiais nos maiores inimigos do mover de Deus na igreja.

Principalmente aqueles que têm cargos e são de algum grupo mais espiritualizado, por exemplo o grupo de oração ou de guerra espiritual. Guardiões da santidade de deus e da igreja.

Quando vou pregar nas igrejas o povo sai feliz me cumprimentando sobre o alívio que o evangelho lhe trouxe, a liberdade em Deus, o amor de Deus sobre sua vida... mas um grupo não quer me ver pela frente... os oficiais e os "mais espirituais". Eles me criticam e me questionam.

Por isso meu púlpito é este Blog e participam dele quem quer e não causo nenhum problema para pastor e igreja nenhuma mesmo tendo vários que possam discordar do que falo. Sendo que discordar com respeito é para mim a melhor maneira de podermos ser amigos. Não precisamos concordar com tudo, havendo respeito podemos nos amar mesmo com discordâncias... e isso é igreja.

Voltando aos pecadores... um amigo meu, oficial de uma igreja por muitos anos veio falar comigo sobre seu 'pecado'.

Durante mais de uma década ele serviu numa igreja, se tornou oficial dela mas nos últimos oito anos entrou num processo de desestruturação familiar forte e que o levou ao adultério.

Ele sempre foi muito orgulhoso e arrogante, isso desde muito antes de converter e entrar para a igreja, e foi sendo quebrado até chegar na mesa de um restaurante onde ele me confessou seu pecado.

Esta é a primeira vez desde os meus 19 anos que falo isso para outra pessoa, disse ele. E me contou sobre o adultério e sua falta de forças para mudar seu estado longe de Deus.

Cara, disse eu, por mais incrível que pareça, hoje, agora você está mais perto de Deus do que em toda a sua vida.

Ele simplesmente quase surtou na mesa do restaurante reiterando que eu não tinha ouvido o que ele disse. Ele tinha acabdo de dizer que os últimos anos de sua vida tinham sido de farsa e pecados. E eu o colocava mais perto de Deus do que quando estava na igreja? Você está louco, disse ele.

Esse é um dos nossos grandes problemas. Achamos que estar na igreja frequentando os cultos é estar perto de Deus, sendo que, pode ser que quanto mais frequentamos uma igreja podemos estar nos afastando de Deus.

E digo isso por minha causa mesmo, o quanto mais cresci na liderança da igreja mais eu tinha que mostrar que era modelo, ser mais santo, o mais abençoado, o que ganha mais almas, a rede que mais cresce etc. Tudo isso criava em mim um ser embrutecido que servia a denominação que estava mas não a Deus.

Tinha que dar mais valor às pessoas que traziam mais membros do que aquelas que tinham caráter e vida com Deus (modelo G12) de tal forma que as pessoas se tornaram números que eram avaliados mês a mês através de relatórios passados para a liderança da igreja.

E esse meu amigo, caminhou no mesmo rumo que eu, e se frustrou com o modelo de uma igreja empresa, e como ele estava doente, tinha que entrar para participar de algum Encontro para se curar... porque a cura entre os irmãos tinha sido departamentalizada. Aliás... cura desse tipo de doença existe somente quando existem amigos... sem amigos verdadeiros essa cura não acontece pois depende de um ambiente de confiança e aceitação.

Agora, com as guardas abaixadas, com o coração quebrantado não conseguia receber o amor e perdão de Deus porque ele se achava indigno, NÃO MERECEDOR. Mas agora ele poderia contar com a bênção e misericória de Deus. Vim para os pecadores e doentes, disse Jesus. Agora ele poderia contar com Jesus.

Antes, na igreja, cheio de culpa e de máscaras lhe envolvendo, ele estava impossibilitado de alcançar essa graça, porque "(Jesus) Não vim para os justos".

Mas ele estava bloqueado por não entender a graça e misericórdia de Deus. Ele não aceitava receber o perdão e amor de Deus por achar que precisava pagar com boas obras por isso.

Mais longe ele esteve... e não sabia disso.

Agora, com o coração quebrantado, pecador assumido, despido de máscaras e falando a verdade sobre si mesmo... Deus não o desprezaria nunca... porque na verdade... este era o caminho de volta para o Pai.

Mais do que fazê-lo voltar para uma igreja, Deus o estava levando para reconhecer a si mesmo e assim, fazê-lo voltar para Ele.

Pecadores assumidos estão mais perto de Deus do que os que acham que têm Jesus e participam das igrejas frequentemente.

(Minha tradução de Mateus 21:31 - "Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus".)

2 comentários:

  1. A paz do Senhor, irmão!
    Encontrei seu blog há algum tempo e li alguns dos posts. Acho que essa é a primeira vez que eu comento aqui.

    E eu também percebi que foi quando passei a reconhecer meus erros, que eu me sentia mais perto de Deus. Isso me lembrou de um livro do Max Lucado (Nas garras da graça). Tentamos mostrar a Deus o quanto somos "justos" comparando com os outros irmãos. Mas só quando reconhecemos que somos tão ou mais pecadores é que somos verdadeiramente perdoados!

    Vi um jovem da minha igreja dizendo "eu quero ser o mais usado por Deus, etc." Peço a Deus que abra seus olhos.

    "O coração quebrantado e contrito, o Senhor não desprezará!"

    ResponderExcluir
  2. Sabe Diógenes, eu fico muito feliz do seu comentário e sei que a nossa mudança muito devagar... é pedra sobre pedra sendo derrubada e reconstruída.
    A minha esperança sempre é que pessoas como eu e como você possam ir lendo os posts e irem sendo levadas ao reconhecimento do seu estado pecador.
    É por isso que escrevo!
    Grande abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir