sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Efeito Doppler da voz de Deus por Juninho Pereira


O que é o efeito Doppler?

De uma forma muito simplista (muito mesmo) e me retendo aos estudos sonoros, eu quero apresentá-lo aqui como: um fenômeno ondulatório onde a freqüência de um som percebida por um ouvinte difere da freqüência original do som emitido por uma fonte sonora quando existe movimento relativo entre eles.

Este fenômeo é muito cotidiano. Você pode encontrá-lo no soar de uma sirene de um carro de polícia, ambulância ou carro de bombeiros em movimento. Veja os vídeos:








Essa variação na freqüência percebida ocorre devido à diferença de tempo entre a chegada de uma frente de onda sonora e outra. Quando estamos parados em relação à fonte sonora, o intervalo de tempo entre uma onda e outra é maior se comparado com a situação onde estaríamos nos aproximando; e, menor se comparado com um afastamento entre o ouvinte e a fonte.
 (Se você não entendeu este último parágrafo, veja esse vídeo e depois, volte a lê-lo.)




Mas, o que isso tem a ver com vida com Deus e com o ouvir a voz de Deus?

No livro de Matheus, capítulo 6, verso 6 está escrito “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”.

Eu quero aqui dar um enfoque diferente de todos que talvez você tenha conhecimento sobre este texto. Sim, sei que o contexto todo trata de altivez. Sim eu sei. Mas quero somar a este texto o conceito mais fundamental referente ao tempo que você investe em seu devocional diário: parar todas as atividades e se dedicar exclusivamente ao Senhor – mente, corpo, alma, coração e forças!

Você está preocupado com seus problemas?! … Você está cheio de projetos, idéias e atividades e está aguardando uma resposta de Deus?! … Ou ainda, você já esteve em uma situação dessas e pensou ter ouvido a voz de Deus para fazer isso ou aquilo e, seus projetos terminaram em frustrações, mais problemas e desilusões?!

Deixe-me perguntar algo: EM QUE MOMENTO VOCÊ PAROU PARA OUVIR A VOZ DE DEUS?!
Se você não parou para ouvir a voz de Deus, mas tentou ouvir o que Deus te orientava enquanto mantinha sua rotina, seus movimentos, então há uma chance gigantesca de você ter ouvido a voz de Deus na freqüência errada!

Se você não parou sinto lhe informar que você foi mais uma vítima do que eu chamo de Efeito Doppler da voz de Deus, pois você não se deteve, não foi acalmar seu coração e parar suas atividades, repousar para finalmente ouvir de Deus!

Quer ouvir a voz de Deus? Pare e ouça. (…) Quer uma direção de Deus para algum dilema? Pare e ouça. (…) Quer sentir o toque de Deus transformando sua vida e sua família? Pare e ouça. (…) Há algo te incomodando, queimando em seu coração? Pare e ouça.

Que Deus te abençoe e fale com você! (e que você possa ouvi-Lo sem distorções).

Cesse seus movimentos, acalme seu coração e “entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai” e certamente Ele te ouvirá e o melhor de tudo: você também  O ouvirá!

Fonte: Blog penso, logo existo...?!

Um comentário: