quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Pobre e o Reino de Deus - Os Necessitados - 2



 Lucas 6:20,24    



E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação.
Quando encontramos Jesus falando sobre as Bem aventuranças em Lucas, vemos como ele deixa claro que se tratam de pessoas sem recursos. Ali, pobre é claramente aquele que tem falta de recursos para sua vida.

Veja como Ele fala do pobre, e logo após contrapõe falando sobre os ricos.

Aí vemos também algo escandaloso para a nossa teologia contemporânea, pois ao invés dele falar que o rico é o abençoado, Ele diz o POBRE é o abençoado, o bem aventurado. E ao rico ele adverte dizendo: Ai de vós os ricos, porque tendes a vossa consolação.

Porque Bem aventurados são os pobres?

1-     Porque eles são o tipo de gente acostumada a passar tribulações, e são elas que fazem qualquer pessoa se tornar mais humana. Sem humanidade não existe humildade. Porque é dado aos pobres o Reino dos Céus como consolo, já que não são desprezados e humilhados na terra.

Porque ele adverte os ricos?

1-      Porque a riqueza sempre trouxe problemas para o homem. E o homem que se apega a ela é pior ainda. Ela é o consolo do homem diante dos problemas alheios, da pobreza, das doenças. Ele usa o poder do seu dinheiro para viver bem sobre a terra.

O homem que nunca passou necessidade na vida não consegue ser mais humano do que uma porta de madeira, ou um sino de metal. Quando olha para o necessitado não vê uma pessoa, vê somente um pobre coitado que precisa de sua pena e ajuda.

A RIQUEZA DOS LÍDERES DE HOJE

Mas o que dizer da riqueza dos líderes de hoje? Você mesmo que o diga o que você acha! 

Você sente que os líderes dessa época, também por causa da sua riqueza, são mais amorosos e atenciosos? Ou por causa delas eles entram para pregar nas igrejas com seguranças e esquemas de privilégios de celebridades? Você tem acesso fácil a eles? Você os vê comendo e bebendo com e na casa de pessoas pobres?

Henri Nouwen no seu livro, O Perfil do Líder Cristão do Século XXI, diz que o verdadeiro líder cristão desse novo século não pode ser rico, senão ele estará desqualificado para a liderança cristã.

Somente quem se conhece pode entender o poder que o dinheiro, o conforto, a comodidade pode trazer para alguém que é chamado como ovelha para o meio de lobos.

E o reino de Deus que é concedido aos pobres não é somente uma mensagem, como Paulo dizia, “é o PODER DE DEUS para salvação de todo aquele que nele crê...”.

O que quero dizer com isso é que os dons de Deus servem como consolo para os pobres.

O rico pode se tratar de um câncer no melhor hospital do país, ou então fazer um tratamento fora, mas o pobre morre no Pronto Socorro. Quem poderá ajudá-lo. Alguém que tenha dom de curar poderá. E não só a ele, mas àqueles que têm dor de dente, diabete, pressão alta.

O poder de Deus é para abençoar quem não tem nenhuma condição. E isso serve como consolo para eles também. Eles recebem o reino de Deus porque seus corações estão quebrantados e acessíveis, e nós lhes damos o reino de Deus através do poder de Deus operando em suas vidas.

Lembre-se que um dom não existe para benefício próprio, é para benefício dos outros. Dons são dados gratuitamente para alguns para abençoar muitos outros. Dons enterrados são uma ofensa para Deus.

Buscai os melhores dons, disse Paulo... há muita necessidade que o reino de Deus deve atender.  Eu falei do dom de curar mas todos eles abençoam as pessoas que não tem recursos para pagar algo que necessitam.

O PECADO DE SODOMA E O CONSELHO AOS EMPRESÁRIOS

 Ezequiel 16:49,50    


Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.


Conquanto todos nós pensemos que o pecado de Sodoma foi o homossexualismo e por isso Deus destruiu Sodoma e Gomorra, isto não é verdade. O que perverteu Sodoma foi a injustiça social, isto é, o orgulho, a abundância de pães e o desprezo dos pobres.

Ter muito não é pecado, errado é ter muito e não dividir. Aliás, porque será que Deus deu tanto pra você enquanto outros têm tão pouco? Será que isso é graça?

Alguns que tocam na igreja compartilham seus dons de graça com todos os irmãos que não sabem tocar. Os irmãos que cantam compartilham seu dom com os outros que não tem voz afinada. Os que pregam compartilham seu dom de oratória com aqueles que querem ouvir. Todos eles compartilham os dons que têm com aqueles que não os tem. E os fazem de graça.

Porque os empresários que receberam dons de fazer negócios, de vender, de comprar, não devem compartilhar seus dons com aqueles que não têm esse tipo de dom?

Lembrando que um dom é um presente, que isso é graça, algo que não mereceu não recebeu.

Em dezembro de 2007 quando Kaká foi eleito como melhor do mundo sobrou uma homenagem para Pelé. O Rei do Futebol levou o prêmio presidencial da Fifa, dado pelo suíço Joseph Blatter, em Zurique.

Ao receber o prêmio, Pelé chora ao lembrar do pai, que lhe disse: "Eu tinha 12 anos, comecei a driblar alguns garotos e tirar sarro deles. Meu pai me chamou e disse: 'jogar futebol foi um presente que Deus te deu, não os provoque. Você não fez nada para receber esse dom'. Ele dizia se você for um bom garoto, treinar bastante, se manter com saúde, ninguém poderá detê-lo".

Será que o empresário não deveria compartilhar desse dom com outros?

Qual é a diferença do dom de cantar e o dom de fazer negócios? Um é espiritual e o outro não é?

Se você consegue ganhar dinheiro com facilidade, tem tino para os negócios, consegue enxergar oportunidades onde ninguém vê, e consegue lucrar com isso, quero te dizer: ISSO DEUS TE DEU PARA COMPARTILHAR COM OUTROS! NÃO É PARA SEU DELEITE! É PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DOS QUE NÃO TEM NADA!

Ah, devo dar dinheiro então? Algum empresário pode me perguntar. Deixa eu te responder com outra pergunta: Qual é o seu dom? Dê para os outros o que você tem, e normalmente não é dinheiro mas a capacidade de ganha-lo.

Tenho orientado empresários que tenham entendido essas coisas, a proporcionarem condições para que sejam criadas cooperativas de produção, empresas comunitárias, associações de trabalhadores, tudo no sentido de viabilizar negócios e geração de renda. Eles se tornam patrocinadores e mentores de novos negócios para que outros ganhem dinheiro.

De graça recebeis, de graça dai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário