segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os Pobres e o Reino de Deus - Os Necessitados - 3


O CHAMADO AOS POBRES

Tiago 2:5-8

"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis."

Tiago nos exorta com relação aos pobres e os ricos novamente. Enquanto todo mundo procura empresários para participarem de suas igrejas visando ampliar a receita e sua influência na sociedade, Deus nos manda a buscar quem mais precisa.

Jesus veio para os pobres, para os injustos, para os doentes, e necessitados

A direção que Deus nos dá é um chamado para os pobres.

Mas como ir aos pobres... com a mensagem da salvação? Primeiramente sim. Pois ao contrário do que se prega ultimamente, nosso reino não é desse mundo, e por isso não buscamos nos realizar nele. Estamos de passagem e aqui é impossível ser feliz aqui, pois como poderíamos ser felizes com tanta dor e necessidade do nosso lado.

A não ser que sejamos totalmente alienados, não existe nada nesse mundo que consiga dar felicidade a alguém.

Não digo que precisamos viver uma vida de tristeza, porque a vida em si já está encarregada de nos apertar e até tirar suor, sangue e lágrimas. Não estou dizendo que não devemos ter uma atitude otimista e nem buscarmos realização nem a felicidade. Podemos buscar... mas não vamos encontrar! NUNCA!

Nosso consolo e esperança é que UM dia Jesus governará este mundo. Aí sim poderemos viver tudo o que Ele planejou pra nós.

E se você passar um período de paz e alegria com a família e com tudo à sua volta dando certo... não precisa ficar culpado. Apenas aproveite... é bondade de Deus! Agora, isso não durará para sempre... e quando terminar não fique amargurado... Você voltou à normalidade!  

Enquanto estivermos aqui... preste atenção nos que estão à sua volta. Há muita necessidade e dor esperando a sua compaixão.

MAS COMO IR AOS POBRES?

1- Com a mensagem da graça de Deus.
Deus se reconciliou com o mundo através de Jesus e todos podem ter paz com Deus. Podemos pregar isso a todos e ajudá-los a conhecer a Deus.

2- Com o poder do Espírito Santo.
Dons espirituais devem ser utilizados não somente nas igrejas, mas principalmente fora delas, minimizando a dor e sofrimento das pessoas. Utilizar os dons de Deus somente dentro das igrejas é uma estratégia maldosa de fazer uma igreja crescer, mas não atende o chamado de Jesus, pois igreja é a reunião dos que foram CHAMADOS PARA FORA. Fora é o nosso chamado... não para dentro.

3- Com recursos e bens que Deus nos dá.
Não somente os empresários, mas qualquer um pode atenuar a dor de outra pessoa com aquilo que você tem. Por isso que o amor às coisas tem mais a ver com egoísmo do que com cuidado e zelo. Construir nossas vidas baseadas no que temos é rumo certo à perdição da nossa alma ainda em vida.

4- Com a nossa vida.
As vezes o que as pessoas precisam não é de dons, nem de coisas, nem de dinheiro... precisam do seu tempo, do seu olhar, do seu toque, do seu ombro... de você! E sabemos como hoje o tempo é algo tão valioso... que até tem ditado pra ele: Tempo é dinheiro! E quando você estiver com alguém que precise de você esteja por inteiro... ouça com atenção... reparta a sua vida com ele!

Amar a Deus e ao Próximo é mais do que dar aos pobres

Embora pareça que o pobre seja o nosso foco, ele não é!

O mais importante é amar ao próximo, isto envolve pessoalidade. Não é ajudar os pobres, como sendo uma classe de gente desfavorecida que você vai mandar um grupo toda semana dar sopa pra eles, ou distribuir cestas básicas. Isso não é ruim... mas tem algo a mais que isso. Devemos até fazer isso, que é como dar esmola, mas tem muito mais na fala de Jesus do que dar algo pra quem tem necessidade e você tem pena dele.

O foco do Evangelho são pessoas que tem nome, família, história. Uma coisa é fazer parte de uma ONG que ajuda crianças. Eu mesmo já fui diretor de uma ONG em minha cidade, mas vi como é apoiar uma causa e não se comprometer com pessoas. Ajudo a causa, pago minha passagem pro céu (como dizem) mas não preciso saber da história das crianças, nem trazê-las para casa, nem adotá-las, nem me envolver com as suas famílias-problema. ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE.

João 12:7,8

"Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes."


Nesse momento Jesus coloca uma situação importante: Pessoalidade.

Quando você ama uma pessoa ela tem nome, família, história, mas quando é uma causa... você não ama... você está envolvido, você estará no máximo comprometido. 

Quando Jesus diz que quando fizéssemos a um dos seus pequeninos, faríamos a ele, isso quer dizer pessoalidade, quer dizer envolvimento.

É o caso do Bom Samaritano mesmo que ainda ele não tivesse conhecido nada sobre aquele homem. Cuidou, sujou suas mãos, carregou no colo, ajudou, e se envolveu - Deixou dinheiro para os seus cuidados e Quando voltasse, se houvesse mais gasto, pagaria.
Jesus mora nas pessoas e não nas coisas.

O sentido do Evangelho em amar ao próximo implica em PESSOALIDADE.

Amar é uma relação entre EU e TU, e não entre EU e ISTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário