sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O Dízimo e a Credibilidade das Igrejas por Roberto Lima - Parte 1


A questão do dízimo para mim é algo já superado e consolidado, mas andei me deparando com vários argumentos e nova idéias em relação ao assunto que gostaria de comentar.

Para mim é claro que o dízimo é coisa do velho testamento pois no novo testamento o mandamento é dar tudo se necessário, e dar com generosidade sempre.

O PROBLEMA DO DINHEIRO

Ao contrário do que se prega atualmente com a Teologia da Prosperidade, os textos bíblicos enfocam mais o problema do dinheiro do que seu acúmulo como benção.

O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. Provérbios 18:23
Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico. Provérbios 28:6
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:21
O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá. Provérbios 22:16
Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.Provérbios 23:4
E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. Gênesis 13:2
O homem rico é sábio aos seus próprios olhos, mas o pobre que é entendido, o examina. Provérbios 28:11
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. Provérbios 22:7
Os bens do rico são a sua cidade forte, a pobreza dos pobres a sua ruína. Provérbios 10:15
E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.Tiago 1:10
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Eclesiastes 5:12
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19:24
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. Mateus 19:23
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,Jeremias 9:23
Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Tiago 1:11
Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos. Jó 34:19
Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas. Provérbios 13:7
Também a questão da divindade atribuída ao dinheiro, Mamom, é muito importante para definir como lidar com o assunto. Se Jesus lidou com o uso do dinheiro como um problema espiritual, cujo ente dominador é Mamom, devemos dar o mesmo valor e a mesma importância.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

Acumular posses, bens e dinheiro é devastador para a personalidade de uma pessoa. Além de sugerir ganância e avareza, essas atitudes demonstram a confiança nas riquezas para se manter bem e garantir o futuro. Essa confiança não é planejamento e sabedoria, é simplesmente falta de fé.

A confiança nas riquezas é a manifestação clara do domínio de Mamon sobre a pessoa.

Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação. Provérbios 18:11

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Marcos 4:19

Os dias maus virão com certeza, mas não é o dinheiro que pode nos dar segurança.

Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas? Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. Salmos 49:5-7

O ALERTA

O que vejo, porém, é que muitos, até eu, que se valendo dessa consciência dão muito menos do que o dízimo.

O problema não é dar 10 ou mais do que 10, o problema é que GASTAMOS DEMAIS. Na verdade o que vejo é que agora temos mais dinheiro para gastar com coisas supérfluas.

Não estamos gastando o dinheiro em ajuda aos necessitados, estamos comprando smarthphones, tabletes, viagens, roupas, calçados, carros etc. 

Tiramos o dinheiro que estava enriquecendo alguns líderes para nos ajudar no nosso consumo.

Tiramos o dinheiro das instituições que estavam administrando de forma errada, para colocar a administração nas nossas mãos.

Entendemos que não precisamos dar 10, mas retemos quase tudo.

O SONHO - VOCÊ PODE VIVER COM MENOS.

Em meados de novembro do ano passado sonhei que estava num restaurante e que comia somente metade, e a outra metade eu levantava, agradecia a Deus por me dar mais do que o necessário e saía e entregava para algum mendigo.

... comida quente e do restaurante... não algo que sobrou em algum lugar e pra não jogar fora vou dar pra alguém.

... a minha metade... não algo que eu não gostaria de comer ou que ficou ruim.

E isso acontecia em todo lugar e em todas as refeições. Preparava a refeição completa mas comia somente a metade e a outra metade eu doava pra quem necessitasse.

E a frase que eu ouvi depois que acordei e que ecoava na minha mente e no meu coração era: VOCÊ PODE VIVER COM MENOS!

As perguntas para pensar são: 

Eu posso viver com bem menos do que eu vivo hoje?

Porquê eu viveria com menos recursos, ou comeria e beberia menos?

Eu viveria bem, mesmo com menos recursos?

Isso faz sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário