domingo, 6 de julho de 2014

DESIGREJADOS por Roberto Lima


Como todos sabem, um movimento que cresce é dos DESIGREJADOS. Hoje já é um grande movimento. Tanto é assim que editoras e livrarias já têm vários espaços para livros sobre esse assunto.

E no mundo é assim: Se tem mercado, se existem clientes, pode virar um bom negócio!

Fora isso temos os blogs, comunidades e sites que crescem todo dia em número dando voz aos profetas, mas também aos frustrados e desiludidos com o sistema religioso vigente, principalmente o evangélico.

ÉFESO

A igreja em Éfeso sempre foi uma igreja vibrante, com fé viva e cheia do poder do Espírito Santo. Vemos isso no livro de Atos onde temos uma grande revolução e uma contra revolução descrita.

De um lado o poder de Deus sendo notório através de milagres e pregações contundentes feitas por Apolo e Paulo levando uma multidão, que tinha livros de bruxaria, a queimá-los em praça pública.

Lembrando que na época não era qualquer um que tinha recursos e condições de ter um livro. O montante queimado foi do valor de 50 mil moedas de prata. Muita gente, muita gente foi tocada pelo poder de Deus.

Daí, o movimento de Demétrio, um ourives que produzia miniaturas de prata do templo de Diana (ou Artêmis) juntou o "sindicato" e vários associados para combater esse movimento que já havia tomado toda a Ásia.

Paulo posteriormente escreve uma boa carta aos efésios. Ao contrário da de Coríntios, que tem admoestações e severos puxões de orelha, esta carta é mais para animar, fortalecer e amadurecer o entendimento dessa igreja.

A oração de Paulo por eles é:
- Sejam fortalecidos pelo Espírito Santo;
- Que Cristo habite pela fé em seus corações;
- Que estejam todos arraigados em amor;
- E que conheçam e compreendam a extensão do amor de Deus.

APOCALIPSE 2

Em Apocalipse 2 é Jesus quem escreve uma carta para essa mesma igreja e ressalta alguns pontos:

1- Vocês não suportam os maus;
2- Denunciam os que se dizem homens de Deus e não são;
3- São perseverantes e sofrem por amor a Deus;
4- Odeiam as obras dos Nicolaítas (que é o sistema religioso que define e separa quem são os homens de Deus (pastor, padre, sacerdote...) dos outros homens (leigos).

Em todos esses pontos Jesus os parabeniza. Esses são pontos positivos onde quer que os encontremos. Porém, Ele dá uma advertência: O que tenho contra vocês é que vocês deixaram o Primeiro Amor.

Penso que isso cai como uma luva para nós, desigrejados, que temos nesse movimento uma identificação forte com a igreja dos Efésios. Veja se não são os pontos positivos que Jesus encontrou nessa igreja, os pontos característicos mais fortes desse movimento?

E será que a advertência de Jesus não seria a mesma para nós?

Nós não somos, na maioria homens maduros na fé que não aceitam qualquer um, ou qualquer coisa que fale em nome de Deus?

Não é uma característica forte nossa combater (não suportar) os que usam o evangelho para barganhas, abusos e interesse próprio?

Além disso, não é fato que odiamos os que se acham alguma coisa e se promovem nas televisões e se dizem bocas de Deus para o mundo e não são?

Mas a advertência de Jesus poderia ser traduzida como, " O que vejo de errado com vocês é que isso me tirou dos seus corações, porque de alguma forma, não é amor a mim que está aí mais".


O que me parece é que essas coisas, a luta pelo certo, pelo justo, pelo honesto, pela ética, parece que abafou o amor por Jesus. Penso que poderíamos manter isso, mas... devemos voltar ao que era antes da desilusão e da frustração e que era algo muito bom.

Aprendemos sim a ser prudentes como as serpentes, mas devemos voltar a ser simples como as pombas.

COMO ACONTECIA COMIGO


Algum tempo atrás vi que estava amargo e tudo o que eu falava eram críticas. Denúncias e mais denúncias. Até que eu ouvi uma palavra do Caio Fábio que redirecionou o meu ministério: Pregue o Evangelho, as boas novas e quando o sistema religioso passar na sua frente, chute! Mas não gaste o seu tempo naquilo que não é Evangelho. Fomos chamados para pregar o Evangelho!


Isso parece muito com o tipo de oração que, ao ser feita, define o seu relacionamento espiritual.

Explico:

Chegou um tempo na minha vida que eu estava tão envolvido em batalha espiritual que não orava mais a Deus, orava contra o diabo. Caracas!! Era o dia inteiro brigando contra o chifrudo.

Antes de sair de casa já o amarrava e o colocava sob os meus pés. paralisava as suas obras naquele dia, na minha vida, nos meus negócios, na minha família... proibia o bicho de e seus auxiliares de mexerem nos meus bens, nas minhas finanças e nos meus relacionamentos... e quando saía de casa e via qualquer indício de obra do diabo já ia amarrando.

Quando entendi a graça de Deus simplesmente o diabo sumiu da minha vida. Completamente!! E aconteceu que o amor de Deus tirou fora todo o medo do meu coração.

Era assim que eu agia:

"Se Deus me deixar sofrer na mão do diabo por causa de algum pecado meu, eu vou ficar sozinho nesta luta. por isso não posso descansar, tenho que lutar todo dia..."


Eu disse que agia assim, porque não era isso que eu pregava. Eu tinha um discurso de vitória e de poder.... Sempre!!

COMO ACONTECE COMIGO

Hoje eu me preocupo com Deus e com meu relacionamento com Ele, e nada mais!

Todo dia, toda hora minhas orações são para Ele, meus pedidos são para Ele, minhas angústias e meus medos estão rendidos a Ele.

Aprendi no passado que o cristão deve aprender a lutar... por isso a batalha espiritual fazia muito sentido pra mim. Hoje aprendi a depender em tudo... tudddooooooo!!

Assumo a minha completa e total incapacidade de fazer qualquer coisa sem Ele... embora muitas vezes tente ainda...

Sei que não posso depender de mim e do que eu faço, nem das minhas orações, nem do meu conhecimento.

Por isso decidi chutar o sistema religioso quando ele passar na minha frente... e chuto sem dó, na cabeça, pra matar. Mas não o procuro. Se sei que está ali, eu vou por aqui. Se sei que está na minha calçada, eu procuro mudar de calçada... Decidi também viver o Evangelho todo dia incorporando amor, compaixão e não julgamento das pessoas. Mas ainda mexe comigo esta advertência de Jesus: Volte ao primeiro amor!!


E agora... sem saber se voltei ou não... somente peço a Ele, de coração e com lágrimas nos olhos:

"Senhor... eu acho que não sei o caminho de volta mais, e o que me pede me é impossível. Não tenho como conseguir atender ao seu chamado, por isso... por favor... me ajude a voltar..."

Postado em 02/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário