terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O CAMINHO DAS SOMBRAS por Roberto Lima



Hoje, voltando de viagem, indo a pé para casa, 3 horas da tarde, com um sol de rachar por volta dos 35 graus e um clima seco irritando as vias aéreas decidi tomar o caminho das sombras.

Decidi voltar da rodoviária para casa usando só o caminho onde houvesse sombras.

No caminho das sombras comprei um sorvete, no caminho das sombras tinha uma farmácia onde comprei um anti-inflamatório e demorei uns 7 minutos a mais pra chegar em casa.

Decidi deixar o caminho habitual, o caminho mais rápido, o caminho mais conhecido por um caminho onde as sombras decidiriam.

DEUS E O CAMINHO DAS SOMBRAS

E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.
Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Números 9:15-16
O caminho das sombras pode não ser também o caminho mais bonito nem o mais fácil. Ele é o caminho da confiança em Deus Salmos 37:5, o caminho de Deus para nós Provérbios 16:9, o caminho que Deus quer nos mostrar 1 Coríntios 12:31.



No deserto Deus deu uma nuvem que pudesse trazer sombra e frescor para todo o povo durante o dia escaldante, e como no deserto o frio toma conta a noite, Deus deu uma coluna de fogo o povo.

A sombra desta nuvem nos ajuda no deserto.

A nuvem representa o Espírito de Deus andando neste mundo e nos dirigindo. Quando estivermos na sua orientação nunca nos faltará sombre e frescor mesmo no deserto.

O povo de Israel obedecia o movimento da nuvem e trilhava o caminho das sombras. Se ela começasse a se mexer, seja em qual fosse a hora do dia, todo o povo obedecia, pois era sinal de caminhar.

Esse processo hoje em dia só pode ser percebido por aqueles que exercem o seu sacerdócio e estão buscando a direção de Deus para suas vidas.

O caminho das sombras existe, e é mais longo muitas vezes, e nos tira do lugar comum nos fazendo andar por caminhos que não conhecemos. Nos tira da zona de conforto e nos põe à prova da obediência. O caminho das sombras pode nos fazer demorar mais pra chegar onde achamos que Deus quer.

A SOMBRA DO ALTÍSSIMO

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91:1

Podemos até pensar que o esconderijo do Altíssimo é como se fosse uma gruta onde nos escondemos. Mas o conceito é muito maior.

O esconderijo do Altíssimo, este lugar de proteção e de segurança é o Senhor Jesus. E como Jesus é uma pessoa, Ele é a nuvem no deserto para o povo de Israel.

Não há proteção, guarda, suprimento, conforto, fora de Jesus. E somente quando andamos com Ele, por isso a figura da sombra de uma pessoa que somente estando perto você consegue ficar debaixo dela, podemos descansar na sombra do Onipotente.

E o segredo é esse: Você nunca descansará na sombra de Jesus ficando parado no seu lugar. Você deve ver onde Ele está indo e SEGUI-LO!

Por isso volto no tema do SACERDÓCIO DE TODOS OS CRISTÃOS.

O reino de Deus e a vida cristã estão firmadas no fundamento do exercício do sacerdócio de cada cristão.

HOMEM, MARIDO E SACERDOTE

As mulheres são sacerdotes assim como os homens. Porém, principalmente os homens casados tem um DUPLO SACERDÓCIO, o de CHAMADO e o de FUNÇÃO.

Na família, o dever é do marido assumir a responsabilidade de OUVIR de DEUS e SABER a SUA VONTADE e dar o DIRECIONAMENTO para a família.

Eu sei que as mulheres estão dominando todos os cargos e profissões no mundo. E também sei que a capacidade de gerenciamento múltiplo existe nato numa mulher e não num homem. Por isso o destaque das mulheres no mundo corporativo atual.

Mas no reino de Deus é diferente. O homem deve ouvir a VOZ de Deus e DAR uma direção para a família.

Isso NÃO MUDOU e NÃO MUDARÁ.

NÃO há desvio, NÃO há atalho, NÃO há desculpa. TODOS OS HOMENS devem buscar a Deus e a Sua direção.

Homens, maridos e pai que não tem a direção de Deus tornam a vida familiar um inferno, como um deserto, quente demais durante o dia e frio demais durante a noite.

HOMEM: Exercer o sacerdócio é a única coisa realmente boa e pura que pode deixar como legado para seus filhos, tudo o mais é como palha seca, sem valor para a eternidade.

HOMEM: Se o seu tempo é voltado somente para ganhar dinheiro e diversão... VOCÊ É UM BANANA!!! O seu interior vai ser devorado por Mamom e vai deixar somente cascas como legado da sua vida.

Buscar somente o caminho mais fácil, mais conhecido, mais atraente, mais rápido é escolher seu próprio caminho ao invés de confiar no caminho que Deus está escolhendo para você.

E aí temos um alerta: 
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12

Por isso o chamado do DISCIPULADO hoje se faz necessário GRITARMOS para que acordemos:

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23
Deixe cada um o seu caminho, arrependam-se de buscar a viver a vida sem a DIREÇÃO DE DEUS.

E dia a dia tome a sua cruz, isto é, veja onde Ele está indo e SIGA-O!

Nenhum comentário:

Postar um comentário