segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Jogo Político e o Reino de Deus por Roberto Lima



Acabamos de passar pelo primeiro turno das eleições para presidente e a presidente Dilma e o ex-governador Aécio Neves estão no segundo turno.

A Senadora Marina Silva começou a disputa, depois da morte de Eduardo Campos, com vantagem e depois caiu fora da disputa.

O bombardeio e os ataques com relação a sua competência, idoneidade, caráter e plano de governo foram atacados e achincalhados.

A tentativa de destruir a imagem de Marina deu certo. As mentiras, as calúnias fazem parte do jogo político.

Mas todo jogo tem seu lado mentiroso. Todo jogo tenta fazer algo para ludibriar o seu adversário.

Nos jogos com bola ameaçamos jogar a bola para um lado e jogamos para o outro, nos jogos de tabuleiro tentamos fazer jogadas para cercar ou ganhar do inimigo com estratégias de guerra e de malogro.

Todo jogo tem sua mentira. Todo jogo tenta enganar o oponente. Todo jogo tenta acabar com seu adversário.

O CASAMENTO

Quando levamos o casamento com essa ideia de ganhar o jogo a mentira e o engano vão ser as armas principais. Num conflito onde os dois querem ganhar, não faltarão as diversas formas para desestabilizar o seu adversário/cônjuge.

Falar do passado, das mágoas, das traições, dos erros, das gafes são as mais comuns armas para diminuir ou desacreditar o seu adversário.

O TRABALHO

Falar mal do outro funcionário ou do encarregado para pegar o lugar dele, ou fazer um marketing pessoal mais acirrado para garantir uma promoção, ou jogar alguma culpa nos liderados visando garantir que os problemas não caiam na sua conta, são antigas armas das relações de trabalho.

NA IGREJA

Torcer para os líderes caírem nalgum pecado, ou ficar fazendo fofocas dos líderes para sobrar alguma coisa para si, é o jogo mais comum que vejo para buscar subir em algum degrau eclesiástico.

NO REINO DE DEUS

Agora, depois de jogarmos tanto, chegamos no reino de Deus e tentamos jogar também.

Tentamos barganhar com Deus as bênçãos por atos devocionais e caridosos. Tentamos nos convencer de que a aprovação na igreja local é aprovação de Deus. Tentamos mostrar pra Deus o quanto somos importantes para Ele e o quanto Ele precisa de nós.

Mas com Jesus o jogo acaba.

Ninguém mais deve se utilizar dos mecanismos dos jogos no reino de Deus.

Aliás, ninguém entra no reino de Deus para Ganhar e sim para Perder. Por isso as regras dos jogos não valem aqui.

Aí entra a loucura da Palavra de Deus que salva quem não merece, santifica o pecador, e dá poder para qualquer pessoa.

Aí entram as armas de Deus que são poderosas para destruir sofismas e levar cativo todo entendimento ao Senhor, e que começa com a oração.

A ORAÇÃO

A oração é arma do fraco, é a arma do que não consegue, é a arma do incapaz. Porque se você consegue resolver um problema você vai lá e resolve, mas se você acha que o problema é muito acima da sua capacidade então você ORA.

Orar é assumir que a situação está acima da sua alçada de atuação. 

Orar é assumir que você chegou no limite da sua força e competência e pediu ajuda. 

Orar é apelar.

Orar é depender da ajuda de Deus.

DONS ESPIRITUAIS

A maioria dos cristãos vivem uma vida sem a experiência nem utilização dos dons espirituais. Daí temos que conviver com dinâmicas, terapias, pensamento positivo, palestras de motivação, cursos, psicologia, psicanálise, etc, etc, etc.

Nada do que eu disse anteriormente é uma coisa ruim, e podemos fazer uso delas quando nos faltar as armas que Deus nos disponibilizou.

O problema é que NÃO BUSCAMOS MAIS OS DONS ESPIRITUAIS. Aquilo que era para servir somente como um quebra galho virou PADRÃO, se consolidou como prática dentro do convívio dos irmãos.

Os dons espirituais são ferramentas dadas por Deus para exercício do SACERDÓCIO DE TODOS OS CRISTÃOS. Sem essas ferramentas nosso sacerdócio é enfraquecido, não conseguimos alcançar os confins da terra nem atingir os corações mais duros.

Tudo o que uma pregação pode fazer não se compara com uma cura, ou uma palavra de ciência, ou uma profecia.

Paulo diz que quando um não crente entra na igreja e ele ouve as profecias o coração dele é revelado e todas as suas defesas caem por terra.

Paulo na sua primeira viagem quase não teve nenhum resultado, mas na sua segunda viagem ele abala o mundo com curas, sinais e prodígios.

EVANGELISMO, PASTOREAMENTO E DISCIPULADO

Dos três o mais negligenciado é o DISCIPULADO.

Ora, foi JESUS quem mandou fazer discípulos. Se você não faz discípulos, e não ensina os outros a fazer o que Jesus fez e ensinou, então você não está exercendo o seu sacerdócio com eficácia.

O sacerdócio de todos os cristãos é para ser MULTIPLICADO através do discipulado.

Da mesma forma como lidamos com os dons espirituais lidamos com o discipulado. Utilizamos outras formas de ensinar e damos a isso o nome de discipulado.

OUVIR UMA PREGAÇÃO NO DOMINGO A NOITE não é discipulado.

CUIDAR DE PESSOAS OU PASTOREAMENTO não é discipulado.

ENSINAR NUMA CLASSE BÍBLICA OU DE LÍDERES não é discipulado.

DAR CURSOS não é discipulado.

DISCIPULADO tem um objetivo claro e tem uma forma definida. 

O Objetivo do discipulado é fazer uma pessoa seguidora de Jesus, que faça as obras que Jesus fez (por isso os dons).

A forma é a transferência de vida, é a convivência, é a transferência de dons, é ensinar os caminhos das pedras, é ajudar o discípulo a ouvir tanto Jesus que não precise mais ouvir você.

Quando isso acontecer acabou a nossa parte, ele poderá exercer o seu sacerdócio e fazer discípulos também e fazer a obra de Jesus na terra.

Enquanto a nossa vida se vai com tarefas interessantes, boas ações e estratégias humanas, o Reino de Deus fica de lado porque decidimos usar nosso conhecimento, nossas forças, nossa competência, nossos caminhos.

UMA PERGUNTA: 
Se não utilizamos as ferramentas de Deus, nem a forma que Jesus ensinou, e não buscamos atingir o objetivo que Ele definiu, será que estamos tentando edificar que tipo de Reino: O DE DEUS OU O NOSSO?

UMA ADVERTÊNCIA:
A nossa vida é muito breve e todo mundo, mais cedo ou mais tarde cairá na mesma conclusão de Salomão: VAIDADE, TUDO É VAIDADE!

A vida de todos nós é uma correria desatada para GANHAR DINHEIRO, PAGAR CONTAS e ADQUIRIR BENS. Para isso usamos cada vez mais o nosso tempo.

Daqui  a pouco você poderá falar a mesma coisa que Jacó disse ao Faraó: Meus dias são longos e maus.

NADA do que você fizer aqui é tão importante como EXERCER O SEU SACERDÓCIO.

Para isso fomos chamados das trevas para sua maravilhosa luz.

Ser sacerdote é utilizar os dons de Deus para fazer as obras de Jesus ensinando outras pessoas através do discipulado a exercerem o seu sacerdócio.

FAÇA A OBRA DE DEUS DO JEITO DE DEUS... 

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário