segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Maior mandamento e a Maior pergunta por Roberto Lima


O JOVEM RICO

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
Lucas 18:18-23


1- Parece que colocar os mandamentos foi só uma isca para pescar o peixe. O orgulho de responder positivamente a uma pergunta do Mestre só pode envaidecer. Mas, e se a resposta fosse só isso? E se aquilo que você já fez toda a vida já fosse a resposta da sua angústia mais sufocante? Se a angústia permanece, então a resposta ainda não foi dada.

Muitas vezes as angústias aparecem no nosso coração e as respostas que as pessoas dão NÃO RESPONDEM essa pergunta. NÃO ACABAM com o grito de dor. NÃO AMENIZAM A ANGÚSTIA. NÃO TRAZEM PAZ  ao coração.

E as perguntas mais importantes estão sem respostas na maioria da boca dos sábios e entendidos da nossa época.

Se os dois maiores mandamentos, e dos quais se resume toda a lei é: Amar a Deus e ao próximo, logo a pergunta que se segue é a MAIOR de todas: 

Como eu faço para ter amor a Deus?

A segunda pergunta, semelhante a essa é:

Como eu faço para AUMENTAR  o meu amor a Deus?

E os sábios desse tempo estão ficando só na isca, nunca na resposta verdadeira:
- Busque a Deus...
- Busque intimidade com Deus...
- Se arrependa dos seus pecados...
- Tenha um devocional todo dia..
- Não deixe de ir à igreja...

E se a resposta for:
- Isso eu tenho feito tudo isso!

A resposta que eu já ouvi é: 
- Então continue fazendo e Deus vai te honrar!!

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

A prova de que amamos a Deus é a guarda dos seus mandamentos.

A pergunta de isca é se você tem guardado os mandamentos dele. E a resposta deve ser positiva na sua totalidade para voltarmos para a primeira. Deve haver verdade latente e absoluta para esta resposta.

Porém, depois desta, a pergunta principal está na afirmação do início da frase:

Você me ama Pedro?

Você me ama mesmo?

Você tem certeza que o que você sente é amor a Deus?

...

...

Sempre podemos voltar à pergunta principal e a maior de todas:

Como eu faço para ter amor a Deus?

E à segunda pergunta, semelhante a essa:

Como eu faço para AUMENTAR  o meu amor a Deus?

E se você não tem essa angústia também não precisa dessa resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário