quarta-feira, 11 de maio de 2016

A Morte por Roberto Lima



Jesus venceu a morte. Após a morte estaremos com Ele. Nosso destino eterno é depois da morte com Ele. Ele é o nosso Amado. Tudo isso é verdade... mas por que temos medo da morte? Por que temos insegurança quanto ao nosso destino?

São várias as respostas, são várias as causas que vão desde a não acreditar no amor de Deus, nem no seu poder, nem em nosso destino eterno. Todas essas dúvidas nos afastam de Deuse da paz que Ele nos dá.

Pois o amor lança fora todo o medo.

Quando vejo a Igreja Perseguida, ou seja, os irmãos no mundo que sofrem perseguição e morrem somente por crer em Jesus, parecem ter algumas características em comum:

  • São pobres.
  • São perseguidos de todas as maneiras: Social, política e economicamente.
Que amor podem ter eles pelo país que os maltrata, os persegue, os humilha e os deixa inseguros? Isso os deixa livres não somente para ama a pátria celeste como não ter nenhuma expectativa quanto a essa vida.

Que dizer dos irmãos do Haiti que tem 4 refeições SEMANAIS? Sim, 4 refeições por semana! Não estou dizendo que falta emprego, que a economia está ruim, que falta trabalho e o desemprego está alto... Não, nada disso. Lá não tem indústria, não tem comércio, não tem emprego, não tem energia elétrica. E isso é pouco ainda... eles não tem comida e nem água!

Os seus cultos giram em torno de 4 a 6 horas onde é impossível não sentir a presença de Deus no ambiente.

A verdade é que eles não tem nada a fazer e o melhor do dia ou da semana é o culto. Essa é a maior festa.

Dos pobres é o reino de Deus.

Mas nós temos TV a cabo, Internet, Clube, praças, shoppings, praias, cinemas, jogos, etc etc etc... e nossos cultos vivem de atrações e convidados. Falta comunhão, falta presença de Deus, falta comunidade adoradora.

Estamos no culto pensando no que vamos comer depois do culto.

Estamos somente de corpo presente, ausentes de alma (e o que é um corpo sem alma? Um morto).

E o que dizer da corrida tresloucada dos nossos empregos? Se num mês estamos desempregados por causa da crise, e ficamos desesperados pelas contas a pagar e falta de vagas no mercado de trabalho... por outro lado quando arrumamos um emprego (e graças a deus por isso), não temos tempo pra mais nada porque temos que segurar com unhas e dentes esta oportunidade. daí perdemos relacionamentos, comunhão, tempo com a família.

Somos os neoescravos, vendemos nosso tempo para nossos patrões.

E o que podemos esperar da classe política do nosso país? Que expectativa pode gerar em nós quanto ao futuro justo em nossa nação?

E o que dizer de nossos próprios sonhos e desejos que na maioria das vezes são egoístas e umbigocentrados que nos levam somente a ter, ter, ter, numa caminhada para a obesidade mórbida da alma?

Em tudo isso o grande sábio e rei Salomão disse: Vaidade! Tudo é vaidade! e isso dizendo ele sintetiza a vida humana.

Mas, voltando ao fim, e a morte?

Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.

Embora muitas religiões tratem a morte como uma passagem, e ela é mesmo, ela nos foi dada como elemento fundamental para tratar com o nosso pecado. Morremos para o pecado (com a morte isso é literal) e vivemos para Deus.

Sepultados seremos e a com a morte o pecado não terá mais domínio sobre nós. Nenhum domínio. Com a morte cessa o senhorio (literal) do pecado em nossas vidas.

Sabemos que, juridicamente Jesus já acabou com este senhorio do pecado em nós, por isso embora vivamos com pecados, ele não pode mais definir o nosso destino, mas enquanto somos humanos ele contamina todas as nossas ações e atitudes. 

O objetivo do pecado é nos manter na CULPA E NO MEDO.

Mas quando a MAGIA PROFUNDA se completa, como diz o Leão Aslan no filme As Crônicas de Nárnia, o poder da morte se desfaz, e a realidade do amor de Deus suplanta todo medo.

Pois o amor lança fora todo medo.

Por isso Paulo fala de modo simples o segredo para viver em paz nessa vida ilusória e atribulada:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7

Olha como a solução dessa vida se resume ao remédio dos fracos: Oração Grata. Não só orar, mas orar com gratidão. Não só falar dos seus problemas mas falar dos problemas antevendo como Deus está tratando e nos dando muito mais do que merecemos e precisamos.

A gratidão não vem de palavras de agradecimento, vem da consciência de que NÃO MEREÇO o que me é dado. Enquanto eu achar que Deus é obrigado a me abençoar nunca terei coração grato. Enquanto acreditar que fazendo algumas coisa Deus é obrigado a me dar outras, nunca conseguirei descanso para minha alma no meio da tribulação. Sempre estarei buscando ser e ter o melhor deste mundo. E se é assim, EU NÃO POSSO MORRER!

A morte é a derrota e desespero daqueles que fazem dessa vida sua eternidade.

A MORTE

Eu sei que é loucura querer ir pra lá,
Ninguém em sã consciência quer ir pra lá,
Mas quem já se desiludiu com o que está aqui
E sabe o que o espera chegar

Não tem medo, não tem temor
O dia que chegará, para ele já chegou.
O amor envolveu e tudo esclarecido está
Não h[á insegurança de ir nem de ficar.

Somente reina a paz de ser amado
E de que tudo está nas mãos do amor
que tudo pode, tudo crê, tudo suporta,
mesmo a dor da perda não importa
Estou indo pra casa: "Papai aqui estou!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário