sábado, 17 de outubro de 2009

Igreja nas Casas - Uma alternativa? parte 2


Vamos ver o quadro completo da igreja local no Novo Testamento. Já vimos que a igreja em Jerusalém se reunia nas casas e no pátio do Templo. Jerusalém tinha a igreja da cidade e as igrejas nas casas. Paulo escreveu uma carta à igreja da cidade em Laodicéia, mas também enviou saudações à igreja na casa de Ninfa em Laodicéia. As duas realidades existiam em Laodicéia também. Eu acredito que a igreja primitiva tenha existido nessas duas realidades em todas as cidades onde pessoas creram.

Richard Longenecker escreveu, “Paulo parece ter visto todas as congregações, em qualquer tempo e em qualquer localidade, como uma personificação da igreja universal – isso é, ter visto cada congregação como a igreja de Deus.” Por exemplo, em Atos Capítulo 14 os missionários voltaram a Antioquia e reuniram a igreja. Por que eles não esperaram até domingo para “o culto” da igreja da cidade? Porque, normalmente os crentes em Antioquia se reuniam nos grupos pequenos nas casas. A reunião de todos os crentes, a igreja da cidade, talvez não ocorria todos os domingos. Em vez de esperar para a próxima reunião de todas as igrejas nas casas (a igreja da cidade), eles reuniram todo o grupo na hora para contarem tudo que Deus tinha feito na sua viagem missionária aos gentios.

A igreja da cidade de Jerusalém se reunia no pátio do Templo todos os dias pois esse prédio estava disponível aos crentes, especialmente os crentes que se convertiam ao Judaísmo. O prédio do Templo não pertencia à igreja em Jerusalém, mas estava disponível a ela. A igreja em Jerusalém não tinha seu próprio prédio. É engraçado pensar que a igreja em Jerusalém coletou algumas ofertas para comprar o Templo em que se reuniam. Os crentes em Jerusalém não compraram o Templo, mas eles usavam o pátio do Templo para se reunirem. Ao voltar ao assunto da igreja em Antioquia, vamos pensar em prédios. Não há indicações na Bíblia de que a igreja em Antioquia tivesse seu próprio prédio. Também, não tinha um Templo onde se reunir. Eles não tinham onde se reunirem todos juntos regularmente. Então, as reuniões deles como a igreja da cidade não eram diariamente (como a igreja da cidade em Jerusalém), e, provavelmente, eles não se reuniam como a igreja da cidade semanalmente. Essa é a situação nas localidades do mundo onde as igrejas em casas têm uma celebração como a igreja da cidade ou região uma vez por mês, ou com menos freqüência. Parece que essa era a situação em Antioquia também.

É perigoso negar a verdade das duas realidades da igreja local. Em Atos capítulo 5.12-14, lemos que ninguém mais se juntou com os discípulos no Templo, mas a igreja crescia todos os dias.

Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão. Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito. Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados (NVI).

Alguns teólogos liberais disseram que a Bíblia se contradisse nesse texto. Eles não consideraram as duas realidades da igreja local. O sentido desse texto é assim: ninguém mais juntou com a igreja no Templo (a igreja da cidade), mas as igrejas nas casas cresciam todos os dias. As duas realidades da igreja local devem ser entendidas para não darmos nenhuma oportunidade para ninguém nos induzir ao erro em relação ao que significa ser a igreja hoje em dia.

É possível que já tenhamos sido induzidos pelas nossas tradições ao que significa ser a igreja local hoje em dia. Muitas pessoas, especialmente pastores e até teólogos, acreditam que uma igreja precisa ter um prédio para ser uma igreja verdadeira. Poucos pastores aceitam que a igreja numa casa é uma igreja verdadeira.

Entretanto, para uma igreja ter seu próprio prédio é uma idéia que vem de fora do Novo Testamento. De acordo com nossas tradições, quase todas as nossas igrejas têm seu próprio prédio ou planejam construir seu próprio prédio. Por isso, presumimos que é necessário ter um prédio para ser uma igreja verdadeira. Temos que buscar no Novo Testamento a fim de determinar se uma igreja precisa ter um prédio. Na verdade, não há nenhuma igreja no Novo Testamento que tem seu próprio prédio. De fato, todas as igrejas mencionadas no Novo Testamento se reuniam nas casas dos crentes. Às vezes, todos os crentes numa cidade se reuniam como a igreja da cidade, mas sem seu próprio lugar.

Mesmo que a Bíblia ensine que um grupo pequeno de crentes se reunindo numa casa é uma igreja verdadeira e completa, muitos pastores e teólogos não aceitam isso. A maioria dos pastores ensinam que não se pode ter igrejas em casas, alguns até condenam igrejas em casas. Qualquer pessoa que negue a validade de ter igrejas em casas hoje em dia deve negar a validade de ter igrejas em casas no Novo Testamento. Nisso, eles ignoram a realidade da igreja local no Novo Testamento na única forma que sabemos que existia. Eles preferem importar as formas das igrejas de hoje no contexto do Novo Testamento. Desta maneira eles deturpam a Bíblia, negando o que a Bíblia ensina e dando preferência a suas próprias tradições. Se nós somos honestos na leitura da Bíblia devemos reconhecer que grupos pequenos de crentes se reunindo nas casas não eram considerados células de uma igreja mãe, mas eram, de fato, considerados como igrejas verdadeiras e completas. Quando lemos a Bíblia honestamente, também devemos aceitar que grupos pequenos de crentes se reunindo em casas hoje são, de fato, igrejas verdadeiras e completas, e não são dependentes de uma igreja mãe para sua existência, validade, ou identidade.

Se alguém quiser negar a validade da igreja em casa nos nossos dias, terá que provar isso através do Novo Testamento. O Novo Testamento claramente ensina a validade de ter igrejas em casa. A responsabilidade de provar o caso contrário é de quem quer negar a igreja em casa. E, deve ser provado através da Bíblia. Qualquer pessoa que use outra coisa que não seja a Bíblia para tentar negar a validade de um ensinamento da Bíblia age perigosamente. De fato, se a Bíblia ensina algo claramente, é perigoso tentar negá-lo. O leitor deveria tomar cuidado com qualquer pessoa, um pastor ou até um teólogo, que tente invalidar o que a Bíblia ensina claramente.

Antes de terminar esse assunto, vamos ver duas vantagens de ter as igrejas se reunindo em casas hoje. Primeiro, terreno e construção são negócios caros hoje em dia.

Dr. Wade Akins escreveu, “Usando os lares, a igreja pode crescer sem precisar alugar um imóvel ou ter a preocupação de construir ou comprar um prédio.”iv Simplesmente, custa menos ter uma igreja em casa. Também, em vez de nos preocuparmos em construir um prédio e perdermos tanto tempo com a construção, podemos focar nosso tempo, dinheiro, e nossa energia em espalhar o evangelho e ajudar os necessitados. Segundo, a igreja em casa é mais natural, mais confortável, e mais íntima para todos que participam, e mais “de graça recebestes, de graça daí” Mat 10:8.

A experiência indica que quando a igreja se encontra em seu ambiente natural, onde os incrédulos possam participar sem se sentirem ameaçados, conversões se multiplicam mais rápido. Usando também esse método, o evangelho poderá penetrar mais facilmente nos bairros e cidades.”v Este fato está sendo provado no mundo inteiro em nossa geração.

Através do uso de igrejas nas casas dos crentes podemos expandir o Reino de Jesus mais eficientemente. Isso não deveria nos surpreender, pois foi dessa maneira que a igreja primitiva se espalhou através do Império Romano. E, é a maneira como a igrejaestá se espalhando em muitos países, e entre muitos povos, hoje em dia.

Retirado do blog: http://modelooriginaldeigreja.blogspot.com/

2 comentários:

  1. O Problema não está no local ( Jesus disse, nem no templo nem no monte mas em espírito e em verdade ) mas na impessoalidade deste ajuntamento.
    Não creio que uma grande igreja seja o local ideal para praticar o sacerdócio de todos os crentes, mas por este país afora há milhares de pequenas congregações que os crentes realmente cumprem este ensino, pois todos os crentes participam da vida da igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente o texto citado (João 4) a samaritana atribuia o "culto" a um local; templos ajudam a produzir uma mentalidade de "culto" diassociada do viver diário

      Excluir