domingo, 20 de dezembro de 2009

O TEMOR DO SENHOR por Roberto Lima - 1


Temos vários bordões que na realidade não são verdadeiros. Um deles é que se Deus mandou, por exemplo, Ele vai dar poder para realizarmos.

Exemplificando o que quero dizer, vejamos os 10 mandamentos, que NÃO são coisas que Deus queria que fizéssemos, mas, ao contrário, que nos mostrasse nossa TOTAL INCAPACIDADE de cumprí-los.

Não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não farás para ti imagem de escultura, não cobiçarás... etc.

Cada mandamento desse é negativo e exige uma NÃO AÇÃO, isto é, seria somente deixarmos de fazer as coisas que estaríamos bem com Deus.

Como se dizia a alguns anos atrás querendo se falar de um crente: Crente não pode matar, roubar e adulterar. Ah, e nem mentir, nem beber, nem fumar, nem falar palavrão. Ih, me esqueci, nem ouvir música do mundo (embora todo mundo leia livro do mundo, jornal do mundo, revista do mundo, assista filme do mundo, novela do mundo, jogue game do mundo, etc, etc, etc... tudo hipocrisia).

E sempre foi assim, crente era o cara que nunca fazia coisa errada, e se fizesse o pessoal falava: Mas você não é crente?

E isso não terminava aí. Nós, os crentes tínhamos nessas coisas o nosso diferencial dos ímpios, ou seja, daqueles que não eram crentes das nossas religiões.

E mais, isso era como a gente julgava o outro irmão crente ou as outras igrejas. Dizíamos: Ele não é crente porque ele fuma... ou ... porque ele bebe... e até... porque ele joga bola.

E tudo isso aumentava o nosso inferno interior e afastava o temor do Senhor do nosso coração.

Porque simplesmente nós não cumpríamos os mandamentos, mas tinha que PARECER que cumpríamos.

Quando Jesus veio ele pegou tudo aquilo que era somente negativo e exterior e jogou tudo para o interior e coração do homem. O que isso quer dizer? FERROU TUDO.

Se, antes de Jesus, poderíamos manter uma aparência de santidade NÃO FAZENDO coisas erradas, agora é impossível, porque ele disse que o adultério acontece antes do ato, bem como o roubo e o assassinato etc.

Você entendeu o que eu disse? Antes de Jesus... porque depois dele tudo começa no coração, inclusive o pecado. Mas a forma como levei, e levamos a vida de crentes, é como se Jesus nunca tivesse vindo ao mundo e falado sobre isso. Ignoramos totalmente seus ensinamentos e explicações e ficamos na mente somente com o que pode e não se pode fazer.

Ficamos somente com a aparência, com a máscara, com a performance e ela nos condena mais do que qualquer outro pecado, porque isso nos afasta de Deus.

Quanto mais hipocrisia, arrogância e orgulho espiritual, mais afastados de Deus estaremos, mesmo que estejamos todo dia numa igreja.


O TEMOR DO SENHOR


Provérbios 8:13 - "O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio".

O temor do Senhor não é ter medo de ser castigado por Deus, de ser condenado por Ele. Temor do Senhor está em você odiar o que Deus odeia.

Porque enfatizo a questão do orgulho espiritual? Primeiro porque NINGUÉM pode se chegar a Deus achando que tem feito algo bom, algo digno, algo que mereça sua salvação ou as bênçãos de Deus.

Até o ato mais sincero está cheio de maldade e corrupção. Ninguém pode dizer que uma boa ação feita, primeiro tenha realmente sido uma boa ação e, segundo, tenha sido feita por motivo correto.

Porque digo isto? Porque muitas vezes fazemos uma boa ação, por exemplo, dar esmola para um pobre, que realmente é algo bom para se fazer, mas ele vai e compra cola, ou uma droga. Sua boa ação está gerando dependência e fomentando a miséria. A sua boa ação não foi uma boa ação. Foi uma ação inconsequente, até irresponsável.

Trabalho com entidades sociais há 20 anos e sei como é isso.

É como você dar uma carona para um marido chegar em casa rápido e ele entra em casa e mata a esposa.

Às vezes até uma ação que para você não é uma boa ação, é realmente uma ação de bondade e a pessoa estava precisando disso.

Segundo, boa parte das boas ações que fazemos serve para fazermos propaganda da nossa bondade e amenizarmos o nosso sentimento de culpa e frustração.

Não é por amor ao próximo, é por nossa causa que fazemos algumas boas ações.

Em tudo isso não digo que não devemos fazer boas ações mesmo que tenhamos nossas distorções, mas não podemos fazer nos enganando achando que por isso somos melhores do que os outros, ou saindo pregando que todos sigam o seu exemplo.. Ah, e esmola é uma coisa que Jesus disse que NINGUÉM deveria saber que fizemos... NINGUÉM!

Aliás, você sabe quais são as 3 coisas que Jesus disse que se você fizesse ninguém deveria ficar sabendo?? Sabe??

Jejuar, dar esmola e orar.

É só ler o evangelho.

Porque dessas disciplinas espirituais vem nosso orgulho espiritual, e isso Deus odeia.

Vou dizer mais... Veja como Jesus aplicava em sua própria vida o temor do Senhor. Vamos ver como é que Jesus vivia essa palavra... e o que Ele suportava e o que Ele odiava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário